sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

DORIVAL JÚNIOR BUENO E O INCENTIVO AO BOM XADREZ DE SANTA CATARINA E AS CURIOSIDADES DESTE FASCINANTE E MILENAR PASSATEMPO...

23 h · 
CURIOSIDADES NO XADREZ
- Karpov venceu seu primeiro torneio internacional (categoria absoluta) em 1967, em Trince, na Tchecoslováquia, o fato pitoresco é que Karpov foi enviado por engano, os soviéticos pensavam que fosse um torneio da categoria junior; mas Karpov deu mostra de seu potencial como futuro campeão mundial e venceu o torneio, os participantes devem ter imaginado 'se o junior fez este estrago, imagine o que fariam os adultos'.
- O documento mais antigo, sobre o jogo do xadrez, é provavelmente a pintura mural da câmara mortuária de Mera, em Sakarah (nos arredores de Gizé, no Egito). Ao que parece, essa pintura, que representa duas pessoas jogando xadrez, ou algo semelhante, data de aproximadamente 3000 anos antes da era cristã.
- O Xadrez é a única modalidade esportiva que permite a uma pessoa enfrentar grande número de adversários ao mesmo tempo, em condições de aproximada igualdade.
- Embora algumas pessoas relutem em aprender Xadrez, por considerá-lo um jogo difícil, há casos de crianças com menos de 4 anos que aprendem jogar apenas assistindo a outras pessoas. Portanto, se você ainda não joga Xadrez, agora não há mais desculpa! Aprenda já.
Fonte: site cex.org.br

Nenhum comentário: