quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Nas nossas várias décadas de trabalho com a arte de pensar, as maiores dificuldades que encontramos, normalmente, foi criar afinidade do discípulo para unir as forças no tabuleiro, ou seja, o espírito de união no potencial de defesa e ataque (cada peça exercendo sua força total), semelhante as equipes bem sucedidas. Essa útil colocaboração do sapiente enxadrista Marcos Natal, vem reforçar, na prática, o tema: A MELHOR DEFESA, AINDA É O ATAQUE, DESDE QUE..."REEXAMINANDO, CONSTANTEMENTE, O CÁLCULO ELABORADO!!!" Psiu - na dúvida, nobre seguidor e pensador, consulte a resposta, passando o cursor entre os colchetes...
Nos três exercícios apresentados em seguida, o tema tático é sempre "Ataque ao roque", que alguns autores também chamam de "Destruição da defesa adversária", entre outros nomes.
O que importa é que o princípio básico é sempre o mesmo, ou seja, um ataque surpreendente e quase sempre decisivo para um dos lados.
O nível de dificuldade dos três exercícios também foi escolhido e é o "Médio".
Vamos tentar achar as soluções?
Diagrama 1
FEN : 3q2k1/3b2r1/1p1p4/p1n2p2/1PPNpPrp/P3Q3/1R3RPP/5BK1 b
Pretas jogam.
Tema tático: Ataque ao roque
Nível de dificuldade: Médio
As pretas abdicaram totalmente do seu sistema defensivo e resolveram partir "prá cima" das brancas.
Note como os Peões pretos da ala do Rei estão avançados (e4,f5,h4) e como o jogador de pretas conseguiu alinhar suas duas Torres na coluna g, que ficou semi aberta, após a saída de seu próprio Peão desta coluna.
Não fosse só por isso, ainda podemos ver a Dama preta de olho na casa h4 e o Bispo preto de casas claras protegendo o seu Peão f4, que se tornou o alicerce de todo esse ataque preto.
Claro que este tipo de atitude adotada pelo jogador de pretas está sujeita a perigosas surpresas, como, por exemplo, um contra ataque do adversário, aproveitando o total "abandono" em que se encontra o monarca preto.
Para não correr este risco, é necessário que não se perca a iniciativa do jogo, fazendo sempre lances contundentes, que façam o adversário pensar mais em sua defesa do que no seu ataque.
É exatamente este o caso da posição mostrada pelo diagrama acima.
As pretas precisam executar um lance agressivo, que mantenha suas peças no ataque e que não dê chances para as brancas pensarem em algo diferente, que não seja sua própria sobrevivência na partida.
Aí é que entra a minha pergunta: se você fosse o tal jogador de pretas, e levando em consideração tudo o que foi dito acima, que lance faria agora?
Diagrama 2
FEN : r4r2/q1pb1pkp/1p1p2p1/2nPpP1P/2P1P3/p1N2P2/PP1Q4/2KR1BR1 w
Brancas jogam.
Tema tático: Ataque ao roque
Nível de dificuldade: Médio
Uma partida com roques opostos, onde as pretas resolveram investir no ataque utilizando a coluna a, tendo alinhado aí sua Dama e uma de suas Torres, enquanto que adiantava bastante seu Peão (a3), tentando fazer dele uma peça "furadora de roque adversário".
Entretanto, neste momento do jogo, as pretas precisam tomar mais cuidado com sua defesa do que com seu ataque pois, ao investir suas forças na ala da Dama, deixou praticamente indefesa a ala do Rei, fato que as brancas estão aproveitando muito bem!
Note como os Peões brancos em f5 e h5 pressionam a casa g6, cujo Peão preto nela posicionado se encontra cravado pela Torre branca de g1.
A Dama branca, disfarçadamente, fica de olho em uma possível viagem até g5 ou h6, praticamente detonando, desta forma, a defesa adversária.
Bom, na posição atual mostrada, a iniciativa está com as brancas, então precisamos resolver o que fazer para não permitir a continuação do ataque preto na ala da Dama, ao mesmo tempo que sufocamos o adversário na ala do Rei.
O que você jogaria se fosse o jogador de brancas nesta partida?
Diagrama 3
FEN : 1k1r1b2/1pqb1p2/p1nppp2/8/N2NPP2/2R1Q1P1/PPP1B2r/1K1R4 w
Brancas jogam.
Tema tático: Ataque ao roque
Nível de dificuldade: Médio
Neste exercício encontramos uma posição onde os dois jogadores optaram por fazer o roque maior.
Surpreendentemente, enquanto esperávamos uma feroz batalha na ala contrária aos roques, ou seja, na ala do Rei, o que encontramos aqui é justamente a ala da Dama sendo palco de uma disputa entre os dois "exércitos".
Observe que somente as pretas posicionaram uma isolada e indefesa Torre na coluna h (h2), enquanto que as brancas e o restante das peças pretas se concentram no lado contrário do tabuleiro.
As duas defesas, aparentemente, parecem bem sólidas e talvez seja preciso um lance mais arrojado de um dos lados para provocar uma ruptura neste equilíbrio!
As brancas estão dando uma indicação de que pretendem executar este "arrojamento" e o detalhe que mostra isso é o posicionamento não muito corriqueiro de uma de suas Torres na casa c3, com a "expulsão" do Cavalo, normalmente "dono" desta casa, para a4.
Você seria capaz de nos dizer qual seria, então, o plano branco de ataque?
Diga aí, rapidinho!
Soluções:
Para o diagrama 1:
[ 1.____,Rg3 ; 2.hxg3,hxg3 ; 3.Rfd2,Qh4 ; 4.Nf3,exf3 ; 5.gxf3,Re7 ; 6.Qd4,Bc6 ]
Para o diagrama 2:
[ 1.f6+,Kh8 ; 2.Qh6,axb2+ ; 3.Kb1,Ne6 ; 4.dxe6,Rg8 ; 5.hxg6,Qxa2+ ; 6.Nxa2 se 1.____,Kxf6 ; 2.Qg5+,Kg7 ; 3.h6+,Kg8 ; 4.Qf6,axb2+ ; 5.Kb1,Ne6 ; 6.dxe6,Qxa2 ; 7.Nxa2,Rad8 ; 8.Qg7++ ]
Para o diagrama 3:
[ 1.Bxa6,Rh5 ; 2.g4,Rc5 ; 3.Nxc5,dxc5 ; 4.Nxc6+,Bxc6 ; 5.Rd3 se 1.____,bxa6 ; 2.Rb3+,Nb4 ; 3.Rxb4+ se 1.____,Qa5 ; 2.Rxc6,Qxa4 ; 3.Nb5,Bxc6 ; 4.Qa7+ ]

Nenhum comentário: