sábado, 19 de maio de 2012

"Como um livro, o xadrez é um artefato da memória. Um conhecimento estruturado de padrões de informação."


  • "À diferença de outros jogos, nos quais o lucro constitui o propósito e a finalidade dos participantes, o xadrez por si só é recomendado aos sensatos, pelo fato de que suas batalhas simuladas terminam sem buscar prêmio ou honra alguma. Sem dúvida, é o jogo dos filósofos. Se deixarem que o tabuleiro de xadrez substitua o pano verde do carteado, notar-se-á uma enorme melhora na moral da comunidade."
Paul Morphy
  • "Como um livro, o xadrez é um artefato da memória. Um conhecimento estruturado de padrões de informação."
C.S. Soares
  • "O xadrez potencializa qualidades como a atenção e a concentração, o julgamento e o planejamento, a imaginação e a previsão, a memória, a vontade de vencer, a paciência e o autocontrole, o espírito de decisão e a coragem, a lógica matemática, o raciocínio analítico e a síntese, a criatividade, a inteligência, o estudo e o interesse por línguas estrangeiras. Em uma partida de xadrez são exercitadas duas visões de grande importância para o desenvolvimento da capacidade de abstração: a visão imediata e a visão mediata."
- C.S. Soares
  • "O xadrez é um jogo em que o jogador precisa levar em consideração as intenções do oponente e não apenas os seus próprios planos. É um jogo cruel. O menor erro pode arruinar os esforços de longas horas. O conflito é constante, desde o primeiro lance de uma partida. O xadrez não se joga com as mãos, mas com o intelecto."
C.S. Soares
  • "O adversário é um reflexo no espelho. O apelo irresistível à decifração de significados ocultos justifica a atração que o xadrez exerce renovadamente sobre os escritores. Vários são os autores que contemplaram o xadrez em suas obras, uma demonstração da sua importãncia para a literatura."
C.S. Soares
  • "Os jogos estão presentes em toda a história da humanidade. De todos os jogos do mundo, o xadrez é o único chamado, com toda a razão, de Jogo RealO Rei dos Jogos. Que elogio estimulante! A beleza singular do xadrez tem atraído as maiores mentes da história humana." ou
- Yasser Seirawan

Nenhum comentário: