sábado, 19 de novembro de 2011

XADREZ - HOJE - SEU INTERNACIONAL DIA; DO ÚTIL BLOG DO KRUGER: COMO VENCER NO BLITZ CHESS...

Como vencer uma partida de Blitz Chess?

Mestre dos tabuleiro,

O grande teórico Henrique Marinho, residente em Curitiba (natural de Campinas), me enviou as seguintes dicas de como jogar melhor partidas de xadrez relâmpago (até 5 minutos para cada jogador), também conhecido como ping, (ou ainda Blitz). Quem quiser mais artigos deste mestre basta clicar no site do Clube de Xadrez de Curitiba, lá tem varios artigos do maior teorico vivo no brasil atualmente!


A fonte das informações repassadas saio do site do MI jeremy silman (ja sitado aqui ni Blog); E as relatadas, foram dadas pelo GM Ziatdinov;


Segue as dicas já traduzidas:



1. O "ping" não é uma casa construída segundo o bom senso e a lógica.

2. Você deve ir onde deveria ir - esta é a melhor definição de "ping".

3. Examine a posição inicial com todas as peças em suas casas iniciais. Não há nenhum indício de luta e você não vai acreditar que em três ou quatro lances seria compelido a dizer: "Eu não posso ver tudo! Os segredos de estratégia e táticas de xadrez são um livro fechado para mim." Isso nunca deveria acontecer!
O xadrez é um jogo muito simples. Lembre-se, você nunca irá criar uma posição melhor do que a posição inicial. Mantenha-a desta maneira: primeiro jogue os peões, depois as peças por trás deles, este é o caminho certo para jogar "ping", e vem de Philidor com sua máxima: "Os peões são a alma do xadrez"

4. Não há lugar para a bondade no xadrez. Mostre bondade apenas para esconder suas reais intenções.

5. A primeira regra de abertura no "ping" é colocar as peças no centro. No entanto, se houver apenas uma peça no centro, ela será rapidamente expulsa, por isso você deve ter muitas peças no centro. Centralize peão, cavalos, bispos, e depois disso, leve-os para dentro da posição do adversária.

6. A coordenação das peças é um componente crucial no "ping". Coordenação significa que suas peças trabalham juntas para controlar mais casas do tabuleiro, assim como nas posições tipo "hedgehog". Após 1.e4 e5 mantenha o Bc1 mas se livre do Bf1.

7. Depois de alguns segundos a abertura acabou e entramos no meio-jogo. Existem poucas ferramentas para orientar o nosso jogo: (a) ataque numa ala; (b) ataque ao rei; (c) manobre; (d) faça planos estratégicos se tem intelecto, mas não é necessário no "ping"; se você não tem intelecto tenha vontade de vencer, esta ainda é melhor que o intelecto; (e) jogue um lance ativo de peão em direção à dama; (f) se você não sabe o que fazer, faça um lance estúpido e longo assim como mover uma peça de uma ponta a outra do tabuleiro. Há uma chance do adversário gastar tempo tentando encontrar as razões por trás de seu lance.

8. Enxadristas covardes nunca vencerão.

9. Lembre-se: o movimento da sua mão deve ser mais rápido que seus pensamentos.

10. Nunca vá para onde olha e nunca olhe para onde vai.

11. Se o seu oponente esquece de apertar o relógio, faça uma expressão contemplativa e comece a pensar como se fosse a sua vez - você vai ganhar tempo ou até mesmo ganhar no tempo.

12. Quando você chegar a um final faça qualquer movimento rápido no relógio, mas é preciso misturá-lo com movimentos estúpidos e longos no relógio.

13. Jogadores de xadrez são apenas seres humanos, nós nascemos para errar. Explore os erros do seu advarsário.

14. Querer jogar um xadrez perfeito é uma maneira perfeita de perder.

15. Lembre-se, qualquer cavalo pode tomar um bispo, mas não o contrário. No "ping" os cavalos são superiores aos bispos porque seus movimentos são tão imprevisíveis quanto "não naturais". Com tão pouco tempo os cavalos se tornam monstros.

Mais dicas da "teoria" do jogo de Blitz, existe um livro do ex-campeao americano de Blitz. Que estiver interessados, basta me enviar um email que estarei disponibilizando o arquivo Pdf.

Saudações enxadrísticas,

IK

Nenhum comentário: