domingo, 27 de junho de 2010

Ex-campeão mundial de xadrez bate Evo Morales em apenas três minutos


  • Evo Morales (esquerda) encara Karpov durante o confronto realizado no Palácio do Governo boliviano

    Evo Morales (esquerda) encara Karpov durante o confronto realizado no Palácio do Governo boliviano

Ex-campeão mundial de xadrez e um dos principais nomes da modalidade, o russo Anatoly Karpov disputou uma partida diferente nesta quarta-feira. Na cidade de Laz Paz, na Bolívia, fez divertido duelo diante do presidente boliviano Evo Morales, como forma de incentivar a prática nas escolas do país sul-americano.

“A presença dele é um sonho em nosso país. É uma forma de incentivarmos o xadrez em nossas escolas”, disse o presidente boliviano, amante da modalidade e que afirmou ter aprendido a praticá-la sozinho, por meio de um dicionário.

A partida durou apenas três minutos - 12 jogadas. O russo escolheu as peças pretas e as mexia com muita velocidade, enquanto Morales pensava bastante antes de qualquer ação. Após o 12º lance, o presidente não jogou após algum tempo de espera e deu por encerrado o confronto.

Antes do celebrado duelo, os dois trocaram tabuleiros de xadrez, com o presidente entregando um com motivos Incas ao russo. Após o embate, Karpov, que ostentou o título de campeão mundial de 1975 a 1985, deu algumas dicas de movimentos para o presidente Evo Morales e se mostrou contente com o convite.

“Eu acho que nunca um campeão mundial atingiu tais alturas", disse de forma bem humorada o russo após o encontro, referindo-se aos 3.640 metros acima do nível do mar da cidade de La Paz, que embora não seja a capital do país, abriga a sede do governo da Bolívia.

Anatoly Karpov está em turnê pela América do Sul e visa incentivar a prática do xadrez entre as crianças, principalmente nas escolas. Seu duelo contra Evo Morales foi acompanhado por vários adolescentes que, após o confronto, também enfrentaram o ex-campeão mundial no salão principal do Palácio do Governo boliviano, local do evento.

Nenhum comentário: