Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1875-1971) FEPASA (1971-1979) | ||
MOGI-MIRIM Município de Mogi-Mirim, SP | ||
Linha-tronco original - km 72,759 | ||
Inauguração: 27.08.1875 | ||
Uso atual: Centro de Aperfeiçoamento do Magistério | sem trilhos | |
Data de construção do prédio atual: n/d | ||
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875, tendo chegado até o seu ponto final em 1886, na altura da estação de Entroncamento, que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações foram feitas desde então, tornando o leito da linha atual diferente do original em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951, 1960, 1964, 1972, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas, que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da Fepasa. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular pela linha. | ||
A ESTAÇÃO: Inaugurada em 1875, a estação de Mogi Mirim foi uma das primeiras da Mogiana. Fica próxima à área central da cidade, e está desativada desde que os trilhos foram retirados, em 1979, com a construção da variante Guedes-Mato Seco. Desta estação saía o ramal de Itapira, que chegava até Sapucaí, já em Minas Gerais. Há, fora da cidade, uma estação "nova", "padrão Fepasa", ACIMA: Comboio da Mogiana na estação de Mogi-Mirim em 1953 (La Vie du Rail, França - cortesia Roland Baraud). construída na variante. Funcionou um bom tempo como terminal rodoviário, depois de desativada em 1979. Em 2007, a Prefeitura a restaurou e a transformou em um Centro de Aperfeiçoamento do Magistério, "reinaugurando-a" em 19 de maio desse ano. (veja também MOGI-MIRIM-NOVA) VEJA A ESTAÇÃO RESTAURADA EM 2006 (Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; José Flavio Simone; A. C. Belviso; Roland Baraud; La Vie du Rail, França, 1953; Relatórios oficiais da Mogiana, 1874-1969; Diário da Manhã, Ribeirão Preto, 1979; IBGE, 1956; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) | ||
segunda-feira, 9 de maio de 2011
MOGIANA - A SAUDADE DAS FERROVIAS: INAUGURAÇÃO 1875...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário