Terça-feira, 30 de Agosto de 2011 15:48
Corpo da mensagem
Boa tarde!!
Caro professor Marcos Natal.
Quero lhe parabenizar pela forma séria e didática que o Sr, trata o xadrez!
E saber se há outra fichas semelhantes para iniciantes??
Sou um professor de Ed. Física apaixonado pelo xadrez apesar de ser muito fraco como jogador!!
Me dedico a pesquisa para que os meus alunos aprendam com mais facilidade!!
Meu objetivo é usar o xadrez como ferramenta no processo ensino/aprendizagem, utilizando todos os fatores cognitivos que possam ser explorados!!
Seu material sempre é de muita valia!
att, Márcio Aurélio Vieira
De: Marcos Natal
Para: problemasdexadrez@yahoogrupos.com.br
Enviadas: Terça-feira, 30 de Agosto de 2011 7:20
Assunto: [problemasdexadrez] Ficha para avaliação enxadrística 1
Agora veja sua avaliação: Para o total de 20 pontos = você é um ótimo jogador de xadrez Se você ficou entre 16 e 19 pontos = você é um bom jogador de xadrez Se você ficou entre 12 e 15 pontos = você é um jogador regular de xadrez Agora, se a sua pontuação final está na faixa de 11 pontos ou menos = você precisa estudar mais um pouco as teorias do xadrez Respostas completas para os testes: Teste 01: 1.____,Nb3 ; 2.axb3,Qxa1+ se 2.Qd1,Nxa1 (garfo de Cavalo) Teste 02: 1.____,Rd1+ ; 2.Kh2,Qb8+ (garfo de Dama) Teste 03: 1.____,Bxd4+ ; 2.Kf1,Bxa1 ; 3.Bg5,Bf6 ; 4.Bxf6,Nxf6 se 2.Nxd4,Qe1++ (garfo de Bispo) Teste 04: 1.Qd2+,Kh7 ; 2.Rd7+,Rg7 ; 3.Rxa7,Rxa7 ; 4.c6,g5 ; 5.Qxg5 (garfo de Torre) --
Para: problemasdexadrez@yahoogrupos.com.br
Enviadas: Terça-feira, 30 de Agosto de 2011 7:20
Assunto: [problemasdexadrez] Ficha para avaliação enxadrística 1
Caros colegas,
Estou divulgando, neste momento, uma Ficha de Avaliação que poderá ser aproveitada pelos professores de xadrez em suas aulas.
Trata-se de um método bem simples que planejei para podermos medir os conhecimentos táticos de nossos alunos.
O interessante neste metodo é que o próprio aluno faz sua avaliação, e não o professor!
Deverão ser impressas três folhas tipo A4.
Inicialmente, o professor deverá entregar apenas as duas primeiras folhas aos seus alunos.
Na primeira folha irão as explicações do método.
Na segunda folha os testes propriamente ditos.
E, na terceira folha, a avaliação e as respostas completas dos testes.
Esta última folha só deverá ser entregue ao aluno após a conclusão de suas análises e a marcação das respectivas respostas dos testes.
Vejamos o conteúdo detalhado de cada uma destas folhas.
Folha número 1:
Procedimento básico Para cada teste: - procure a solução para a posição mostrada no diagrama; - confira sua resposta com os lances sugeridos na coluna “Lance”; - faça um círculo nos pontos referentes à sua resposta; - coloque o valor dos pontos na linha “Pontos Obtidos”; Para obter o total de pontos: - some todos os valores marcados na linha “Pontos Obtidos”; - coloque o total na coluna “Total Pontos”. Para saber sua situação enxadrística: - compare o valor da coluna “Total Pontos” com os valores marcados no item “Avaliação”.
Teste 01 | Teste 02 | Teste 03 | Teste 04 | |||||
Lance | Pontos | Lance | Pontos | Lance | Pontos | Lance | Pontos | |
5 | 5 | 5 | 5 | |||||
4 | 4 | 4 | 4 | |||||
3 | 3 | 3 | 3 | |||||
2 | 2 | 2 | 2 | Total Pontos | ||||
outros | 1 | outros | 1 | outros | 1 | outros | 1 | |
Pontos Obtidos | Pontos Obtidos | Pontos Obtidos | Pontos Obtidos |
Avaliação: 20 pontos = Ótimo jogador de 16 a 19 pontos = Bom jogador de 12 a 15 pontos = Jogador regular 11 pontos ou menos = Precisa estudar mais Folha número 2:
Teste 01 - O melhor lance para as pretas é:________ Teste 02 - O melhor lance para as pretas é:________
Teste 03 - O melhor lance para as pretas é:________ Teste 04 - O melhor lance para as brancas é:________
Folha número 3:
Confira suas respostas e os pontos conseguidos:
Confira suas respostas e os pontos conseguidos:
Teste 01 | Teste 02 | Teste 03 | Teste 04 | |||||
Lance | Pontos | Lance | Pontos | Lance | Pontos | Lance | Pontos | |
Nb3 | 5 | Rd1+ | 5 | Bxd4+ | 5 | Qd2+ | 5 | |
Bg4 | 4 | cxb3 | 4 | Qf6 | 4 | Qc6 | 4 | |
cxd5 | 3 | c3 | 3 | Re8 | 3 | Qxe5 | 3 | |
b5 | 2 | Rc5 | 2 | Bb6 | 2 | Qxg8 | 2 | Total Pontos |
outros | 1 | outros | 1 | outros | 1 | outros | 1 | |
Pontos Obtidos | Pontos Obtidos | Pontos Obtidos | Pontos Obtidos |
Observações:
O ideal seria que, após concluido o exercício, o professor discutisse com cada aluno as suas respostas e a sua opinião sobre o resultado do teste.
Toda semana poderia ser aplicado um teste semelhante e assim, ao final do mes, faríamos uma média do que foi encontrado nas semanas anteriores, avaliando-se, desta forma, a evolução do aprendizado como um todo.
Se for trabalhosa a montagem dos teste, pretendemos ajudá-los, publicando mais destas Folhas em nosso blog.
Um feedback de cada professor seria interessante para a continuidade e aperfeiçoamento deste nosso trabalho.
Contamos, portanto, com vocês!
Visite meus blogs!
Você vai gostar!
Exercícios de tática:
http://xadrezdomeujeito.blogspot.com/ Cartilha básica e curiosidades:
http://oficinadexadrez723.blogspot.com/ Ilustrações de xadrez:
http://ilustracoesdexadrez.blogspot.com/ Partidas de xadrez: http://muitaspartidas.blogspot.com/ Xadrez no cinema: http://xadreznocinema.blogspot.com/ Xadrez nos selos: http://xadreznosselos.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário