segunda-feira, 27 de maio de 2013

OAB/CAASP - VII TORNEIO DE XADREZ - EM COMENTÁRIO OFICIAL...

7º TORNEIO OAB/CAASP DE XADREZ: JOGO DA CONCENTRAÇÃO E DO RACIOCÍNIO CONSOLIDA-SE ENTRE OS ADVOGADOS

7º TORNEIO OAB/CAASP DE XADREZ: JOGO DA CONCENTRAÇÃO E DO RACIOCÍNIO CONSOLIDA-SE ENTRE OS ADVOGADOS








O 7º Torneio OAB/CAASP de Xadrez reuniu no Clube de Xadrez de São Paulo, no dia 11 de maio, quase uma centena de advogados-enxadristas de diferentes cidades do Estado (foto ao lado). Disputada em categoria mista e modalidade rápida, pela qual cada jogador tem 20 minutos para pontuar, a competição premiou os 10 primeiros colocados e sorteou brindes entre os participantes. O evento foi prestigiado por dois ídolos do xadrez nacional: Giovanni Vescovi, grande mestre internacional e, atualmente, quarto melhor jogador do ranking brasileiro, e Lourenço João Cordioli, cinco vezes campeão paulista de xadrez.



Pela terceira vez, Cleber Moreira de Holanda sagrou-se campeão (foto abaixo, à esquerda).“O torneio tem mantido o alto nível técnico, o que torna as partidas tensas. É uma satisfação ganhar mais uma vez este torneio e, principalmente, ter oportunidade de rever os amigos”, descreveu o campeão. Odinovaldo Dino Bueno foi o vencedor entre os veteranos. “Fico emocionado só de poder estar novamente entre estes amigos”, destacou.



Única mulher a participar do 7º Torneio OAB/CAASP de Xadrez, Jamille de Jesus Matissen foi homenageada com um troféu especial. “Foi uma ótima oportunidade para trocar experiências e aprender novas jogadas”, declarou.



O evento foi aberto pelo presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo, Fábio Romeu Canton Filho. “Esta é mais uma modalidade em que buscamos a integração da advocacia. Desde seu lançamento, essa competição teve uma procura muito grande, o que demonstra o interesse e o acerto deste torneio”, declarou o dirigente.



“Tivemos um ótimo número de participantes. O que chama a atenção é a presença de novos competidores, o que demonstra que estamos no caminho certo”, observou o diretor responsável pelo Departamento de Esportes e Lazer da CAASP, Célio Luiz Bitencourt, que anunciou novidades para a modalidade: “Estamos estudando a possibilidade de, no futuro, disponibilizarmos um espaço onde o advogado interessado possa aprender e praticar o xadrez”.



Convidado especial do 7º Torneio de Xadrez OAB/CAASP, o advogado e quarto melhor jogador do ranking do xadrez brasileiro Giovanni Vescovi, que chegou a ser o melhor do mundo na categoria 12 a 17 anos, acompanhou as partidas finais da competição. “A iniciativa da CAASP possibilita o relacionamento dos advogados longe da pressão da atividade profissional”, aprovou Vescovi. Detentor do título de grande mestre internacional de xadrez, ele descreveu a relação entre o esporte e a profissão: “Um jogo de xadrez é, de forma lúdica, como o dia-a-dia do advogado. Afinal, estamos sempre pensando no que faremos e como seremos combatidos pelos oponentes nos tribunais”.



Cinco vezes campeão paulista



A presença de outro convidado também marcou presença no 7º torneio OAB/CAASP de Xadrez. Lourenço João Cordioli (foto abaixo, à direita)advogado homenageado pela OAB-SP por seus mais de 50 anos de advocacia e enxadrista há pelo menos 40, tem cinco títulos de campeão paulista de xadrez. Aos 96 anos, foi o mais velho dentre os participantes do 7º. Torneio OAB/CAASP de Xadrez e exemplo para os demais. “O xadrez é um elemento de educação e arte - e o homem se destaca dos animais pela arte”, filosofou o homenageado.



Classificação geral do 7º Torneio OAB/CAASP de Xadrez



 Cleber Moreira de Holanda

2º LuiZ Carlos Rodrigues

 Rodrigo de Deus Valente

4º Giuliano Guerreiro

 Estevão Tavares Neto

6º Marco Antonio do Amaral Filho

7º Rogério Mendonça de Carvalho

8º Arnor Serafim Júnior

9º Rubens Massami Kurita

10º Rubens Marcos Seidi



Melhor competidora feminina

Jamille de Jesus Matissen



Melhor competidor master

Odinovaldo Dino Bueno

Um comentário:

kuritovGM disse...

Meu caro amigo Dino, muito bom o seu blog. Parabéns, pelo blog, e pelo torneio! Um forte abraço! Rubens Kurita