domingo, 27 de fevereiro de 2011

SIMULTÂNEAS E SUAS IDEIAS: UMA BOA POLÊMICA...

Jogar xadrez já não é tarefa tão simples. Imagine então jogar xadrez com mais de um adversário?

Em meio às estratégias, táticas e técnicas do jogo é necessário um bom tempo de reflexão para que haja uma sucessão de jogadas de forma consciente. Mesmo assim, grandes jogadores de xadrez conseguem de uma só vez, distribuir todos estes métodos em várias partidas ao mesmo tempo. As partidas simultâneas são realizadas da seguinte forma:

O desafiador realiza um lance em cada partida com adversários diferentes de forma seqüencial até que volte ao primeiro jogo dando continuação com a realização de jogadas em seus respectivos tabuleiros. Desta feita, ele executa suas jogadas baseadas no melhor lance que julga encontrar na posição.

As partidas simultâneas se constituem em um importante fator no desenvolvimento do Xadrez, tanto do ponto de vista quantitativo como qualitativo. Muitos jovens podem nascer ou serem descobertos nas Simultâneas. O fato de um Mestre enfrentar 20 a 30 aficionados (média "normal"), que geralmente são estudantes e juvenis, provoca neles – e até em seus pais - um entusiasmo tal que os incentivam à prática e à superação enxadrística.

Bem concebida e organizada, a Simultânea de Xadrez é uma atividade muito instrutiva para o simultaneado, que aprende de sua partida, adquire experiência e é uma boa oportunidade para avaliar seu nível de jogo diante de um adversário superior.

RECORDES

O Grande Mestre brasileiro Gilberto Milos Junior bateu a marca de partidas simultâneas no Brasil. Em outubro de 1999 ele jogou contra 193 jogadores durante 9 horas consecutivas de jogo em Goiânia-GO.

simultanea.jpg

O detentor do recorde mundial é o grande mestre búlgaro Kiril Georgiev bateu o, ao disputar 360 partidas no dia 21 de fevereiro do ano passado. Georgiev enfrentou jogadores de todas as idades, venceu 280 partidas, empatou 74 e perdeu seis, numa maratona de 14 horas e 8 minutos, que começou sábado e terminou somente no domingo.

IMG3080.jpg

Segundo estimativas, Kiril Georgiev percorreu mais de 20 quilômetros, de um tabuleiro a outro durante o percurso total. Ele quebrou a marca atual da grande mestre Susan Polgar em 2005, na Flórida que era de 326 jogos, dos quais venceu 309, empatou 14 e perdeu três, em 16 horas e 30 min.

Mesmo disputando com vários adversários, o esforço físico destes jogadores é bem maior do que o esforço mental.

Nenhum comentário: