sábado, 27 de novembro de 2010

BOM EXEMPLO, TEM QUE SER MOSTRADO... TODA ENTREVISTA, NO SABERLADINO.BLOGSPOT.COM ...

José Alencar passa bem após cirurgia

Dom, 28 Nov, 08h15

O vice-presidente José Alencar reagiu positivamente após ser submetido ontem a uma cirurgia para correção de uma obstrução intestinal no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. O procedimento durou cerca de cinco horas. O chefe de gabinete do vice-presidente, Adriano Silva, disse que Alencar passa bem.


De acordo com boletim médico divulgado pelo hospital no início da tarde, o procedimento foi feito por meio de "ressecção do principal segmento do intestino comprometido". O comunicado informa ainda que "a cirurgia atingiu seus objetivos".

A cirurgia foi conduzida pelos médicos Raul Cutait e Ademar Lopes. Em seguida, Alencar foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cardiológica. O hospital marcou para hoje uma entrevista coletiva para dar mais esclarecimentos sobre a cirurgia e o estado de saúde do vice-presidente.

O quadro de saúde de Alencar tem se agravado desde o início do mês. Ele ficou internado por 24 dias no Sírio-Libanês, entre outubro e novembro e, na semana retrasada, sofreu um enfarte agudo do miocárdio, tendo sido submetido a um cateterismo.

Alencar, que tem 79 anos e luta contra um câncer na região do abdome há 13, está internado no Sírio-Libanês desde o último dia 23. Esta foi a 16.ª cirurgia à qual o vice-presidente se submete. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

*É penoso para o senhor praticar a humildade?

Jose Alencar - Não, porque a humildade se desenvolve naturalmente no sofrimento. Sou obrigado a me adaptar a uma realidade em que dependo de outras pessoas para executar tarefas básicas. Pouco adianta eu ficar nervoso com determinadas limitações. Uma das lições da humildade foi perceber que existem pessoas muito mais elevadas do que eu, como os profissionais de saúde que cuidam de mim. Isso vale tanto para os médicos Paulo Hoff, Roberto Kalil, Raul Cutait e Miguel Srougi quanto para os enfermeiros e auxiliares de enfermagem anônimos que me assistem. Cheguei à conclusão de que o que eu faço profissionalmente tem menos importância do que o que eles fazem. Isso porque meu trabalho quase não tem efeito direto sobre o próximo. Pensando bem, o sofrimento é enriquecedor..

*Essa sua consideração não seria uma forma
de se preparar para a morte?

JA - Provavelmente, sim. Quando eu era menino, tinha uma professora que repetia a seguinte oração:
"Livrai-nos da morte repentina"..
O que significa isso? Significa que a morte consciente é melhor do que a repentina. Ela nos dá a oportunidade de refletir.

*O senhor tem medo da morte?

JA - Estou preparado para a morte como nunca estive nos últimos tempos. A morte para mim hoje seria um prêmio.
Tornei-me uma pessoa muito melhor. Isso não significa que tenha desistido de lutar pela vida. A luta é um princípio cristão, inclusive. Vivo dia após dia de forma plena, até porque nem o melhor médico do mundo é capaz de prever o dia da morte de seu paciente. Isso cabe a Deus, exclusivamente.

Nenhum comentário: