GETTY
31 de maio de 2009. Essa data entrou para a história do tênis, do esporte mundial. Numa tarde nublada em Paris, o cabeça de chave número 23 de Roland Garros, Robin Soderling, surpreendeu a todos ao vencer ninguém menos do que Rafael Nadal em quatro sets nas oitavas de final do Grand Slam disputado em quadras de saibro.
Essa seria a primeira derrota da carreira de Nadal em Roland Garros. Até hoje permanece como a única em 66 partidas.
Nadal entra em quadra novamente neste domingo para buscar o nono título em Roland Garros. Mais do que isso, o espanhol põe em jogo sua permanência como número 1 do mundo. Se perder para Novak Djokovic, o "Rei do saibro" perde a ponta do ranking para o sérvio.
Enquanto Rafael Nadal deu a volta por cima, Robin Soderling hoje em dia já está há quase 3 anos sem entrar em quadra profissionalmente. O sueco ainda está por completar 30 anos no segundo semestre.
Desde 2011 Soderling está afastado das quadras por uma mononucleose. Oficialmente, ele ainda não se aposentou. No entanto, poucos sabem do seu parecer. O site oficial do sueco foi atualizado pela última vez em outubro de 2011.
Na página de internet, as últimas notícias relacionadas são desta data. No campo "próxima partida", o site indica o torneio de Estocolmo no dia 17 de outubro de 2011. O ESPN.com.br tentou entrar em contato com a assessoria do tenista indicada na sua página oficial há duas semanas, mas não obteve uma resposta.
REUTERS
Soderling não figura mais no ranking da ATP. As últimas notícias do sueco relacionadas a tênis são a criação de uma marca própria de bolinhas e o fato que ele virou diretor do ATP de Estocolmo, ambos os assuntos preenchem também as suas páginas nas redes sociais. No Twitter oficial, o sueco ainda se proclama como jogador de tênis.
Em fevereiro deste ano, durante uma entrevista coletiva do ATP de Estocolmo, Soderling chegou a dizer que sua ideia ainda não era se aposentar e que ele queria voltar ao mundo do tênis, mas somente caso sentisse saudável o suficiente para jogar em torneios de Grand Slam.
Único até hoje a vencer Rafael Nadal em Roland Garros, Robin Soderling faz falta ao circuito mundial.
Final histórica
Novak Djokovic tem a chance de ser o 2º homem a vencer Rafael Nadal em Roland Garros e ainda se tornar nº1 do mundo novamente. No histórico de confrontos entre os dois, o sérvio vem de 4 vitórias seguidas, mas ainda perde por 22 a 19.
Em quadras de saibro, Nadal tem vantagem de 13 a 4. Porém, de 2011 para cá o placar na terra batida é de 4 a 4.
Djokovic pode conquistar seu 7º título de Grand Slam e além disso se tornar o quarto homem na Era Aberta - de 1968 em diante - a ganhar todos os Majors do tênis. Já Nadal pode vencer seu 14º Slam e empatar com o norte-americano Pete Sampras como 2º maior neste quesito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário