domingo, 31 de julho de 2011

ÚTIL RECADO A QUEM QUER SER GM NO MILENAR JOGO DE XADREZ...(uma das fascinantes artes para exercitar a mente...)

sábado, 30 de julho de 2011

As técnicas modernas de Treinamento de um jogador de Xadrez

Turma recebi por email do amigo enxadrista Julio Gonçalves no dia 03 /07/11, uma materia do site http://www.tabuleirodexadrez.com.br , que trata da organização de treinamento no xadrez.

Diga-se de passagem um site de xadrez muito bom, que eu ainda nao conhecia, mas indico!!


As técnicas modernas de Treinamento de um jogador de Xadrez.
Pela GM Irina Mikhailova, Treinadora,
TV Petrossian Chess Club (Moscou)


De acordo com o patriarca do xadrez soviético, Mikhail Botvinnik, os quatro princípios básicos que formam a força de um jogador de xadrez são: o talento no xadrez, um caráter forte, a saúde e a preparação especial. No entanto, nos últimos tempos alguns novos métodos de formação de jogadores de xadrez surgiram. Estes são identificados através do uso extensivo de software de xadrez e computadores pessoais. Infelizmente, a exploração de software e de outros recursos para fins de formação no xadrez raramente é explicado.
Alguns brilhantes resultados foram alcançados em um clube de Xadrez de crianças chamado T. Petrossian em Moscou onde, recentemente, trabalhei por seis anos pondo em pratica o uso de computadores no treinamento. Gostaria de compartilhar alguns exemplos e considerações deste processo de treinamento.

A preparação especial dos jovens jogadores de xadrez está sendo atualmente modificada devido às novas oportunidades que anteriormente não podia ser realizado devido a restrições tecnológicas.

- Em primeiro lugar, um instrumento excepcionalmente poderoso há aparecido no jogo de ferramentas dos jogadores de xadrez, o computador pessoal. Ele consegue muitas funções tais como a separação, sistematização e armazenamento de dados diferentes de xadrez (jogos, fragmentos, posições para análise), bem como a análise táctica de posições selecionadas de qualidade maior.

- Em segundo lugar, a intensidade dos exercícios no âmbito do treinamento e controle de testes que exigem solução tenha sido aumentada.

- Em terceiro lugar, o método de apresentação de material de treino é também maior; sua organização estrutural tem sido aprofundado em nível de complexidade e de orientação temática.

Devido à minha experiência cheguei à conclusão de que a aquisição de uma norma de MI pode ser uma tarefa realista para muitos alunos até em idade escolar.

Os computadores são o instrumento mais criativo e podem aumentar drasticamente a intensidade do processo de formação. Porém, trabalhando com um computador não é uma tarefa tão simples como poderia se supor. Portanto, o papel ativo e a responsabilidade de um treinador agora incluem a realização do novo estudo, já que é o treinador que planeja e organiza todas as etapas do processo de formação e treinamento.

Obviamente, o software de xadrez é o componente mais importante. Felizmente, o clube desfruta de uma relação comercial existente desde há muito tempo com um dos melhores fabricantes de software de xadrez do mundo – Convekta Ltd. O processo de formação num clube implica em realizar as necessidades individuais de aprendizagem de cada aluno. Geralmente somente 3 a 4 jogadores estudam numa classe simultaneamente.

Agora mostrarei detalhadamente um plano de formação desenhado para jogadores de xadrez jovens que desejam obter uma norma de MI. Ao começar a batalha por conseguir este alto título o jogador de xadrez deve compreender que este caminho é longo e espinhoso. Desde o começo as etapas devem ser bem definidas e estabelecidas, assim como os meios de conseguir o objetivo final e os objetivos intermediários. Somente a definição correta de todos os objetivos e tarefas permitirá avançar com sucesso ao longo das várias etapas.

Treinando e testando, 'linha base' antes do rating inicial de 2200 ser alcançado

A etapa inicial que chamamos condicionalmente a nossa 'linha base'.

O objetivo nesta fase é a de adquirir uma habilidade de jogo de cerca de Elo 2200.

Nesta fase um jogador de xadrez deve ter um repertorio de abertura testado com êxito que inclui 2 aberturas com as Brancas e 2 aberturas com as pretas. O jogador de xadrez tem que dominar táticas (uma taxa de 60-70 por cento de sucesso em resolução de problemas de uma dificuldade intermediaria), adquirir conhecimentos firmes sobre os fundamentos de estratégia do xadrez, ou seja. Como uma avaliação da posição é desenvolvida e quais são os seus componentes, esteja familiarizado com cerca de 15-25 planos comuns dos exemplos do xadrez clássico, conhecer finais típicos do xadrez: avaliação, plano de jogo e métodos táticos padrões de aproximadamente 250 posições de finais. É necessário adquirir as habilidades de trabalhar com um computador e um software de xadrez.

O processo de formação é organizado de acordo com carga de trabalho escolar e o estado físico dos alunos, cada um tem um horário individual.

Uma série de concursos e jogos de treinamento destina-se a facilitar uma melhor assimilação do que foi aprendido.

Depois de ter atingido sua "linha base", os jogadores começam com duração de 2 anos um curso de formação destinado a um deles alcançar o titulo de MI. É neste ponto que um registro claro é criado de quaisquer características relevante de cada jogador de xadrez. A fim de melhorar a qualidade do processo de formação, é elaborado um plano que, em nossa prática tem esta aparência:

1. O treinador, juntamente com o aluno desenvolva um diário individual para o horário do programa de treinamento. Aqui, os objetivos imediatos e de longo prazo são definidos.

2. Usando o diário do aluno, eu desenvolvo um horário flexível de cada uma das sessões de treinamento, e consultas. O software de xadrez Convekta Ltd oferece uma gama de atividade excitante para os jogadores, além de ser capaz de revelar o potencial criativo de cada aluno.

Desde então os jogadores de xadrez qualificados encontram diversos problemas em todas as fases de o jogo de xadrez - abertura, meio jogo e final, o programa inclui três partes:

- A etapa preparatória - a aquisição das habilidades e técnicas necessárias para trabalhar independente com o sistema de busca do Chess Assistant;

- O aprendizado e domino de determinadas partes da teoria do xadrez (táticas e combinações de xadrez, métodos de importância vital para jogar finais usando exemplos de estudos criativos, teoria e prática de jogar aberturas particulares). Aqui inclui o estudo de seções correspondentes da teoria do xadrez baseada na experiência criativa de jogadores especiais (A. Alekhine, M. Tal e outros) também está incluída. Tudo isso pode ser feito através da utilização dos programas adequados de xadrez;

- Partidas de treinamento com Programas, destinadas a assegurar o domínio dos conhecimentos adquiridos.

Durante o meu curso de Treinadores Escolares desenvolvi um sistema de treinamento com o auxílio do software de xadrez Convekta Ltd. Ele revelou-se particularmente eficaz para os jogadores que não conseguiram demonstrar as suas capacidades e potencialidades em um bom desempenho nas competições devido a vários motivos. Este sistema foi testado pela primeira vez em Vladimir Yevelev (nascido em 1983). Eu iniciei-me com ele, no início de 1998. Ele tinha então um rating ELO de 2220. E eu comentei a ele durante a nossa primeira reunião que ele tinha um potencial maior. O primeiro passo foi do próprio Vladimir compilar um dossiê sobre si mesmo, que deveria incluir uma história de suas experiências no xadrez e suas próprias observações.

Depois foi desenvolvido um programa de trabalho onde foram definidos os objetivos imediatos, a curto prazo e a longo prazo, e as tarefas. O objetivo a curto prazo mais importante era atingir um nível de performance em competições capaz de satisfazer as exigências da FIDE para obter o título de MI. Para começar nosso trabalho e lograr este objetivo, nós projetamos o calendário e os seus conteúdos e também a participação em diversas competições.

Vladimir disse mais tarde: "Felizmente, eu tinha apenas uma opção então - a confiar neste sujeito e utilizar a sua experiência e métodos. Nunca pensei sobre estas questões antes. Parcialmente, o processo de formação inclui a participação em alguns torneios xadrez ativo com o tempo de controles 15, 10 e 5 minutos por jogo".

Foi fácil trabalhar com Vladimir - havia então menos software de xadrez, mas o que nós tínhamos era simples de usar e perfeito, na sua qualidade.

Plano semanal de estudo individual em um computador turma 1998


SemanaHorasTemas e assunto
Segunda


2 0,5- Estudar aberturas com o Chess Assistant - Descanso

1- Resolver as posições táticas com o CT-ART

1- Estudar os problemas estratégicos com Estratégia
Terça2- Resolver estudos com Studies

0,5- Descanso

1- Jogar xadrez contra os programas Chess Genius ou Hiarcs

1- Resolver exercícios táticos com o CT-ART
Quarta


1- Estudar os problemas estratégicos com a Estratégia

1- Resolver exemplos de estratégia e exercícios utilizando Estratégia

0,5- Descanso

1- Jogar xadrez com o Chess Genius ou Hiarcs

1- Resolver posições táticas com o CT-ART
Quinta


2- Estudar aberturas com o Chess Assistant

0,5- Descanso

1- Resolver estudos com Studies

1- Resolver posições táticas com o CT-ART
Total16

É melhor quando planejamos sessões individuais de modo a ter em conta o estilo individual do jogador, o seu desempenho e perspectivas em torneio e atividades.

Utilizamos estes softwares de xadrez porque com ele conseguimos o seguinte:
- resolver combinações;
- resolver estudos (finais com posições com conteúdo tático);
- solução de problemas estratégicos;
- estudar posições típicas do meio jogo;
- estudar esquemas típicos de ataque contra o rei adversário;
- estudar métodos típicos de jogar na abertura;
- elaborar um repertório de abertura e desenvolver planos para a transposição para o meio jogo.

As complexidades das tarefas são organizadas pela força e vão aumentando de 10 pontos (principiantes) a 90 pontos (nível de GM).

Ao iniciar este trabalho em 1998, nosso plano básico de sessões de aprendizagem de xadrez no computador (uma semana, 4 horas por dia acadêmico) foi como apresentamos acima.

Posteriormente tarefas foram formuladas para Vladimir durante as várias fases do processo de formação ao longo dos próximos 2,5 anos:

- Tarefas a curto prazo - obter o título mestre FIDE e atingir um rating ELO de 2300; Um ano de formação (01/1998 a 01/1999). A lista de sessões de treinamento e de torneios programados é indicada a seguir (tabela 2).

- Tarefas a médio prazo - alcançar um rating ELO de 2400; o segundo ano de treinamento (01/1999 a 01/2000) e de obtenção do título MI. (VEJA A TABELA NO BLOG DO KRUGER....)

Nenhum comentário: