sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

AQUARELA DO BRASIL - cantam Roberto Carlos e Martinho da Vila




Um show de interpretação de Roberto Carlos e Martinho da Vila cantando O SAMBÃO do saudoso mineiro de Ubá - ARY BARROSO - AQUARELA DO BRASIL.

Rivaldo critica elenco do Mogi e coloca presidência à disposição


Após ver de longe o sétimo jogo consecutivo do Mogi Mirim sem vitória, na derrota por 2 a 0 para a Portuguesa dentro de casa nesta quarta-feira, o meia Rivaldo parece ter chegado ao seu limite na presidência do clube do interior. Em desabafo divulgado por sua assessoria de imprensa, o pentacampeão dispara contra o elenco e contra a torcida, e coloca o cargo de mandatário à disposição de qualquer um.

"Estou muito triste com o que está acontecendo com o Mogi Mirim. Os jogadores precisam valorizar a camisa que estão vestindo e querer vencer na vida. O jogador para vencer na vida tem que ter ambição, pensar grande, dar tudo para sair do Mogi e chegar longe, assim como aconteceu comigo", reclamou o jogador Bunyodkor, do Uzbequistão, relembrando sua experiência com o Carrossel Caipira, quando despontou para o futebol.

Revelando perder várias noites de sono para acompanhar o time que comanda, o jogador reclamou da ambição dos jogadores do Sapão por renovação e acerto de salários. "O melhor empresário para vocês sou eu, destaque dentro de campo que lhes coloco em grandes clubes que tenho as portas abertas", garantiu Rivaldo. Ele pediu que os atletas se espelhem em Keirrison, que está em grande fase no Palmeiras.

Em sua primeira experiência como dirigente, Rivaldo se uniu ao ex-companheiros de Palmeiras Cléber e César Sampaio e formou um elenco para a disputa do Campeonato Paulista que tem como destaque o meia Giovanni, ex-Santos. Não deu certo e, depois de demitir o técnico Gelson Silva, nem Paulo Campos está conseguindo salvar o time. É o atual vice-lanterna do Estadual.

"Na minha época os jogadores não tinham os salários que são pagos hoje e muito menos havia bichos como os que estou oferecendo aos jogadores", disparou o presidente, antes de nova crítica direta ao elenco: "posso garantir que, se estivesse no Mogi, com os meus 36 anos, ainda seria capaz de fazer gols e muita coisa no campeonato. Não deixaria que toda essa situação estivesse acontecendo".

Garantindo que não falta empenho de sua parte, Rivaldo ainda se mostrou envergonhado com a atual situação da equipe, já que tem propriedades na cidade, local onde vivem seus filhos. Assim, diante das críticas ferrenhas enfrentadas pela torcida do Sapão, o ex-jogador do Barcelona e Milan "lavou as mãos" e colocou à disposição o seu cargo no clube.

"Aos torcedores que ficam apenas criticando e dizendo que todos devem deixar o Mogi, referindo-se à diretoria, estou colocando à disposição a presidência para quem quiser assumir. Seja quem for, torcedores, investidores, repórteres, enfim, quem tiver interesse pode se dirigir ao escritório do Wilson (Bonetti, vice-presidente) e negociar a transição do Mogi", garantiu.

O jogador ainda avisou que, se não houver propostas pelo time mogiano, continuará exercendo a função em qualquer divisão que este vá disputar. Os jogadores terão junto do técnico Paulo Campos a oportunidade para diminuiu a crise no próximo domingo, quando o Sapão vai a Campinas enfrentar a Ponte Preta, às 16 horas (de Brasília).

Confira os principais trechos do desabafo de Rivaldo

"Estou muito triste com o que está acontecendo com o Mogi Mirim. Os jogadores precisam valorizar a camisa que estão vestindo e querer vencer na vida. O jogador para vencer na vida tem que ter ambição, pensar grande, dar tudo para sair do Mogi e chegar longe, assim como aconteceu comigo. E se eu consegui, todos vocês também podem.

Como exemplo recente, temos o jovem centroavante do Palmeiras, Keirrison, além de outros mais, que vêm se destacando porque têm vontade de vencer na vida e na profissão.

Jogadores não têm que ficar se preocupando com luvas e mandando falar com seu empresário para renovação, pois o melhor empresário para vocês sou eu, destaque dentro de campo que lhes coloco em grandes clubes que tenho as portas abertas. Ficar pulando de time pequeno em time pequeno não adianta. Lute dentro de campo e demonstre vontade e talento que coloco o jogador em times grandes.

Como jogador nunca perdi sete jogos dentro de um campeonato na situação que o Mogi está perdendo. Não podemos deixar o jogador do time adversário tirar o pão da nossa boca, da nossa família e de nossos filhos.

Dentro de campo precisamos dar o sangue e nos matarmos se for preciso. Estou envergonhado e perdendo várias noites de sono do outro lado do mundo para acompanhar o meu time e não estou vendo resultado.

Jamais imaginei que um dia passaria por uma situação como a que está ocorrendo com o Mogi Mirim. Quase passei fome em minha vida e não consigo imaginar que alguém aceite esta situação.

Quando tive a oportunidade de sair de Recife e vir disputar um Campeonato Paulista, eu sabia que tinha que dar tudo para vencer na vida, porque quando comia de manhã não sabia se ia ter o que comer à tarde. É necessário que os jogadores tenham vontade, atitude e sintam vergonha para sair da situação que se encontram.

Faço esse desabafo porque estou envergonhado com a campanha do Mogi Mirim no campeonato. Agora que estou do outro lado compreendo o porque do sr. Wilson (Barros, ex-presidente) ficar bravo com os jogadores. Estou sentindo na pele o que ele passou, principalmente porque estou distante e acompanho tudo através das pessoas que estão em Mogi.

Entendo toda essa situação, mas posso garantir que se estivesse no Mogi, com os meus 36 anos, ainda seria capaz de fazer gols e muita coisa no campeonato. Não deixaria que toda essa situação estivesse acontecendo.

O Campeonato Paulista está com um nível muito mais baixo que na minha época. Hoje está muito mais fácil chegar a um time grande ou à Seleção. Basta ter vontade, garra, pensar grande e na família.


Sinto a mesma tristeza que a dos torcedores que vão a campo e vaiam. Fico mais triste ainda porque tenho filhos e residência em Mogi Mirim e estou fazendo de tudo, não estou medindo esforços e economizando para que o time saia desta situação, inclusive tentando dar bichos aos jogadores.

Aos torcedores que ficam apenas criticando e dizendo que todos devem deixar o Mogi, referindo-se à diretoria e presidência, estou colocando à disposição a presidência do Mogi para quem quiser assumir. Seja quem for, torcedores, investidores, repórteres, enfim, quem tiver interesse pode se dirigir ao escritório do Wilson (Bonetti) e negociar a transição do Mogi. O clube está como o sr. Wilson deixou. Sem nenhuma dívida. Tudo é pago em dia.

Se os resultados não estão vindo não é por falta de empenho e investimento. Na minha época os jogadores não tinham os salários que são pagos hoje e muito menos havia bichos como os que estou oferecendo aos jogadores. Se há culpados, somos todos, todos os que estão envolvidos no Mogi Mirim e não apenas este ou aquele.

O que precisa é que os jogadores parem de ser expulsos e joguem mais bola, peço por favor aos jogadores que ajudem o Mogi Mirim a sair dessa situação. Agora contra a Ponte, vamos dar algo mais e conseguiremos a vitória. Devemos respeitar todos os adversários, mas não podemos ter medo de ninguém. Temos que reverter essa situação.

Por último, quero deixar bem claro que, caso ninguém queira assumir a presidência, já que alguns torcedores estão pedindo isto, estarei com o Mogi Mirim a todo tempo e em qual divisão estiver disputando."

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009


Como falamos, até com certa perseverança, aos discípulos da arte de pensar... "ESTUDEM MEIO JOGO E FINAIS!" Pois tudo da na vida tem que acabar bem! Mormente, uma bela partida de xadrez!!! Com esta do diagrama em que você - nobre seguidor do nosso blog - conduz as pretas e tem mate em poucos lances. Vamos calcular!!!
Um boa dica: A OBRA DE ARTE PARA SE CONQUISTAR... TEM SACRIFÍCIO!

Aguardo notícia do aproveitamento em nossa comunidade:XADREZ - amigos do DINO - participe do FÓRUM - vamos debater lá as boas ideias...

UM DOS MAIS BELOS SAMBAS ENREDOS... (Dino Bueno)


Este samba enredo nos traz um belo conteúdo: descreve, numa linha melódica irresistível, as belezas brasileiras, da própria NATUREZA, deste país tropical. Ouça e veja o BRASIL bem brasileiro, sua miscigenação que dá brilho e potência a esta nação!
O artista -(o saudoso SILAS DE OLIVEIRA) NUM SONHO GENIAL - escreveu para nós (fâs do CARNAVAL, curtimos do NORTE AO SUL, DO LESTE AO OESTE, essa MARAVILHA DE CENÁRIO... ( desculpe, amigo seguidor do nosso blog, só a globo que não viu... e escolheu, contra nosso voto, um samba enredo... lógico, da Portela! Ainda: se fosse um RIO QUE PASSOU EM MINHA VIDA, tudo bem! - mas - deixemos a globo p"ros globistas - nós somos otimistas! E dizem que o OTIMISTA PODE ERRAR; POIS O PESSIMISTA JÁ COMEÇA ERRANDO! Vai errando que nos vamos acertando! (efetue seu comentário...)

BEIJA FLOR, NA AV.,VOANDO FORTE, MAS COM DOR...

Olha a BEIJA FLOR AÍ, GENTE! Esta frase quer continuar sua fase: SER sempre SUCESSO!!! MAS UM ABSCESSO MALIGNO NO INTESTINO ESTÁ MUDANDO SEU DESTINO. O PUXADOR - NEGUINHO DA BEIJA FLOR - esta com CANCER NO INTESTINO!
MAS DIZ QUE VAI P'RA AVENIDA - MESMO COM COR - O PUXADOR DA BEIJA FLOR!

MANCHETES ... E ACHETES - CLUBE MOGIANO

NO CLUBE MOGIANO - ONDE A FOLIA SEMPRE FOI ALEGRIA - HÁ FOLIA NA NOVA DIRETORIA! CORTARAM NOITE - DO TRÍDUO MOMÍSTICO - DA FOLIA; SÓ DUAS! NA SEXTA; CARNAVAL NOSTALGIA. SERÁ QUE É DOS SÓCIOS À ANTIGA DIRETORIA?

MANCHETES... E ACHETES!

VOANDO EM DEMISSÕES! ELA FAZ O MAIS PESADO QUE O AR: AVIÕES. A EMBRAER FEZ VOAR O AVIÃO CRISE, 20% DE DEMISSÕES.
FEVEREIRO DE 2009, MÊS INESQUECÍVEL NA EMBRAER, BLOCO DOS 20% DA AGONIA... SEM ALEGRIA!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

NEM SEMPRE COM ATAQUE AO MONARCA!

Lance das pretas...

Uma boa dica para o amigo enxadrista que acha que só ganha com xeque mate... Muitas vezes, estratégicamente, você atrai a peça adversária e deixa-a sem ação e, em outras, você prende-a e captura... Este é o xadrez "O VERDADEIRO EXERCÍCIO DA MENTE!!!"
Truques para abastecer os veículos

*O autor deste texto trabalha numa refinaria há 31 anos. *
*Assim que você levar a sério e passar a aplicar os truques que a seguir
são explicados, passará a aproveitar ao máximo seu combustível e, portanto,
seu dinheiro. Esperamos que lhe sejam proveitosos. *
------------------------------
**1º.Truque: Encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível.* *
*A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas os postos de
combustíveis têm seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a terra,
a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o
dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a
expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao méio dia, pela tarde ou ao
anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente. Na
indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem
um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de
combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à
temperatura. Para que, a cada galão vertido no depósito (cisterna) do
caminhão seja exato.*
------------------------------
* *2º Truque: Quando for pessoalmente encher o tanque, não aperte a pistola
ao máximo (pedir ao frentista no caso de ser servido). Segundo a pressão
que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta.
Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao encher mais
lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do combustível vertido
converte-se num cheio real, eficaz. Todas as mangueiras vertedoras de
combustível devolvem o vapor para o depósito. Se encherem o tanque
apertando a pistola ao máximo uma percentagem do precioso líquido que entra
no tanque do seu veículo se transforma em vapor do combustível, já
contabilizado, volta pela mangueira de combustível (surtidor) ao depósito
da estação. Isso faz com que, os postos consiguam recuperar parte do
combustível vendido, e o usuário acaba pagando como se tivesse recebido a
real quantidade contabilisada, menos combustível no tanque pagando mais
dinheiro. *
------------------------------
**3º. Truque: Encher o tanque antes de que este baixe da metade.* Quanto
mais combustível tenha no depósito, menos ar há dentro do mesmo. O
combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes
depósitos cisterna das refinarias têm tetos flutuantes no interior,
mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a
evaporação ao mínimo.*
------------------------------
**4º Truque: Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver
sendo reabastecido e nem imediatamente depois.* Se você chega ao posto
de conbustíveis e vê um caminhão tanque que está abastecendo os depósitos
subterrâneos do mesmo, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder,
abastecer no dito posto nesse momento. Ao reabastecer os depósitos, o
combustível é jorrado dentro do depósito, isso faz com que o combustível
ainda restante nos mesmos seja agitado e os sedimentos assentados ao fundo
acabam ficando em suspensão por um tempo. Assim sendo você corre o risco de
abastecer seu tanque com combustível sujo. *

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

LADRÃO PROCESSA VÍTIMA POR LESÕES CORPORAIS.

Juiz considera 'uma afronta ao Judiciário' ação que assaltante moveu contra comerciante dono de padaria, por ter levado surra ao tentar roubar estabelecimento em Belo Horizonte.
Ingrid Furtado

Uma ação em tramitação no Fórum Lafayette , em Belo Horizonte , leva às últimas conseqüências a máxima segundo a qual a Justiça é para todos.
Todos mesmo.
O pedido de um assaltante, preso em flagrante e que decidiu processar a vítima por ter reagido durante o assalto, provocou surpresa até mesmo nos meios jurídicos e foi classificado como uma "aberração" pelo juiz Jayme Silvestre Corrêa Camargo, da 2ª Vara Criminal, que suspendeu a ação.
Não satisfeito, o advogado do ladrão, José Luiz Oliva Silveira Campos, anuncia que vai além da queixa-crime, apresentada por lesões corporais: pretende processar, por danos morais, o comerciante assaltado.
O motivo:
seu cliente teria sido humilhado durante o roubo.

Wanderson Rodrigues de Freitas, de 22 anos, se sentiu injustiçado e humilhado porque apanhou do dono da padaria que tentava assaltar.
O crime ocorreu no mês passado, na Avenida General Olímpio Mourão Filho, no Bairro Planalto, Região Norte de BH.
Por volta das 14h30 de uma terça-feira, Wanderson chegou ao estabelecimento e anunciou o assalto.
Ele rendeu a funcionária, irmã do proprietário, que estava no caixa e conseguiu pegar R$ 45,00.

No entanto, quando ia fugir, foi surpreendido pelo dono da padaria, um comerciante de 32 anos, que prefere ter a identidade preservada.
"Estava chegando, quando vi minha irmã com as mãos para o alto.
Já fui roubado mais de 10 vezes nos sete anos que tenho meu comércio. Quatro dias antes de esse ladrão aparecer, tinha sido assaltado.
Não pensei duas vezes e parti para cima dele. Caímos da escada e, quando outras pessoas perceberam o que estava acontecendo, todos começaram a bater nele também. Muitos reconheceram o ladrão como autor de outros assaltos da região", conta o comerciante.

Ele diz ainda que, para render a irmã, Wanderson escondeu um pedaço de madeira debaixo da blusa, fingindo ter uma arma. "Pensei que fosse um revólver. Quando a vi com as mãos para o alto, arrisquei minha vida e a dela. Mas estava revoltado com tantos crimes e quis defender meu patrimônio. Trabalhei 20 anos para conseguir comprar esta padaria. Nada foi fácil para mim e nunca precisei roubar para viver. Na confusão, chamamos a polícia e ele foi preso em flagrante por tentativa de assalto a mão armada", conta. O comerciante acha absurda a atitude do advogado. "O que me deixa indignado é como um profissional aceita uma causas dessas sem pensar no bem ou no mal que pode causar a sociedade. Chega a ser ridículo", critica.

Quem parece compartilhar da opinião da vítima é o juiz Jayme Silvestre Corrêa Camargo. Em sua decisão, ele considerou o fato de um assaltante apresentar uma queixa-crime, alegando ser vítima de lesão corporal, uma afronta ao Judiciário. O magistrado rejeitou o procedimento, por considerar que o proprietário da padaria agiu em legítima defesa. Além disso, observou que não houve nenhum excesso por parte da vítima. O magistrado avaliou que o homem teria apenas buscado garantir a integridade física de sua funcionária e, por extensão, seu próprio patrimônio. "Após longos anos no exercício da magistratura, talvez este seja o caso de maior aberração postulatória. A pretensão do indivíduo, criminoso confesso, apresenta-se como um indubitável deboche", afirmou o juiz. Da decisão de primeira instância cabe recurso.

Com 31 anos de carreira, o advogado do assaltante, José Luiz Oliva Silveira Campos, está confiante no andamento do processo. Ele alega que o cliente sofreu lesão corporal e se sentiu insultado e rebaixado por ter levado uma sova. "A ninguém é dado o direito de fazer justiça com as próprias mãos. Wanderson levou uma surra. Ele foi humilhado e, por isso, além dos autos em andamento, vou processar o comerciante por danos morais", afirma.

Ele conta que há 31 dias Wanderson está atrás das grades, no Ceresp da Gameleira, pelo crime cometido no Planalto. Além de justificar a ação, ele desfia um rosário de teorias. "Não vejo nada de ridículo nisso. Os envolvidos estouraram o nariz do meu cliente e ele só vai consertar com uma plástica. Em vez de bater nele, o dono da padaria poderia ter imobilizado Wanderson. Para que serve a polícia? Um erro não justifica o outro. Ele assaltou, sim. Mas não precisava ter sido surrado", afirma. O advogado acrescenta que sua tese é a de que Wanderson não estava armado, mas "apenas com um pedaço de madeira de 20 centímetros ".

Ele também culpa o governo pelo assalto praticado pelo cliente. "O problema mora na segurança pública. Há câmeras do Olho Vivo pela cidade. Por que o poder público não coloca nas padarias também? Temos que correr atrás de nossos direitos e Wanderson está fazendo isso. Meu cliente precisa ser ressarcido", diz o advogado.

Amigo seguidor - faça seu precioso comentário...

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Caíque é campeão Itaunense de Xadrez

Posted: 16 Feb 2009 07:59 PM PST

O ano para o enxadrista itaunense Caíque Melo Rêda (foto), já começou com a vitória da III Etapa do Circuito Mineiro de Xadrez Escolar 2009, com coordenação da FMX – Federação Mineira de Xadrez.

Nesta etapa disputada em Divinópolis, no sábado, dia 14 de fevereiro, estiveram reunidos atletas da região metropolitana e do Centro-Oeste de Minas.

A proposta desta etapa além de despertar o interesse pelo xadrez escolar, foi motivar os alunos na participação de eventos e torneios do gênero fazendo do xadrez um esporte de socialização e encurtando as distâncias entre regiões.

Caíque, que é patrocinado pelo SESI e cursa o 7º ano do Ensino Fundamental na Escola SESI Cat "Dario Gonçalves de Souza", com apenas 11 anos de idade, conquistou o troféu de 1º lugar, na categoria E, sendo esta categoria disputada somente por alunos do Ensino Médio.

Outro grande feito do pequeno grande enxadrista Caíque, foi o título de CAMPEÃO ABSOLUTO ITAUNENSE do I Congresso de Xadrez de Itaúna, encerrado no dia 15 de fevereiro, na Pça Dr. Augusto Gonçalves, promovido por Walter Ferreira Júnior.

Este evento teve o objetivo principal, incentivar os enxadristas itaunenses e apontar o vencedor na modalidade Absoluto na cidade, no qual reuniu três gerações de enxadristas nesse jogo de estratégia. Foram convidados 16 enxadristas atuantes não só em nível local, como estadual e nacional.

Durante o campeonato em Itaúna, a comunidade teve a oportunidade de acompanhar as partidas, bem como os resultados publicados no site: www.clubedexadrez.com.br.

Caíque que se dedica ao estudo do xadrez, já se prepara para os novos desafios de 2009, levando sempre o nome de Itaúna como uma cidade forte no mundo do xadrez e incentivando a todos a se envolverem nesse jogo fascinante.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

UMA LINDA MENSAGEM...PARA REFLETIR...
Eu acompanhava um amigo à banca de jornal.
Meu amigo cumprimentou o jornaleiro amavelmente, mas, como retorno, recebeu um tratamento rude e grosseiro.
Pegando o jornal que foi atirado em sua direção, meu amigo sorriu atenciosamente e desejou ao jornaleiro um bom final de semana.
Quando nós descíamos pela rua, perguntei:
- Ele sempre lhe trata com tanta grosseria?
- Sim, infelizmente é sempre assim.
- E você é sempre tão atencioso e amável com ele?
- Sim, sempre sou.
- Por que você é tão educado, já que ele é tão rude com você?
- Porque não quero que ele decida como eu devo agir.
Nós somos nossos ‘próprios donos’.
Não devemos nos curvar diante de qualquer vento que sopra, nem estar à mercê do mau humor, da mesquinharia, da impaciência e da raiva dos outros.

Não são os ambientes que nos transformam e sim nós que transformamos os ambientes.

‘Para saber quantos amigos você tem, dê uma festa.’
‘Para saber a qualidade deles, fique doente…

A história ou estória, exceção feita às duas frases últimas, ouvimos, já faz alguns anos, do nosso saudoso amigo e colega radialista JAIR BARBOSA MARTINS, que tbém era fã do comunicador Hélio Ribeiro e seu imitador. Mas, o mais impressionante de tudo, foi que no dia que comentávamos o fato à filha JOARA (inserida no estudo de psicologia do comportamento humano), recebemos de um casal o supracitado texto. São coisas lindas que só a força da mente positiva pode nos proporcionar!

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009


Áqueles que gostam de pensar, tem boa noção de desenvolvimento de peças(abertura), coloca bem as peças(defesa e ataque), eu apresento uma posição que pode acontecer numa partida. O enxadrista que toma conhecimento de posições semelhante a esta, sabe criar a hora que esta jogando. Planeja para obter uma combinação. Pois só estudar aberturas e defesas é bom - mas,tbém, precisar finais!
Vamos pensar como as brancas, numa combinação, conseguem esse belo feito...
Quem tiver alguma dúvida - use meu e-mail:odinovaldo@yahoo.com.br

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

CONTINUANDO A HISTÓRIA DO XADREZ DE M.MIRIM(transcrito da comunidade XADREZ - amigos do DINO)

Como diariamente fazíamos - na saudosa ORGANIZAÇÃO ABREU SAMPAIO de RÁDIOS AMs - sendo a RADIO CULTURA DE M.MIRIM a pioneira da organização, e onde nós por mais de 20 bons anos militamos, numa verdadeira escola da vida: já que o rádio na década de SESSENTA e início de SETENTA era o principal orgão de notícias de várias regiões do nosso imenso país. Na parte do sudeste paulista e sul das MINAS GERAIS - a RÁDIO CULTURA de M.Mirim - era - verdadeiramente - A MAIS OUVIDA, transmitia as notícas do dia - e nós que as escolhia. Logo - a parte esportiva - através da GAZETA ESPORTIVA - era que dava mais audiência. Logo - nós começamos a divulgar o grande MATCH ENXADRÍSTICO do século - o gênio americano - BOBBY FISCHER contra a poderosa escola russa- representada por BÓRIS SPASSKY.
Assim sendo, fomos falando da importância do esporte arte-ciência e despertando o interesse daqueles seres mais ávidos pelo aprendizado das novidades. Já que nós começamos a frequentar q saudosa ACADEMIA CAMPINIERA DE XADREZ - à rua Dr. Querino - 1250 - centro da cultural e bela cidade de Campinas - um dos grandes centros enxadrístico do Estado de S.Paulo. Lá - no início da década de setenta - fomos contemporâneos de Dr. Humberto Salles - De Nucci - Portilho (campeão brasileiro de Xadrez postal) - Tonegutti (grande amigo) - que qdo. presidente da FPX - levou nosso companheiro de equipe mogimiriano - Antônio Pádua Franco Filho (filho do nosso prof.de matemática - Pádua - velho Ms.Nora) a ocupar o cargo de diretor técnico da Federação Paulista de Xadrez.
Mas - após participarmos ativamente da até hoje saudosa ACADEMIA CAMPINEIRA DE XADREZ - começamos a organizar CAMPEONATOS de XADREZ em Mogi Mirim - já que à epoca - mesmo com imprensa tendo dado destaque ao grande MATCH DO SÉCULO - o xadrez mogimiriano ainda continuava sendo caseiro - exceção feita a algumas partidas entre os saudosos GASTÃO PINHO e NETINHO FRANCO - mas era um verdadeiro xadrez caseiro após alguns cafés. (cont. no próximo tópico...)

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009


Nesta posição: como as brancas trocam seu cavalo pela torre?
Se você gosta de estudar xadrez. Aconselho, após as noções elementares de desenvolvimento de peças, conhecer um pouco de abertura e defesa; deve estudar bastante finais. Pois - conheço muito enxadrista que conhece quase tudo de aberturas e defesas - mas... não sabe terminar uma partida e, muito menos, como ganhá-la!
Faça sua adesão à nossa comunidade: XADREZ - amigos do DINO Vamos aos debates e estudo de temas no FÓRUM da supracitada comunidade.

Por esta paisagem que o caminhante do CAMINHO DA LUZ começa a chegar na hospitaleira cidade de PEDRA DOURADA.

Pequeno centro de Pedra Dourada - ao fundo a igreja principal da cidade - no oposto - à direita - acessa a rua calçada que leva ao topo da montanha - mais ou menos quinhentos metros - ao nosso hotel - em construção - e seus chalés prontos e algumas suítes semi-acabadas que levam aos caminhantes do famoso CAMINHO DA LUZ visualizar paisagem inesquecível.
Visão parcial - lado oposto do HOTEL da vista da cidade - pavimento inferior - salões e cozinha; parte superior - os janelões das suítes e área de estacionamento no topo da montanha...

A cozinha do Hotel - em construção - que dá suporte aos CHALÉS e pousada.

Uma das suítes do HOTEL - esta sacada com vista para o centro da cidade e todas as belezas naturais da pequena mas encantadora PEDRA DOURADA - inclusive com visão da iluminação solar que doura a grande pedra - motivo do nome da cidade... O NASCER DO ASTRO REI COM TODA SUA LUZ SOBRE A BELA PEDRA... DOURADA!

Parte das escadas que dá acesso às suítes do pavimento superior do HOTEL em construção.

Vista que as sacadas do hotel no topo da montanha proporcionam ao caminhante do famoso e encantador CAMINHO DA LUZ - que começa na cidade portal de Minas - TOMBOS - passa por Catuné - chega em Pedra Dourada - vai a Carangola - com destino ao alto do Caparaó até o PICO DA BANDEIRA.

Quando os astro rei com sua forte luz bate nesta monumental pedra - dourando-a - refletindo à cidade e parte do seu município uma luz que quem viu não se esquecerá facilmente da sua passagem por PEDRA DOURADA. Paisagem que quem faz O CAMINHO DA LUZ - idealizado pelo jornalista e escritor Albino Neves - e se hospeda na pousada do HOTEL e chalés de Pedra Dourada levará como eterna lembrança...

Os caminhantes do CAMINHO DA LUZ
nunca se esquecem das belezas naturais do município da pequena e bela cidade de PEDRA DOURADA. Esta cachoeira da foto e uma das várias das muitas que são encontradas no maravilhoso município de Pedra Dourada - já que próximo ao centro existe uma piscina natural alimentada por uma bela cachoeira - ilustrando um belo parque ecológico.

A famosa Pedra do Lagarto - um marco no município de PEDRA DOURADA que é visualizada pelos caminhantes do maravilhoso CAMINHO DA LUZ.
A paisagem nativa do belo município de PEDRA DOURADA - banhada por lindas cachoeiras - é beleza para ser vista e divulgada para o mundo. Ja que muitos caminhantes de vários países que registraram estas paisagens do CAMINHO DA LUZ - divulgam seus vídeos no YOU TUBE e todo o traçado do lindo caminho - que começa em TOMBOS e vai até o alto do Caparaó - PICO DA BANDEIRA.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

EXCELENTE OPÇÃO PARA CAMINHANTES QUE ADORAM A NATUREZA...

Partes internas da pedra redonda da cidade de PEDRA DOURADA - na 2a.foto Dino e Paulino de Almeida

Neste vídeo - numa inspiração felicíssima - Ana Paula Brasil traz para nós as maravilhas do já famoso, até internacionalmente, CAMINHO DA LUZ. O CAMINHO DA LUZ - idealizado pelo jornalista e grande ecologista Albino Neves - escritor de vários livros que fala da relação necessária do ser humano com a natureza - este caminho - DA LUZ - é tudo isso é muito mais: devido suas belezas fenomenais encontradas por esse CAMINHO - que se inicia na de TOMBOS ( Zona da Mata Mineira - na divisa com o Estado do Rio - e que tem uma linda cachoeira), depois CATUNÉ e chega a PEDRA DOURADA (cidade onde se tem um Hotel, em construção, e vários chalés no alto da montanha, numa vista maravilhosa - além da vista da famosa PEDRA DOURADA - que dá nome ao município - que tem tuneis e monumentos em pedras que só a natureza pode produzir) - daí - segue-se O CAMINHO DA LUZ - numa trilha - cercada de ambos os lados pelas maravilhas da natureza - até FARIA LEMOS - outra pequena cidade que antecede a grande CARANGOLA, seguindo até ESPERA FELIZ - divisa com o belo Estado do ESPÍRITO SANTOS - subindo até o ALTO DO CAPARAÓ - galgando a visão indescritível do PICO DA BANDEIRA. Veja algumas belezas deste caminho...

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

FEN : 8/8/p6p/5K1k/1P4p1/8/6P1/8
Brancas jogam e ganham.
Aconselho - sempre - estudar finais....




Para o diagrama 3:
[ 1.g3,a5 ; 2.b5,a4 ; 3.b6,a3 ; 4.b7,a2 ; 5.b8=Q,a1=Q ; 6.Qe8++ ]
Quer mais exercícios e problemas de xadrez?
Visite:

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

UMA DAS MÚSICAS DE MINHA PREFERÊNCIA...

UM PEQUENO TRIBUTO AO AMIGO-MESTRE...

