Rio de Janeiro, 28 de novembro de 2009.

O problema é interessante mas as fotos com motivos de Xadrez são ainda mais. Aquela do casal de cachorrões jogando Xadrez é o máximo!

Aquele abraço!

Álvaro Frota
Nos - do www.xadrezdinobueno.blogspot.com - agradecemos a esse novo e competente colaborador - Álvaro frota - Rio de Janeiro - que mandou para o nosso e-mail esta posição que se segue e com seu precioso comentário.


Caros colegas,
No diagrama abaixo, são as brancas que jogam:
FEN : 2Rr2k1/2R4p/ 1q1r2p1/pp1p4/ 3PpPQ1/4P2P/ PP5K/8 w
As pretas, estranhamente, alinharam suas duas Torres na coluna d, só que essa coluna está bloqueada por Peões.
Da mesma forma alinharam sua Dama com uma das Torres na sexta linha, dando a falsa impressão de uma proteção para as casas e6 e g6. Essa proteção não funciona pois a Torre preta de d8 está pregada pela Torre branca de c1 e precisa da proteção da outra Torre preta (d6).
Com as duas Torres brancas atacando sua retaguarda e com as diagonais a1-h8 e a2-g8 abertas, a situação das pretas não é nada confortável, não é mesmo?
Você, como jogador de brancas, e tendo a iniciativa de jogar, saberia concluir satisfatoriamente essa partida em poucos lances?
Claro que sim, mostre aí.
Solução:
A chave é 1. Qe6+ A dama branca não pode ser tomada pela torre negra na 6ª fila ou se seguiria mate de torre na 8ª fila. E o rei negro não tem como fugir de um mate de dama, protegida pela torre, na 7ª fila.

(essa dos dois cachorros jogando xadrez), é uma homenagem que fiz à minha sogra: ela sempre pergunta à minha mulher "Onde está aquele cachorro do seu marido....?" rs,rs