quarta-feira, 29 de julho de 2009

CINCO LIÇÕES PRIMORDIAIS PARA SER BOM ENXADRISTA...

(foto do final da década de 70, pça principal da cidade de Mogi Mirim - Odinovaldo Bueno - numa de suas palestras - divulgando a prática do fascinante esporte da mente - O XADREZ. Época que muitas medalhas eram conquistas em Jogos Regionais - mormente pelas equipes masculina e feminina de M.Guaçu - treinada pelo Odinovaldo e convidadas a efetuar exibição em vários estados brasileiros. Sendo a equipe guaçuana de xadrez uma das melhores do estado, no final de l970.)

5 Passos depois de aprender o movimento das peças no xadrez.

A maioria das pessoas após aprenderem a mover as peças e as regras do xadrez desiste da prática diante da idéia de que, para se chegar ao nível em que possam se divertir com o jogo será necessário gastar horas e horas lendo milhares de páginas de livros de xadrez. Se você sempre teve vontade de aprender este jogo, relaxe! Aqui vai algumas dicas para tornar esse processo bastante agradável.

1 – Não tenha pressa: Aprenda 1º o básico.
Aprendeu a mover as peças, achou fácil? Acha que pode vencer qualquer jogador? Vá com calma! Procure entender bem os fundamentos básicos do jogo e as fases da partida, assimile os conceitos gerais. Uma boa leitura seria o 1º capitulo do “Xadrez Básico” – de Orfeu Gilberto D’agostini. A leitura é bastante agradável e você encontra o download da versão PDF facilmente.

2-Pratique muito, estude mais ainda!
Aquele ditado: “A prática leva a perfeição” é valido, mas se você não gosta de estudar ou tem aversão a livros, bem… Talvez você deva se perguntar se não seria mais produtivo se dedicar ao dominó, ou ao poker. Infelizmente, no xadrez o talento vazio não funciona. Passar algumas horas com livros de xadrez pode parecer chato, mas a formação teórica é imprescindível. Seja esforçado e ao mesmo tempo humilde, todos os campeões começam de baixo.

3- Não tenha medo de perder
Parece bobagem, mas conheci muitos iniciantes que evitavam disputar partidas por vergonha da derrota. Não posso dizer que evoluíram muito, é preciso por em pratica o que se aprende nos livros. O xadrez é cruel, não se pode criar uma desculpa, nem culpar outra pessoa pelo seu fracasso, é duro, mas quando você perde uma partida no xadrez a culpa é exclusivamente sua. Jamais se deixe abater, aprenda a lidar com a derrota e use-a com motivação. Capablanca disse: “Jamais aprendi tanto, quanto na maioria de minhas derrotas”

4- Abuse da Tecnologia
Os grandes mestres da atualidade utilizam os melhores softwares de todos os tempos para chegar a beira da perfeição, treinamento, estudos e preparação para torneios são feitos com ajuda de supercomputadores. A boa notícia é que a tecnologia também é a favor dos iniciantes. Melhore seu nível com ajuda do computador com essas dicas

a- Não conhece muitos enxadristas?
Não fique sem jogar, conheça alguns sites gratuitos para jogar com pessoas do mundo inteiro: Yahoo Games, Buho21, JogueXadrez. com, entre outros.
b- Não tem livros de xadrez?
O Google resolve seus problemas, digite o titulo e pesquisar! Não vai se arrepender. Também existem sites como o ChessBase disponibilizam grandes volumes de dados com partidas de torneios internacionais.
c- Faça amigos. Existem dezenas de comunidades e fóruns dedicados ao xadrez na web, pessoas do Brasil e do mundo compartilham idéias e informação, se você tem Orkut pode começar por aqui.

5- Seja ativo!
Procure o clube de xadrez mais próximo de sua casa, participe de torneios, ensine seus amigos, se não houver um clube próximo – crie um!, ajude aos novatos, promova campeonatos, faça amigos e divirta-se muito com o xadrez! Com o passar do tempo você verá quão gratificante é dedicar-se ao nobre jogo!

5 comentários:

Adolfo Henrique Fantinato disse...

Grande mestre Dino !! Pena que não achei eu nesta foto, rsrsrs. Mas me fez recordar os sábados que íamos à Mogi Mirim enfrentar nossos rivais. Abraços fraternais.

ODINOVALDO DINO BUENO disse...

Amado discípulo da arte de pensar - nesta foto você não está - mas quantas outras - em nosso rico arquivo - você está. Naquela do OPEN DE UBERLÂNDIA, FINAL DA DÉCADA DE 70, QUANDO AO LADO DOS FAMOSOS MINISTROS (Simonsen - Rangel Reis e outros) VOCÊ DEU UM DURO, SENDO ÚLTIMO A DEITAR O REI FRENTE AO TERCEIRO ENXADRISTA DO MUNDO, NOSSO GRANDE MESTRE MEQUINHO.
Adolfo Henrique Fantinato - integrante de uma equipe medalha de ouro por várias vezes - numa região que tínhamos Campinas, Piracicaba, Americana e outras não menos poderosas.
Portanto - inesquecível amigo - campeão brasileiro de xadrez pela união de ceramistas - vamos unir nossas forças e fazermos outros Adolfo - Zé Luís Fantinato - Marco Antônio; David Caixeta Bornelli - Edda C.Bornelli; Luciana O.Camassari - Jamile M.Bueno,etc campeões do grande JOGO DA VIDA, O FASCINANTE E MILENAR XADREZ!!!

7Ř_ŘÒĎŘĨĜÒ ĎÒÑÑỲ_7Ř disse...

Parabéns...bons ensinos!!!

ana paula disse...

teve um campeonato de xadrez na escola e mesmo com minha abilidade e seus ensinamentos ganhei de um e perdi do outro e assim fui desclassificada,que pena ne?
Mas o que emporta e que eu me diverti e esse site me ajudou muito a vencer pela o menos de um bjs.Parabens pelos ensinamentos...

Ruan Souza disse...

Olá Dino,

Esse texto é de minha autoria, foi publicado em meu extinto blog ruansouza.net em 28/07/2009. Gostaria que fossem adicionadas tais informações.

Saudações,

Ruan Souza