"Meu nome é rádio, minha mãe é dona Ciência, meu pai é Marconi. Sou descendente longínquo do telégrafo, sou o pai da televisão. Fisicamente sou um ser eletrônico. Meu cérebro foi formado por válvulas, minhas artérias são fios por onde corre o sangue das palavras. Meus pulmões são tão fortes que consigo falar com pessoas dos mais distantes pontos deste pequeno planeta chamado Terra. Minha vitamina chama-se kilowatt. Quanto mais kilowatts me dão, mais forte eu fico e mais longe eu falo. Sou "a maior oportunidade perdida de melhorar o mundo" Eu sou apenas o instrumento.
Eu preciso de gente que me entenda, me respeite e que me ajude a cumprir a minha missão. Ah, com alegria, muita alegria... Se possível".(Hélio Ribeiro)
José Magnoli, o Hélio Ribeiro (nome artístico). De uma voz incomparável, é considerado o melhor comunicador do rádio brasileiro até hoje!
Nós, da Rádio Cultura de M.Mirim - org.Abreu Sampaio de Emissoras, nas décadas de sessenta, setenta e oitenta, muito aprendemos com o mestre Hélio Ribeiro - que por laços familiares,tbém, é ligado à nossa região, pois seu irmão é viúvo da saudosa Amélia Vanzo Magnoli. Nós, além de termos "O PODER DA MENSAGEM" retransmitido, tbém, produzíamos um programa - das 8 às 12h00 - que eram inseridas, refeitas por nós, as frases inesquecíveis do Hélio - hoje mais atuais ainda, como esta:PARA PROVAR QUE A FELICIDADE NÃO EXISTE, OS "OS INFELIZES" estão fazendo de tudo para infelicitar todos. Sabe...sabe o que secretária: Secretária é aquela mocinha bonita, educadinha, solícita, que arruma a vida do patrão e, na maioria da vezes, DESARRUMA A DA PATROA!
Nós,daqui de Mogi - o sempre discípulo Odinovaldo Dino Bueno - vamos puxando sua memória daí - pois o que foi bom, impossivel ter se desvalorizado tanto: "ESTA CERTO QUE HÁ POR AÍ UMA INVERSÃO DE VALORES" - mas - nós acreditamos, ainda, que o bom gosto e a sensibilidade auditiva estão em alta "na bolsa da vida!" - assinado um camarada que sabe que SER GRATO é mais fácil do que ingrato.


O vídeo é uma pequena mostra,do que foi para nós, o grande comunicador HÉLIO RIBEIRO.
Quem viveu à sua época vai matar saudades. Quem não teve esta oportunidade, vai ter conhecimento sobre um pouco do muito que foi o colega HÉLIO RIBEIRO - O PODER DA MENSAGEM - programa que era retransmito pela nossa RÁDIO CULTURA DE MOGI MIRIM - numa aquisição famosa do diretor e querido amigo FERNANDO DE O.ABREU SAMPAIO.
" SÓ SAUDADES DAQUILO QUE FOI... MAS, NA REALIDADE, NUNCA SE FOI, POIS... FICOU A SAUDADE!!!"

Saudade nos dá dos amigos e colegas que fizeram da época de ouro do RÁDIO AM sua verdadeira faculdade da vida. Pois, nós, igual a muito deles, devemos nossa bagagem de vida a esse bom tempo do RÁDIO. Vamos registrar aqui, como muito prazer, alguns amigos que cursaram essa universidade da vida - Nelson Patelli Filho e Arthur de Azevedo (champion rádio jornal e matutino botelho... nosso jornal nacional da década de sessenta): Alair Belini - Oswaldo Custódio e Maria Airam (prog.Arco Íris - patrocínio TV Colorado R.Q. - Lojas A.Trentin); Nílton C.Ricci (prog.Itália moderna) Álvaro Alves (Clube de Brotos); GÊ Domingues, Luís Carlos Índio Vital, Alvaro Guto Garcia Novo (Show da Manhã - das 8 às 11h00 - as manchetes em notícias, frases feitas e refeitas do Hélio Ribeiro - prog. produzido por nós - Odinovaldo Dino Bueno- com a direção do Fernando de Abreu Sampaio. Aos domingos - Lúcio Gói e Jair Barbosa Martins (Peça e Ouça) Estas eram algumas atrações da saudosa Rádio Cultura Am de Mogi Mirim. (Obs. - com certeza, voltaremos ao assunto - pois - faz da parte nossa história de vida...1966 a 1986 ... e continuo recordando os grandes amigos...) Ah! os redatores - nossos mestres do jornalismo: José Geraldo Franco Ortiz (Lalo); Argemiro Cifuente Repas, Fernando Sampaio e Valter Abrucez. (voltamos em breve...)