sexta-feira, 30 de julho de 2010

76ª Final do Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez: Giovanni é campeão pela sétima vez!

O Campeonato Brasileiro de Xadrez de 2009 foi realizado em Americana, interior paulista, entre os dias 02 e 11 de dezembro de 2009. Esta foi a 76ª edição do torneio máximo do calendário nacional e contou com a participação de 12 finalistas, com um rating médio de 2469 pontos.

Como de costume o torneio foi disputado em 11 rodadas no sistema schuring (todos contra todos), e o ritmo de jogo foi de 1h30 para cada jogador, com acréscimo de 30 seg por lance. Particularmente acho que esse ritmo não é o ideal e aparentemente a opinião geral internacional é a de que o xadrez precisa voltar a ritmos mais tradicionais, com pelo menos um controle (mais 30 minutos, p ex) após o lance 40.

Fora isso, a grande novidade foi o local de jogos: o zoológico de Americana! Há quem tenha achado surpreendente ninguém ter pensado nisso antes – afinal, o enxadrista é mesmo um animal estranho! Mas brincadeiras à parte, foi uma experiência interessante. Nós jogamos em uma sala envidraçada nova, que normalmente é utilizada para atividades literárias e culturais. A propósito, eu já passeei muito com minha família neste zoo na época em que morei em Americana. Quem estiver de passagem pela região não vai se decepcionar se fizer uma visita.

Os classificados para a Final deste ano eram, de acordo com o regulamento da CBX, os quatro primeiros colocados no campeonato anterior (os Grandes Mestres: Diamant, Vescovi, Fier e Leitão), os cinco classificados da Semifinal do Brasileiro (Máximo Iack Macedo, MI Bittencourt, MF Yago Santiago, MF Carlos Barreto, MF Roberto Molina), dois convidados da CBX (GM Gilberto Milos, MI Everaldo Matsuura) e um convidado do organizador (MI Krikor Mekhitarian).

Vamos aos resultados. Felizmente fiquei com o título, o sétimo de minha carreira (93, 99, 00, 01, 06, 07), ao somar 8,5 pontos. A prata ficou com o GM Gilberto Milos e o bronze com o MI Krikor Mekhitarian, que merece destaque pela excelente performance e pela conquista da norma de GM. Olhando em retrospectiva, um dado me chama a atenção: mais uma vez o convidado do organizador tem excelente resultado. Em 2008 o campeão foi André Diamant. Neste ano Krikor chegou a acariciar o título, mas desta vez eu não bobeei e aproveitei minha chance no confronto direto.

Nenhum comentário: