quinta-feira, 29 de agosto de 2013

QUALIDADES QUE O FASCINANTE JOGO DE XADREZ DESPERTAM EM NÓS...

  • "Consideramos o xadrez como uma cultura que evoluiu paralelamente ao desenvolvimento da humanidade; julgá-lo simplesmente como uma diversão intelectual seria minimizar as verdadeiras qualidades desportivas, artísticas e científicas deste jogo milenar. É por isso que, para adquirir a formação integral de um verdadeiro mestre de xadrez, é necessário dominar não só a técnica mais complexa, mas também os diferentes aspectos culturais que contribuíram para que este jogo tenha perdurado na mente humana através dos séculos."
- Nelson Pinal Borges
  • "À diferença de outros jogos, nos quais o lucro constitui o propósito e a finalidade dos participantes, o xadrez por si só é recomendado aos sensatos, pelo fato de que suas batalhas simuladas terminam sem buscar prêmio ou honra alguma. Sem dúvida, é o jogo dos filósofos. Se deixarem que o tabuleiro de xadrez substitua o pano verde do carteado, notar-se-á uma enorme melhora na moral da comunidade."
- Paul Morphy
  • "Como um livro, o xadrez é um artefato da memória. Um conhecimento estruturado de padrões de informação."
- C.S. Soares
  • "O xadrez potencializa qualidades como a atenção e a concentração, o julgamento e o planejamento, a imaginação e a previsão, a memória, a vontade de vencer, a paciência e o autocontrole, o espírito de decisão e a coragem, a lógica matemática, o raciocínio analítico e a síntese, a criatividade, a inteligência, o estudo e o interesse por línguas estrangeiras. Em uma partida de xadrez são exercitadas duas visões de grande importância para o desenvolvimento da capacidade de abstração: a visão imediata e a visão mediata."
- C.S. Soares
  • "O xadrez é um jogo em que o jogador precisa levar em consideração as intenções do oponente e não apenas os seus próprios planos. É um jogo cruel. O menor erro pode arruinar os esforços de longas horas. O conflito é constante, desde o primeiro lance de uma partida. O xadrez não se joga com as mãos, mas com o intelecto."
- C.S. Soares

Nenhum comentário: