sexta-feira, 27 de novembro de 2009

COMO QUE O CASAL ENTROU NA CASA BRANCA?

Casal entra de penetra em jantar de Estado da Casa Branca

Qui, 26 Nov, 01h07

WASHINGTON, EUA (AFP) - O serviço secreto americano investiga como duas pessoas conseguiram burlar a segurança e entrar no jantar de Estado da Casa Branca, onde se encontravam o presidente Barack Obama e o primeiro-ministro indiano, Manmohan

"O serviço secreto, a cargo da segurança da Casa Branca, está fazendo uma revisão ampla do incidente que aconteceu no jantar de Estado da Casa Branca, terça-feira à noite", afirmou o agente especial Edwin Donovan à AFP.

O casal, Tareq e Michaele Salahi, fez fotos e as divulgou em sua página do Facebook, com a frase: "Honrados de estar no jantar de Estado da Casa Branca em homenagem a Índia com o presidente Obama e nossa primeira-dama!".

Os dois divulgaram fotos, ele vestido com um terno escuro e ela com um vestido vermelho, ao lado do vice-presidente Joe Biden e do chefe de gabinete da Casa Branca, assim como de três oficiais da Marinha uniformizados.

A entrada ilegal não poderia ter acontecido em uma ocasião mais embaraçosa para o serviço secreto, com 300 convidados de alto nível no jantar, um evento de grande magnitude para o calendário social de Washington.

A lista oficial de convidados da Casa Branca, que não incluía os Salahi, parecia um quem é quem o establishment da segurança dos Estados Unidos. Entre os convidados estavam a secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano, o secretário de Defesa, Robert Gates, e o almirante Mike Mullen, chefe do Estado-Maior conjunto.

Entre os notáveis também estavam o cineasta Steven Spielberg, o prefeito de Nova York Michael Bloomberg e o guru espiritual Deepak Chopra.

"As investigações iniciais identificaram um posto de controle do serviço secreto que não seguiu o procedimento adequado para confirmar se os dois indivíduos citados estavam na lista de convidados", declarou Donovan.

O agente contou que o casal passou pelos equipamentos de controle e por outros níveis de segurança, assim como todos os convidados do jantar.

O jornal Washington Post descreve o casal como pessoas da alta sociedade que jogam pólo e com aspirações de estrelar reality shows, moradores do estado da Virginia.

As outras fotos do casal no Facebook mostram uma inclinação por imagens ao lado de ricos e famosos, com rápidas tomadas que os exibem com o príncipe Charles, o presidente Obama, o ex-presidente Bill Clinton, o ex-candidato a presidência John McCain, a apresentadora de TV Oprah Winfrey, o ator Bill Cosby e o astronauta Buzz Aldrin.

A ex-assessora de segurança da Casa Branca, Frances Fragos Townsend, afirmou que o casal pode passar um tempo na prisão por mentir às autoridades.

"Se você mente a um funcionário público, tanto do serviço secreto como da secretaria social, se mentiram para poder entrar, e parece que precisaram fazer isto, é um crime federal", declarou Frances ao canal CNN.

Nenhum comentário: