quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Truques para abastecer os veículos

*O autor deste texto trabalha numa refinaria há 31 anos. *
*Assim que você levar a sério e passar a aplicar os truques que a seguir
são explicados, passará a aproveitar ao máximo seu combustível e, portanto,
seu dinheiro. Esperamos que lhe sejam proveitosos. *
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**1º.Truque: Encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível.* *
*A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas os postos de
combustíveis têm seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a terra,
a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o
dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a
expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao méio dia, pela tarde ou ao
anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente. Na
indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem
um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de
combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à
temperatura. Para que, a cada galão vertido no depósito (cisterna) do
caminhão seja exato.*
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* *2º Truque: Quando for pessoalmente encher o tanque, não aperte a pistola
ao máximo (pedir ao frentista no caso de ser servido). Segundo a pressão
que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta.
Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao encher mais
lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do combustível vertido
converte-se num cheio real, eficaz. Todas as mangueiras vertedoras de
combustível devolvem o vapor para o depósito. Se encherem o tanque
apertando a pistola ao máximo uma percentagem do precioso líquido que entra
no tanque do seu veículo se transforma em vapor do combustível, já
contabilizado, volta pela mangueira de combustível (surtidor) ao depósito
da estação. Isso faz com que, os postos consiguam recuperar parte do
combustível vendido, e o usuário acaba pagando como se tivesse recebido a
real quantidade contabilisada, menos combustível no tanque pagando mais
dinheiro. *
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**3º. Truque: Encher o tanque antes de que este baixe da metade.* Quanto
mais combustível tenha no depósito, menos ar há dentro do mesmo. O
combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes
depósitos cisterna das refinarias têm tetos flutuantes no interior,
mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a
evaporação ao mínimo.*
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**4º Truque: Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver
sendo reabastecido e nem imediatamente depois.* Se você chega ao posto
de conbustíveis e vê um caminhão tanque que está abastecendo os depósitos
subterrâneos do mesmo, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder,
abastecer no dito posto nesse momento. Ao reabastecer os depósitos, o
combustível é jorrado dentro do depósito, isso faz com que o combustível
ainda restante nos mesmos seja agitado e os sedimentos assentados ao fundo
acabam ficando em suspensão por um tempo. Assim sendo você corre o risco de
abastecer seu tanque com combustível sujo. *

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