quinta-feira, 2 de julho de 2009

OBSERVE A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DO XADREZ...

Vídeos sobre Xadrez: “O Xadrez das Cores”, “O Jogo da Vida”

Agradeço reconhecido Pedro Fonseca a sugestão dos seguintes vídeos de xadrez (disponíveis em www.Blonx.com). Para ver e guardar.

Xadrez Fragmento extraído do programa ‘Os Normais’ 2006, 1’49”, Cor, Brasil, em YouTube.

O Xadrez das Cores (ficção) Realizador: Marco Schiavon. Elenco: Anselmo Vasconcellos, Mirian Pyres, Zezeh Barbosa. 2004, 21’09”, Cor, 35mm, Brasil, em blip.tv.

Xadrez – O Jogo da Vida, 2009, 49’10”, cor, Brasil, em Vídeo.Google.com.

O Sportv Repórter vai mostrar como o xadrez está a ser usado como importante ferramenta educacional, mudando a vida de estudantes, jovens delinquentes, deficientes visuais, crianças com crancro e até jogadores que procuram apurar a sua técnica nas suas modalidades. A projecção do xadrez é tão supreendente que ele alcançou um local muito curioso do país: a aldeia indígena dos Tembé, uma tribo do interior do Pará, que encontrou no xadrez um forte aliado na transformação do pensamento e do raciocínio de crianças e jovens. O programa mostra que quem joga exercita diversas áreas do cérebro, trabalhando com cálculos, associações, abstrações e memória. Mostra que jovens delinquentes estão a regenerar-se por meio do jogo, que crianças com cancro estão tolerando melhor o tratamento após aprenderem a jogar, que cegos conseguem melhorar a memória. E, por fim, revela que atletas de futebol, tentando aprender a tomar decisões rápidas e a escolher a estratégia mais eficiente, também estão desvendando os segredos dos tabuleiros de xadrez.

2 comentários:

Fábio disse...

O xadrez sem dúvida, como os antigos iluministas do século 18, que queriam libertar as pessoas da ignorância, dissolve a escuridão das nossas mentes, possibilitanto enxergar oportunidades e libertando-nos da arrogância.

ODINOVALDO DINO BUENO disse...

Dedicado discípulo da arte de pensar - Fábio Magrini - parabéns pela bela exposição sobre o fascinante mundo enxadrístico. Você - como um discente exemplar - muito aproveitou da utilidade da prática do nobre jogo de xadrez. Ainda garoto, pela boa educação que teve no seu lar, soube obedecer nosso orientação no aprendizado profundo das fascinantes qualidades que a prática do jogo de xadrez oferece a quem a elas se dedica.
Hoje - você um promissor engenheiro químico - sabe ser grato à importância que o esporte arte-ciência lhe trouxe!
Assim, espero que outros daquela excelente safra sua. donde até um campeão brasileiro escolar tivemos no ano de 2006, venha trazer e registrar aqui sua gratidão por ter conhecido os segredos do uso lógico da fabulosa mente humana, do seu potencial de criatividade...