sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

ATITUDES ESSENCIAIS AO SE JOGAR XADREZ... visite os blogs - saberladino...insistanosonho.blogspot.com ...

Nome das peças em vários idiomas e suas abreviações
2015-10-10_19-44-05
Atitudes essenciais ao se jogar xadrez
  • Respeite seu adversário;
  • Jogue com gosto e sem excessiva auto-crítica (ela inibe seu verdadeiro potencial quando em excesso);
  • Não converse durante o jogo;
  • Jamais permita a você e ao seu adversário voltar lance ou deixar de jogar/tomar peça tocada. Obs.: Tocou, jogou, exceto se for pedido com licença para arrumar as peças, ou for lance impossível;
  • Não limite sua imaginação e criatividade, solte-se. Procure lances inesperados/surpresas, principalmente quando em situação de inferioridade posicional. Caso não encontre, procure uma defesa que possibilite ou prepare um contra-ataque;
  • Na abertura, desenvolva rapidamente suas peças, no sentido do domínio do centro e casas estratégicas, em cada abertura/defesa, de acordo com um plano definido;
  • Não retarde o Roque por motivos injustificados;
  • Antes de efetuar seu lance, identifique quais casas você debilita em sua posição e se esta debilidade é permanente ou temporária;
  • Identifique os alvos da posição do adversário, o principal alvo é o Rei, mas o caminho que leva até ele, passa por casas fracas, peças desprotegidas, xeques intermediários, peças sobrecarregadas de funções, falta de coordenação entre as peças, etc.;
  • Para não perder uma partida, devemos, pelo menos, igualar ou vencer na abertura, igualar ou vencer no meio-jogo e igualar ou vencer no final. Uma fase prepara a outra, e, como são contínuas, não convém arriscar ou desestabilizar a posição sem motivos justificáveis, sob o ponto de vista técnico ou psicológico.
  • Não deixe que a euforia da possível vitória que se avizinha ofusque a sua lucidez. Muitos erros são cometidos quando a vitória está batendo a sua porta. Não esqueça que o instinto de sobrevivência e contra-ataques do seu adversário estará aguçado ao limite nestas circunstâncias.
  • Nunca é tarde demais para abandonar uma partida. Enquanto houver um fio de esperança, um tema justificáveis, continue jogando. Muitas vezes há oportunidades sutis nas posições mais desesperadoras. Levante, olhe a sua volta e, após, veja a posição com novos olhos. Se mesmo assim não encontrou nada em seu favor, então, e somente então, cumprimente o adversário num respeitoso abandono.
  • Cuidado com as jogadas “naturais” e “automáticas”. Muitas partidas são perdidas devido ao reflexo condicionado ao que elas geram.
  • Aprenda a reconcentrar-se na partida, a tornar ter a visão total da posição e a revisar a análise, antes de efetuar seus lances, principalmente em posições complexas e/ou críticas.
  • Acredite em você, todos os que já foram ou são vencedores e campeões foram mortais como você. Todos foram principiantes, tiveram seus momentos felizes, momentos de dúvidas, de tristezas, de recuperação e, principalmente, de superação. Associando a intensa prática, treinamento, repetição, ação e suor. Se luziram em momentos memoráveis, para seus países e para nossa história humana, foi graças à associação do trabalho, dedicação, talento, espírito de luta e muita vontade de vencer. Nisto, e somente nisto, devemos apreciá-los e praticar, sistematicamente e com orientação profissional, as diversas atividades desportivas/competições que nos agradem, no nível de proficiência que estiver ao nosso alcance em termos de interesse, tempo e aptidões naturais.
  • Anote suas partidas, mesmo as amistosas (o fato das partidas serem anotadas muito contribui para a disseminação do xadrez) analise-as com senso crítico. Estude aberturas, meio-jogo e finais. Procure entender as idéias, princípios e dinâmica das posições típicas. Não perca oportunidades de participar e assistir jogos oficiais nos clubes, bem como de participar e assistir palestras/debates sobre xadrez.
  • Procure jogar com enxadristas de diversas forças e estilos, e sempre que possível, pratique com enxadristas mais experientes. Saiba perguntar/assimilar a experiência dos peritos.

Escrito pela WCM Ana Paula de Oliveira

Ana Paula de OliveiraAna Paula Oliveira é WCM, foi integrante da Equipe Olímpica Brasileira de Xadrez em 2010, e desenvolveu esta cartilha, para que mais pessoas possam aprender a jogar xadrez, de uma forma elementar. O Portal www.xadreztotal.com.br agradece a colaboração desta excelente jogadora, e dá assim, a sua contribuição para que o xadrez torne-se mais popular em nosso país.

Nenhum comentário: