Aos sete anos, enxadrista prepara-se para campeonato mundial
Competir com jogadores com idade superior à sua virou rotina para o garoto Enzo Garcia Kina, de sete anos. O enxadrista será o representante mais jovem de Catanduva no Campeonato Mundial de Xadrez da Juventude 2011, que será realizado em novembro, no município de Caldas Novas, em Goiás.
A competição vai receber jogadores das categorias Sub-8, Sub-10, Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18. Kina credenciou-se para participar da competição ao conquistar o vice-campeonato na categoria Sub-08 no Brasileiro de Xadrez, realizado no mês passado, em Catanduva.
Atleta da equipe Colegião/CXC, este ano o jogador conquistou títulos paulistas, além de destacar-se em competições regionais. “Meu objetivo principal é transformar-se em Mestre de Xadrez”, disse.
O técnico de Kina, José Antônio Souza Júnior, vê potencial no garoto. “Trata-se de um jogador diferenciado cujo potencial precisa ser desenvolvido. Sem dúvida trará bons frutos no futuro, tanto para Catanduva quanto para o país”, analisou.
Tanto o técnico quanto o jogador disse não saber qual o nível dos atletas que vai encontrar na competição. “Nunca ninguém disputou a competição Mundial, com jogadores de vários países. Será um grande desafio”, falou Júnior. Além de Kina, devem representar Catanduva nesta competição Rafaela Buainain (3ª colocada no brasileiro de menores), Luís Paulo Supi, Caio Garcia Kina e Fernando Oliveira.
Investimento
A estrutura da competição em Caldas Novas vai selecionar apenas os melhores enxadristas do Brasil. Desta forma, a participação de Kina está condicionada ao pagamento de um pacote de R$ 7 mil, que já inclui todas as despesas. “Trata-se de uma grande competição, e por isso que os custos são considerados altos. O valor dá direito a um acompanhante, que no caso será um familiar de Kina”, disse Júnior, que cogita realizar uma rifa para ajudar o garoto. “Vamos em busca de parceiros também”, salientou.
Todos os participantes, inclusive pais, técnicos, observadores e parentes são obrigados a permanecer nos hotéis oficiais. O acesso às áreas de jogo, local do evento e hotéis será permitido somente a pessoas credenciadas pela organização.
Preparação
Enzo começou no Xadrez aos quatro anos e teve como principal resultado o vice-campeonato brasileiro escolar. “Tenho treinado duas horas por dia como forma de preparação para a competição”, comentou o garoto, que fez mistério quanto ao seu estilo de jogo. “Prefiro não dizer para não dar pistas aos meus adversários”, brincou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário