quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

CONTINUANDO A HISTÓRIA DO XADREZ DE M.MIRIM(transcrito da comunidade XADREZ - amigos do DINO)

Como diariamente fazíamos - na saudosa ORGANIZAÇÃO ABREU SAMPAIO de RÁDIOS AMs - sendo a RADIO CULTURA DE M.MIRIM a pioneira da organização, e onde nós por mais de 20 bons anos militamos, numa verdadeira escola da vida: já que o rádio na década de SESSENTA e início de SETENTA era o principal orgão de notícias de várias regiões do nosso imenso país. Na parte do sudeste paulista e sul das MINAS GERAIS - a RÁDIO CULTURA de M.Mirim - era - verdadeiramente - A MAIS OUVIDA, transmitia as notícas do dia - e nós que as escolhia. Logo - a parte esportiva - através da GAZETA ESPORTIVA - era que dava mais audiência. Logo - nós começamos a divulgar o grande MATCH ENXADRÍSTICO do século - o gênio americano - BOBBY FISCHER contra a poderosa escola russa- representada por BÓRIS SPASSKY.
Assim sendo, fomos falando da importância do esporte arte-ciência e despertando o interesse daqueles seres mais ávidos pelo aprendizado das novidades. Já que nós começamos a frequentar q saudosa ACADEMIA CAMPINIERA DE XADREZ - à rua Dr. Querino - 1250 - centro da cultural e bela cidade de Campinas - um dos grandes centros enxadrístico do Estado de S.Paulo. Lá - no início da década de setenta - fomos contemporâneos de Dr. Humberto Salles - De Nucci - Portilho (campeão brasileiro de Xadrez postal) - Tonegutti (grande amigo) - que qdo. presidente da FPX - levou nosso companheiro de equipe mogimiriano - Antônio Pádua Franco Filho (filho do nosso prof.de matemática - Pádua - velho Ms.Nora) a ocupar o cargo de diretor técnico da Federação Paulista de Xadrez.
Mas - após participarmos ativamente da até hoje saudosa ACADEMIA CAMPINEIRA DE XADREZ - começamos a organizar CAMPEONATOS de XADREZ em Mogi Mirim - já que à epoca - mesmo com imprensa tendo dado destaque ao grande MATCH DO SÉCULO - o xadrez mogimiriano ainda continuava sendo caseiro - exceção feita a algumas partidas entre os saudosos GASTÃO PINHO e NETINHO FRANCO - mas era um verdadeiro xadrez caseiro após alguns cafés. (cont. no próximo tópico...)

Nenhum comentário: