quinta-feira, 1 de agosto de 2013

ÉDER JOFRE ESTA COM ALZHEIMER EM GRAU MODERADO... FOI ACONSELHADO A EXERCITAR A MENTE: XADREZ - ÓTIMO EXERCÍCIO DA MENTE, DEIXA O ALEMÃO BEM LONGE... (ah - outro dia - no torneio da OAB/CAASP JOGUEI UMA ÓTIMA PARTIDA COM UM ADVOGADO TRICAMPEÃO PAULISTA - COM 97 ANOS - QUE, DEPOIS, RECORDOU TODOS OS LANCES E COMENTOU A DISPUTA...)

Diagnosticado com Alzheimer em grau moderado, Éder Jofre tem alta

Do UOL, em São Paulo

Eder Jofre55 fotos

54 / 55
Eder Jofre imita 1960 e comemora o primeiro título mundial do boxe brasileiro. Leia maisMaurício Dehò/UOL Esporte

VEJA TAMBÉM

O ex-pugilista Éder Jofre, campeão mundial em duas categorias nas décadas de 1960 e 1970, recebeu alta nesta terça-feira, depois de ser internado em São Paulo com uma crise de depressão. Os médicos diagnosticaram traços do Mal de Alzheimer, segundo o jornal Diário de S. Paulo, e ele fará exercícios e tomará medicamentos para retardar o desenvolvimento da doença.
Éder foi internado em 11 de julho na Santa Casa de Misericórdia, na Vila Mariana, após ter um quadro de mudança de comportamento com a família, onde morava. Ele estava deprimido pela morte da mulher, Cidinha, dois meses antes. Eles foram casados por 53 anos. Agora, voltou a morar com a filha Andréa.
Durante o fim de semana, Éder chegou a ficar longe do hospital, com a família, num teste para saber se ele já poderia ser liberado. "Ele está tomando os remédios e reagiu bem", explicou o filho Marcel Jofre.
Os médicos não ligaram o mal ao boxe diretamente. "Pode ser isso, ou pode ser algo da idade também. Afinal, ele parou há 37 anos e, depois de tantos exames, isso só foi aparecer agora. Não importa saber de onde isso veio, o importante é que ele pode ser tratado e continuar a ter uma boa qualidade de vida", adicionou Marcel.
Para retardar o desenvolvimento da doença degenerativa que provoca perda de memória, entre outros sintomas, ele foi orientado a praticar atividades manuais, como montar quebra-cabeças e desenhar. "Ficamos muito contentes quando, outro dia, ele desenhou minha mulher e eu a partir de uma foto nossa. Ele também fez um desenho do meu filho que ficou muito bom", disse Marcel.
Outro hábito de Éder, os treinos leves de boxe poderão ser mantidos. "Ele poderá continuar com isso, mesmo porque a atividade física também vai ajuda-lo bastante", concluiu ele.
Éder Jofre foi campeão mundial pela primeira vez em 1960, quando conquistou o cinturão dos galos. O Galo de Ouro também faturou o título dos penas em 1973, totalizado 78 lutas, com 72 vitórias, quatro empates e duas derrotas.

BANDA LESTICS GRAVOU O CLIPE DE "BAILE" COM O GALO DE OURO

Nenhum comentário: