domingo, 6 de março de 2011

MORREU GRANADO, QUE LEVOU GUEVARA NA GARUPA DA MOTOCLICLETA, NO FILME DE W.SALLES...

Memória

Companheiro de viagem de Che Guevara morre em Cuba

Alberto Granado, de 88 anos, levou o aspirante a guerrilheiro na garupa na viagem que inspirou filme 'Diários de Motocicleta'

Alberto Granado

Alberto Granado (Javier Galeano/AP)

Morreu neste sábado, em Cuba, o argentino Alberto Granado, de 88 anos. Há meio século, Granado acompanhou o guerrilheiro comunista Ernesto "Che" Guevara em uma viagem pela América do Sul que inspirou um livro e, mais tarde, o filme Diários de Motocicleta. Sem fornecer detalhes sobre a causa da morte, a TV estatal cubana informou apenas que o corpo seria cremado e as cinzas, espalhadas por Argentina, Cuba e Venezuela.

Em 1951, Granado pilotou uma moto britânica Norton, em péssimas condições mecânicas, com Guevara na garupa. A longa viagem teria inspirado Guevara a procurar a guerrilha de Fidel Castro e a ingressar no grupo armado que derrubou à força o ditador cubano Fulgêncio Batista, em 1959.

O guerrilheiro comunista foi capturado em 8 de outubro de 1967, escondido numa grota da Bolívia. "Não disparem. Sou Che. Valho mais vivo do que morto", disse aos soldados do Exército boliviano. Estava enganado: foi assassinado pelos militares. Morto, virou um mito a alimentar a ilusão do comunismo, tantas vezes esfacelada pela realidade.

Dirigido pelo cineasta brasileiro Walter Salles, o filme Diários de Motocicleta é baseado no livro de memórias de Granado, intitulado Com Che pela América do Sul. Bioquímico de profissão, o argentino chegou a Cuba em 1961, convidado por Guevara. Nunca mais saiu da ilha, que, desde 1959, também não se livrou da ditadura dos irmãos Castro.

Nenhum comentário: