domingo, 2 de outubro de 2011

ENXADRISTAS DE TODOS OS PAÍSES ESTAVAM FOCADOS NO BRASIL, EM S.PAULO, VEJAM OS MOTIVOS...

DOMINGO, 2 DE OUTUBRO DE 2011

Grand Slam 5ª rodada: Carlsen vence e adia decisão

Leandro Salles entrou na urna de vidro para fotografar lenda
Com a surpreendente vitória deMagnus Carlsen, 20 anos, com as peças pretas, ante o líder Vassily Ivanchuk, 42 anos, a decisão doGrand Slam de Xadrez se mantém em aberto até a próxima etapa, em Bilbao, Espanha, a partir de 5 de outubro.

Após a etapa brasileira, Ivanchuk ainda é o líder, com 10 pontos, mas sua derrota para Carlsen o impediu de abrir seis pontos à frente do GM Hikaru Nakamura, o segundo colocado, o que praticamente lhe garantiria o título do torneio.

Confira abaixo como a mídia tradicional acompanhou o último dia de evento no Parque do Ibirapuera, em São Paulo:

Jornal Nacional - TV Globo, 01/10

Campeonato mundial reúne jogadores de xadrez no Parque do Ibirapuera, em SP

Jogar xadrez exige concentração e silêncio. Um cubo, com parede dupla de vidro, foi desenvolvido para que o público possa assistir às partidas sem perturbar os jogadores. O torneio trouxe seis dos melhores jogadores do mundo ao Brasil.


SPTV 1ª edição - TV Globo, 01/10

Termina etapa brasileira do mundial de xadrez

Feras do Gran Slam se reúnem nesta tarde. Pela manhã foi a vez criançada. São estudantes de escolas públicas e particulares que aproveitaram a manhã de sol para jogar xadrez.



SPTV 2ª edição - TV Globo, 01/10

Vassily Ivanchuk é o campeão da etapa brasileira do Grand Slam de Xadrez

O ucraniano Vassily Ivanchuk venceu da etapa brasileira do Grand Slam de Xadrez que aconteceu no Parque do Ibirapuera, em SP.


Leia também:

Do Paraná On-line - 02/10
Grand Slam R5: O silêncio do cubo de vidro

Da Folha de S. Paulo - 01/10

Do G1 São Paulo - 01/10

Do Paraná On-line - 01/10

SÁBADO, 1 DE OUTUBRO DE 2011

Grand Slam 4ª rodada: Ivanchuk dispara após dia livre

Ucraniano derrotou Anand, Aronian e Vallejo Foto: SP Turis
O Grand Slam de Xadrez, etapa de São Paulo, vai chegando ao seu final. Após quatro rodadas, o ucraniano GM Vassily Ivanchuk lidera sozinho o torneio e já garantiu o título simbólico de 'campeão da etapa brasileira'.

Mesmo no dia livre (quinta-feira), as matérias sobre o Grand Slam de Xadrez continuaram repercutindo na mídia.

Para melhorar, Ivanchuk venceu a terceira partida consecutiva (a segunda com as peças pretas), disparou na liderança e atraiu ainda mais a atenção dos veículos de imprensa.

Nas redes sociais, os GMs Magnus Carlsen e Hikaru Nakamura rechearam seus twitters de mensagens sobre o Brasil e o torneio. Enquanto que o armênio GM Levon Aronian preferiu usar o dia livre para jogar basquete e, depois, jantar com amigos brasileiros. Anand caminhou pela cidade e aproveitou o sol.

Seguem alguns links da mídia tradicional:

Da Folha de S. Paulo - 30/09

Do Portal Paraná On-line - 29/09

Do Portal Terra - 28/09

Veja também:
Última rodada


Hoje, 1º de outubro, a partir das 15 horas, é a última rodada da etapa do Brasil. Faz muito sol na capital paulista e tudo indica que teremos um ótimo dia.

5ª rodada
Ivanchuk x Carlsen
Anand x Aronian
Nakamura x Vallejo

Grand Slam acaba hoje no Parque do Ibirapuera em SP

QUINTA-FEIRA, 29 DE SETEMBRO DE 2011

Terça-feira, 27/09/2011

Grand Slam de Xadrez acontece em São Paulo
Professores ensinam a modalidade no Ibirapuera e esperam conseguir adeptos



Magnus e Nakamura

Carlsen joga tênis no Rio de Janeiro
Enquanto o norueguês Magnus Carlsen protagonizou uma das cegueiras mais marcantes de 2011, pendurando uma peça limpa contra o espanhol Paco Vallejo, na 3ª rodada deste Grand Slam, o norte-americanoHikaru Nakamura jogou uma partida sólida e defensiva ("joguei como Kamsky", ele comentou), segurando o empate contra o armênio Levon Aronian.

Carlsen foi treinado por Kasparov e a relação de ambos ficou um pouco abalada porque o prodígio não aguentava a pressão que Kasparov lhe impunha, exigindo-lhe muito em treinamentos. Romperam o acordo rapidamente, um pedido de Carlsen ao seu pai, Henrik.

Uma informação levantada pelo jornalista Leontxo García, durante o Grand Slam, deu conta de que Kasparov está treinando agora a Nakamura, o que o norte-americano disse "não querer comentar", em entrevista coletiva aqui mesmo em São Paulo.

Quando questionado sobre o futuro de Carlsen no xadrez, Kasparov disse certa vez que ele estaria "envolvido demais com moda e outros assuntos extra-tabuleiro" para dedicar-se realmente ao esporte. Verdade ou não, antes de começar este Grand Slam, Magnus esteve no Rio, a passeio, onde jogou xadrez com a banda Red Hot Chili Peppers, assistiu a jogos de futebol, sua grande paixão, e jogou tênis no AABB-Rio (clique para ler o relato completo).

Estaria o jovem sempre-centrado Magnus Carlsen perdendo o foco enquanto o fanfarrão Hikaru Nakamura entrando nos eixos? É esperar para ver.

* * *
A notícia abaixo é da Revista Rolling Stone:



Carlsen enfrenta banda durante Rock in Rio
Leia também:

Nenhum comentário: