terça-feira, 29 de junho de 2010

O CRIATIVO ARNALDO JABOR E PARTE DE SUA ÚTIL CRôNICA, NO ESTADÃO, DIA 29 DE JUNHO...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou esta segunda (28) que as cidades mais castigadas pelas chuvas dos últimos dias, que deixaram pelo menos 52 mortos nos estados de Alagoas e Pernambuco, serão reconstruídas em outros locais.Escrevemos constatemente que O HAITI É POR AQUI - quando vemos congresso e governo, disputando espaço para ajudar os haitianos e neglegenciando com os daqui. Mas - vejamos quem, enxadriscamente vê lá na frente e escreve verdades inteligentes - ARNALDO JABOR diz "os homens criaram este Haiti aqui" - reeditamos tópicos da singular crônica... do Jabor...O autor não é Deus, não é a natureza: os homens teceram esta desgraça de agora, mas por uma distribuição de causalidades inexplicáveis que cria o crime sem sujeito - uma difusa culpa que acaba inocentando todos.
No entanto, a verdade brasileira aparece nestas tragédias visíveis - soterramentos, alagamentos, bebês morrendo em berçários de hospitais assaltados.
Por outro lado, a verdade sempre esteve ali, silenciosa, dissimulada nos miseráveis vilarejos de Alagoas e Pernambuco, na paz trágica do nada, na mansidão da ignorância, no silêncio da miséria seca, aquela paz vazia que tranquiliza ladrões e demagogos, a paz da ignorãncia de vassalos toscos e obedientes.
Este parágrafo é alertador: A catástrofe se arma para futuras tragédias, com a má utilização dos bilhões de dólares que entram em nossa economia, canalizados para países emergentes, pois estão sendo SUGADOS PELO ESTADO INCHADO E INCHANDO.

Nenhum comentário: