Magnus Carlsen lidera o Memorial Gashimov (by Sagar Shah)
1ª. Rodada: Magnus Carlsen 1 – 0 Shakhriyar Mamedyarov
Magnus iniciou a partida com o peão da Dama, e Mamedyarov respondeu com uma Defesa Eslava . Com Magnus jogando 5.Bg5 parecia que nós teríamos o deleite de um jogo agudo e complexo com a variante Botvinnik ou ainda com a Variante Moscou. Mas não foi bem assim, pois Mamedyarov escolheu a sólida Variante Cambridge Springs.
Esta variante teve um aumento de popularidade desde Carlsen, com as peças negras, venceu Boris Gelfand no Torneio de Candidatos de 2013. Mamedyarov saiu da fase de abertura sem dificuldades, mas houve um fator que exigiu um pouco de atenção. Ele jogou o Bispo do Rei em “a3” (9...Ba3) e este acabou ficando fora do jogo.
Por outro lado, com um jogo mais prático e fazendo lances como 19.Rxd5!? ao invés do atrativo 19.cxd5, Carlsen jogou na Ala do Rei com uma peça à mais. O lance 20.h4!? no meio jogo foi muito original e faz a gente perceber o quão diferente é o jovem norueguês. À medida que mais e mais peças foram sendo trocadas, mais e mais crescia a vantagem das brancas até que chegou o momento das negras desistirem.
O bispo negro de “a3” foi para “a5” e ficou assistindo a partida praticamente o jogo todo, como um espectador privilegiado. Uma vitória impecável e sem esforço do campeão mundial!
Nenhum comentário:
Postar um comentário