quarta-feira, 31 de agosto de 2011

COMUNIDADE NO ORKUT: XADREZ - amigos do DINO - que deverá ser reativada pelos enxadristas...

CONTINUANDO A HISTÓRIA DO XADREZ DE M.MIRIM


primeira | < anterior | próxima > | última mostrando 1-4 de 4
19/01/09
excluir

disponível Odinovaldo

CONTINUANDO A HISTÓRIA DO XADREZ DE M.MIRIM

Como diariamente fazíamos - na saudosa ORGANIZAÇÃO ABREU SAMPAIO de RÁDIOS AMs - sendo a RADIO CULTURA DE M.MIRIM a pioneira da organização, e onde nós por mais de 20 bons anos militamos, numa verdadeira escola da vida: já que o rádio na década de SESSENTA e início de SETENTA era o principal orgão de notícias de várias regiões do nosso imenso país. Na parte do sudeste paulista e sul das MINAS GERAIS - a RÁDIO CULTURA de M.Mirim - era - verdadeiramente - A MAIS OUVIDA, transmitia as notícas do dia - e nós que as escolhia. Logo - a parte esportiva - através da GAZETA ESPORTIVA - era que dava mais audiência. Logo - nós começamos a divulgar o grande MATCH ENXADRÍSTICO do século - o gênio americano - BOBBY FISCHER contra a poderosa escola russa- representada por BÓRIS SPASSKY.
Assim sendo, fomos falando da importância do esporte arte-ciência e despertando o interesse daqueles seres mais ávidos pelo aprendizado das novidades. Já que nós começamos a frequentar q saudosa ACADEMIA CAMPINIERA DE XADREZ - à rua Dr. Querino - 1250 - centro da cultural e bela cidade de Campinas - um dos grandes centros enxadrístico do Estado de S.Paulo. Lá - no início da década de setenta - fomos contemporâneos de Dr. Humberto Salles - De Nucci - Portilho (campeão brasileiro de Xadrez postal) - Tonegutti (grande amigo) - que qdo. presidente da FPX - levou nosso companheiro de equipe mogimiriano - Antônio Pádua Franco Filho (filho do nosso prof.de matemática - Pádua - velho Ms.Nora) a ocupar o cargo de diretor técnico da Federação Paulista de Xadrez.
Mas - após participarmos ativamente da até hoje saudosa ACADEMIA CAMPINEIRA DE XADREZ - começamos a organizar CAMPEONATOS de XADREZ em Mogi Mirim - já que à epoca - mesmo com imprensa tendo dado destaque ao grande MATCH DO SÉCULO - o xadrez mogimiriano ainda continuava sendo caseiro - exceção feita a algumas partidas entre os saudosos GASTÃO PINHO e NETINHO FRANCO - mas era um verdadeiro xadrez caseiro após alguns cafés. (cont. no próximo tópico...)
20/01/09
excluir

Cαrlos Schiemαnn

No alto de meus 13 ou 14 anos, não me recordo porém ao certo, fui "pegar" um ônibus para voltar da escola, quando me deparei com uma placa onde dizia-se ensinar a jogar xadrez para todos os níveis, o local era a academia de xadrez que funcionava aos fundos do escritorio de nosso mestre Odinovaldo Bueno, como aprendi a jogar com meu amigo Vagner,ou quase isso, pois comíamos o rei e jogavamos com reis e damas invertidos e abríamos o jogo com os peões de h, mas isso acredito ser assunto para outro tópico.
Continuando então, acabei conhecendo o mestre Odinovaldo Bueno e seu grande amigo Odir Buscarioli, logo em seguida conheci a maior promessa mogimiriana da modalidade Rafael Mantelatto, promessa essa que se tornou uma irrefutavel realidade diante do grande título de campeão brasileiro escolar, oque ainda não foi igualado nem pelo escritor dessa contribuição e nem muito provavelmente pelo leitor, oqual não deve levar o fato como uma ofensa e sim como um estimulo para trazer novas conquista para a nossa pequena porém talentosa cidade, agora continuando o raciocinio anterior a este breve pedido de desculpas,conheci muito outros que foram muito importantes não so para mim, mas para a evolução da modalidade na cidade, e em seguida apresentei a eles o meu grande amigo vagner, com o qual aprendi muito durante o nosso match e que diga-se de passagem não foi terminado, depois de algum tempo conhecemos o Flavio Novais o gual se juntou a nós e se tornou dos mais bem sucedidos enxadrista da região, e trazendo consigo nosso grande amigo Pedro Estapê e assim estava formada a equipe que trouxe entre tantas conquistas o terceiro lugar invicto dos joguinhos tirando campinas do podio, e o título mais recente de campeões regionais,sem citar inumeras conquistas inviduais.
12/02/09
excluir

disponível Odinovaldo

UM DISCÍPULO QUE NOS ORGULHA...

Carlos Schiemann - para nós - o alemaozinho do xadrez - sempre aguerrido, determinado e perseverante às suas metas. Sempre um vencedor e servindo - para nós que o temos como discípulo na arte de pensar - um exemplo de jovem que almeja sempre aquilo que quer. E importante que são boas coisas para ele e sua bonita família. Jovem que sabe respeitar ao opinião do outro e sabe ser amigo, por isso, tem bons amigos.
Parabéns pela sua iniciativa em trazer para esse FÓRUM um pouco da sua história. Continue relatando a importância do xadrez no seu sucesso. Sucesso na vida profissional e esportiva, já que muitos títulos de CAMPEÃO DE XADREZ trouxe para nossa cidade de MOGI MIRIM - além da cobiçada MEDALHA DE OURO NOS JOGOS REGIONAIS - sub 21.
Carlos Schiemann - você é um dos nossos alunos que muito nos orgulha - bem sucedido nos concursos, músico e compositor, adeptos da boa leitura e ótimo papo. Pois só tem conversa construtiva!
Para seres iguais a você - Alemaozinho - teremos todo tempo do mundo... Um fortíssimo abraço nosso... Odinovaldo Dino Bueno - visite nosso blog... www.xadrezdinobueno.blogspot.com -
16/02/10
excluir

Flávio"

Minha História

Bem serei breve.

Comecei a jogar xadrez quando criança, mas parei logo, ja quando estava nos meus 15 anos conheci o Dino e ai comecei a estudar mais xadrez (ano de 2004), participar de torneios e com isso veio as conquistas, ja em 2005 estava na equipe de Mogi dos jogaos regionais, onde ficamos em 5 lugar, em 2006 estava na equipe Vice Campeã dos jogos regionais, em 2007, fiquei sem jogar por causa do trabalho, mas em 2008 veio a consagração, levei a equipe de Mogi ao terceiro lugar dos Jogos da Juventude (fazendo 5 pontos em 6 4V e 2E), junto com o Rafael levamos Mogi a Conquista dos regionais (Fiz 4 pontos em 40, só não foi melhor o ano porque por causa dos vestibulares o rafael não pode ir aos jogos Abertos, onde estavamos desfalcados e mesmo assim ficamos em 15° lugar, (fiz 5 pontos em 7).

Bem após esses abertos eu parei de jogar, e este Ano de 2010 estou voltando a treinar e quero ir aos regionais novamente.

Mas só consegui tudo isto por causado Dino, Mestre muito Obrigado.

Flavio Novais. (este sapiente discípulo, exímio finalista, onde o cálculo não admite falha, deu exemplar entrevista sobre o fascinante JOGO DE XADREZ e um pouco da sua história no esporte arte-ciência na região de Mogi Mirim e Campinas - vejam a edição do JORNAL "O POPULAR" sábado - 20 de agosto de 2011 - Dino Bueno - o saber não ocupa lugar, faz o sapiente ocupar posição de consideração...) - Visitem a comunidade: XADREZ - amigos do DINO - ORKUT...

XADREZ e outras curiosidades: NOSSA HOMENAGEM AO XADREZ FEMININO: tributo à esp...

XADREZ e outras curiosidades: NOSSA HOMENAGEM AO XADREZ FEMININO: tributo à esp...: Na foto à direita - biblioteca de Mogi Guaçu - Jamile - incentiva a prática do xadrez - ao lado, à época, 1976, da garotinha Luciana O.Camas...

INSISTA NO SONHO.: A FAVOR DA FAXINA - 7 DE SETEMBRO - O BOM BRASIL I...

INSISTA NO SONHO.: A FAVOR DA FAXINA - 7 DE SETEMBRO - O BOM BRASIL I...: Ver todos 16.359 confirmaram presença Ana Carolina Vallim Fagundes Daniel Roriz Gonçalves Alcides Côrtes Munhoz Pollyana Recsky Eliana Corde...

Nome de Dilma em lista da Forbes indica posição do Brasil no mundo - CBN

Nome de Dilma em lista da Forbes indica posição do Brasil no mundo - CBN

NOSSO SABERLADINO: 'Não tenho dado sorte em entrevistas' - CBN

NOSSO SABERLADINO: 'Não tenho dado sorte em entrevistas' - CBN: 'Não tenho dado sorte em entrevistas' - CBN

FASCINANTE JOGO DE XADREZ E CURIOSIDADES

Xadrez e Vida (captada na coluna do amigo Helder Câmara)

As pessoas aprendem a jogar xadrez em idades diferentes, porém, sobre tudo, a maioria quando são crianças e jovens, chegam a ter muito interesse e passa todo seu tempo livre jogando. Logo, para alguns a atração diminui, e para outros, seu amor pelo jogo aumenta com o tempo. É desse último grupo, onde normalmente encontramos jogadores de primeira categoria, e logo candidatos a mestres e grandes mestres.

Que deveria fazer um jovem ao receber o título de mestre? Depois de tudo, a vida exige que ele cumpra suas obrigações de estudar e trabalhar. Onde se encontra o xadrez? Uma considerável experiência demonstra que o xadrez não está incluído no caminho dessas obrigações. Não é difícil combinar a atração pelo xadrez com o trabalho e o estudo. Minha experiência demonstrou que o mesmo não me desviou dos meus estudos no colégio e na escola, mas sim, que se tornou de uma verdadeira ajuda, já que desenvolveu os segredos do pensamento lógico.

Pode o xadrez ser uma profissão? Uma vez na Bulgária, um maestro de uma orquestra perguntou a Bondarevsky: “Diga-me, Grande Mestre, tens alguma profissão”? Este sorriu e perguntou ao maestro:

“Você tem uma”? O maestro compreendeu que sua pergunta não foi prudente e pediu desculpas.

Somos da firme opinião de que uma pessoa pode dedicar seus esforços ao jogo durante toda sua vida. O xadrez tem demonstrado merecer isto. Como aponta Botvinnik: “O xadrez não é inferior ao violino em nada, e nós temos um grande número de violinistas profissionais”. Ao mesmo tempo, não obstante, desejo advertir ao jovem leitor que quando este, dando seus primeiros passos no grande mundo, não deveria renunciar ao seu trabalho e estudos para concentrar-se somente no xadrez.

Muitas vezes encontro com os chamados “talentos não reconhecidos”, que por sinal não merecem esta pobre opinião.

O único sentido correto é combinar o trabalho (ou estudo, ou os dois) e suas atividades enxadrísticas. Somente quando você conseguir ser reconhecido como um Grande Mestre poderá dedicar-se por inteiro a arte do xadrez. Assim, a decisão exige que se pense seriamente. Você talvez não consiga conciliar trabalho e seu desenvolvimento enxadrístico, pela falta de estudos ou prática, além de que poderá encontrar divergências com sua família, e seus resultados em torneios poderão desanimá-los. Mas, não se der por vencido! Há exemplos, não poucos, de jogadores que são capazes, mesmo estudando muito em sua área ou muito ocupado em seu trabalho, de conseguir excelentes resultados em torneios.

Piense como un Gran Maestro (Pense como um Grande Mestre)

Alexander Kotov

terça-feira, 30 de agosto de 2011

XADREZ e outras curiosidades: KASPAROV - MUITA VERDADE SOBRE O MILENAR XADREZ......

XADREZ e outras curiosidades: KASPAROV - MUITA VERDADE SOBRE O MILENAR XADREZ......: Entrevista Kasparov para a Revista Veja Edição 1868 . 25 de agosto de 2004 Nos últimos dezenove anos, ninguém roubou do russo Garry Kaspa...

XADREZ e outras curiosidades: AGRADECIMENTO DE PROF. DE EDUCAÇÃO FÍSICA ...

XADREZ e outras curiosidades: AGRADECIMENTO DE PROF. DE EDUCAÇÃO FÍSICA ...: [problemasdexadrez] Ficha para avaliação enxadrística 1 Ocultar detalhes DE: marcio aurelio vieira PARA: problemasdexadrez@yahoogrupos.com...

AGRADECIMENTO DE PROF. DE EDUCAÇÃO FÍSICA ...

Corpo da mensagem

Boa tarde!!
Caro professor Marcos Natal.
Quero lhe parabenizar pela forma séria e didática que o Sr, trata o xadrez!
E saber se há outra fichas semelhantes para iniciantes??
Sou um professor de Ed. Física apaixonado pelo xadrez apesar de ser muito fraco como jogador!!
Me dedico a pesquisa para que os meus alunos aprendam com mais facilidade!!
Meu objetivo é usar o xadrez como ferramenta no processo ensino/aprendizagem, utilizando todos os fatores cognitivos que possam ser explorados!!
Seu material sempre é de muita valia!
att, Márcio Aurélio Vieira

De: Marcos Natal
Para: problemasdexadrez@yahoogrupos.com.br
Enviadas: Terça-feira, 30 de Agosto de 2011 7:20
Assunto: [problemasdexadrez] Ficha para avaliação enxadrística 1
Caros colegas,
Estou divulgando, neste momento, uma Ficha de Avaliação que poderá ser aproveitada pelos professores de xadrez em suas aulas.
Trata-se de um método bem simples que planejei para podermos medir os conhecimentos táticos de nossos alunos.
O interessante neste metodo é que o próprio aluno faz sua avaliação, e não o professor!
Deverão ser impressas três folhas tipo A4.
Inicialmente, o professor deverá entregar apenas as duas primeiras folhas aos seus alunos.
Na primeira folha irão as explicações do método.
Na segunda folha os testes propriamente ditos.
E, na terceira folha, a avaliação e as respostas completas dos testes.
Esta última folha só deverá ser entregue ao aluno após a conclusão de suas análises e a marcação das respectivas respostas dos testes.
Vejamos o conteúdo detalhado de cada uma destas folhas.
Folha número 1:
Procedimento básico Para cada teste: - procure a solução para a posição mostrada no diagrama; - confira sua resposta com os lances sugeridos na coluna “Lance”; - faça um círculo nos pontos referentes à sua resposta; - coloque o valor dos pontos na linha “Pontos Obtidos”; Para obter o total de pontos: - some todos os valores marcados na linha “Pontos Obtidos”; - coloque o total na coluna “Total Pontos”. Para saber sua situação enxadrística: - compare o valor da coluna “Total Pontos” com os valores marcados no item “Avaliação”.
Teste
01
Teste
02
Teste
03
Teste
04
Lance
Pontos
Lance
Pontos
Lance
Pontos
Lance
Pontos
5
5
5
5
4
4
4
4
3
3
3
3
2
2
2
2
Total
Pontos
outros
1
outros
1
outros
1
outros
1
Pontos
Obtidos
Pontos
Obtidos
Pontos
Obtidos
Pontos
Obtidos
Avaliação: 20 pontos = Ótimo jogador de 16 a 19 pontos = Bom jogador de 12 a 15 pontos = Jogador regular 11 pontos ou menos = Precisa estudar mais Folha número 2:
Teste 01 - O melhor lance para as pretas é:________ Teste 02 - O melhor lance para as pretas é:________
Teste 03 - O melhor lance para as pretas é:________ Teste 04 - O melhor lance para as brancas é:________
Folha número 3:
Confira suas respostas e os pontos conseguidos:
Teste
01
Teste
02
Teste
03
Teste
04
Lance
Pontos
Lance
Pontos
Lance
Pontos
Lance
Pontos
Nb3
5
Rd1+
5
Bxd4+
5
Qd2+
5
Bg4
4
cxb3
4
Qf6
4
Qc6
4
cxd5
3
c3
3
Re8
3
Qxe5
3
b5
2
Rc5
2
Bb6
2
Qxg8
2
Total
Pontos
outros
1
outros
1
outros
1
outros
1
Pontos
Obtidos
Pontos
Obtidos
Pontos
Obtidos
Pontos
Obtidos
Agora veja sua avaliação: Para o total de 20 pontos = você é um ótimo jogador de xadrez Se você ficou entre 16 e 19 pontos = você é um bom jogador de xadrez Se você ficou entre 12 e 15 pontos = você é um jogador regular de xadrez Agora, se a sua pontuação final está na faixa de 11 pontos ou menos = você precisa estudar mais um pouco as teorias do xadrez Respostas completas para os testes: Teste 01: 1.____,Nb3 ; 2.axb3,Qxa1+ se 2.Qd1,Nxa1 (garfo de Cavalo) Teste 02: 1.____,Rd1+ ; 2.Kh2,Qb8+ (garfo de Dama) Teste 03: 1.____,Bxd4+ ; 2.Kf1,Bxa1 ; 3.Bg5,Bf6 ; 4.Bxf6,Nxf6 se 2.Nxd4,Qe1++ (garfo de Bispo) Teste 04: 1.Qd2+,Kh7 ; 2.Rd7+,Rg7 ; 3.Rxa7,Rxa7 ; 4.c6,g5 ; 5.Qxg5 (garfo de Torre)
Observações:
O ideal seria que, após concluido o exercício, o professor discutisse com cada aluno as suas respostas e a sua opinião sobre o resultado do teste.
Toda semana poderia ser aplicado um teste semelhante e assim, ao final do mes, faríamos uma média do que foi encontrado nas semanas anteriores, avaliando-se, desta forma, a evolução do aprendizado como um todo.
Se for trabalhosa a montagem dos teste, pretendemos ajudá-los, publicando mais destas Folhas em nosso blog.
Um feedback de cada professor seria interessante para a continuidade e aperfeiçoamento deste nosso trabalho.
Contamos, portanto, com vocês!
--
Visite meus blogs!
Você vai gostar!
Exercícios de tática:
http://xadrezdomeujeito.blogspot.com/ Cartilha básica e curiosidades: