sábado, 2 de outubro de 2010

Boa aula - colaboração do incentivador da arte de pensar - MARCOS NATAL -
Vejam que muitas vezes o tabuleiro enxadrístico nos apresenta esta situação: importante é saber usar que se tem neste universo de sessenta e quatro casas. Portanto: pense e, se encontrar dificuldades, passe o cursor entre os colchetes, logo abaixo. Pratique um belo xadrez, o verdadeiro exercício da mente!!!
Na posição mostrada pelo diagrama abaixo, são as brancas que jogam:
FEN : r4rk1/1q1nbppp/p1b1pn2/1p6/1P5Q/2N1BNP1/P3PPBP/2RR2K1 w
Brancas jogam.
Tema tático: Ataque descoberto
Nível de dificuldade: Difícil
Os dois lados desenvolveram bem suas peças e mantêm, mesmo que a distância, certo equilíbrio no controle do centro do tabuleiro.
Para combater o fianqueto na ala do Rei branco, as pretas resolveram alinhar seu Bispo de casas claras com sua Dama, lutando, desta maneira, pelo controle da grande diagonal h1-a8 e por um possível ataque sobre o Bispo branco de g2.
As brancas, por sua vez, apostam mais no domínio que seu par de Torres exerce sobre as duas colunas abertas c e d, ao mesmo tempo em que deslocam sua Dama para h4, tentando, talvez, um ataque sobre o Bispo preto posicionado em e7 e sem defesa de outras peças amigas, ou um assalto ao roque preto via h7, contando, claro, com o apoio de seu Cavalo que seria levado até g5.
Enfim, não há, neste instante, nenhum detalhe que nos mostre um possível desequilíbrio de forças na posição.
Esse fato só aconteceria se um dos lados fosse mais ousado e empreendesse um plano de ataque mais agudo, contando com uma combinação de peças de ataque.
Você, meu amigo, sendo o jogador de brancas nesta partida, como agiria neste instante?
Que plano adotaria para desequilibrar a partida a seu favor?
Solução:
[ 1.Rxd7,Bxd7 ; 2.Ng5,Qb8 ; 3.Bxa8,Qxa8 ; 4.Nxh7,Nd5 ; 5.Bg5,Rc8 ; 6.Bxe7,Nxc3 ; 7.Nf6+,gxf6 ; 8.Bxf6 ]

Nenhum comentário: