domingo, 13 de junho de 2010

XADREZ: AULA IMPERDÍVEL...

Parabéns ao grande colaborador Marcos Natal - que incentiva o esporte arte - nos enviando, diariamente, ótimos diagramas, como material de excelente qualidade ao nosso blog.
Nesta postagem, de boa didática, o nosso discípulo da arte de pensar, vai constatar e praticar a arte de atacar a posição adversária, criando vários caminhos. Vai aprender, com arte, que antes de conhecermos bem nosso lance, devemos examinar( exaustivamente) a melhor defesa ou até um contra ataque do adversário. Pois - nas nossas décadas de ensinamento dessa arte - nunca nos cansamos de dizer:"Mais importante que o nosso lance... é sabermos o que de melhor o adversário poderá responder!" Assim é a vida: coloque-se no lugar do outro... Por isso que falamos sempre: "Se o Bush filho soubesse jogar xadrez, em bom nível (recordando o tempo da guerra fria - Rússsia e Est.Unidos da América), não cometeria o erro contra as forças do Saddam. Usaria, como John Kennedy e outros usaram - contra os calculistas russos - a ameaça de poderio maior. Pois quem conhece bem a arte do xadrez; tem consciência que A AMEAÇA é tão eficiente que não há necessidade de se chegar às vias da triste EXECUÇÃO. Por isso que O XADREZ TEM SUA CONSIDERAÇÃO MILENAR..."
Mas - voltemos aos tabuleiros verde e branco e as belas posições que você, discípulo da arte de pensar, vai descobrir as maravilhas desse passatempo praticado por respeitados reis. Também por pessoas singulares, tais como:Benjamin Franklin (que o prativa por muitas horas) até ao papa João Paulo II - que era exímio enxadrista.
Estimados discípulos - se alguma dificuldade encontrar - passem o cursor entre os colchetes e pratiquem esta nobre aula...

Probleminhas de mate em dois lances bem fáceis para alegrar o Domingo:
(passe o cursor sobre os espaços entre os colchetes para ver as soluções)
Brancas jogam e dão mate em dois lances.
Solução: [
  1. Qd4+ Qxd4
  2. Nc6 mate or
  1. Qd4+ Rd7
  2. Qxd7 mate or
  1. Qd4+ Qd6
  2. Nc6 mate or
  1. Qd4+ Ke7
  2. Qf6 mate

    but be careful
  1. Qf6+ Qe7+
  2. Qxe7 Rxe7+
  3. Be6 Rxe6 mate
    Note there are a number of variations all leading to a black win
    ]
Pretas jogam e dão mate em dois lances.
Solução: [
  1. ..... h3+
  2. Kh1 g2 mate

(Note if black plays e1= then either stalemate will occur for a Queen or a Rook, or black cannot mate in two for a kNight or Bishop) ]

Brancas jogam e dão mate em dois lances.
Solução: [
  1. Qh6+ Kg8
  2. Qh8#
  1. .... Kxh6
  2. g8=N# ]
Brancas jogam e dão mate em dois lances.
Brancas jogam e dão mate em dois lances.
Solução: [
  1. Be6+ Ke8
  2. Rg8# ]
Mais probleminhas destes:
ou então visite:
http://xadrezdomeuj eito.blogspot. com

Brancas jogam e dão mate em 1 lance.

Nenhum comentário: