segunda-feira, 29 de março de 2010

UM POUCO DA HISTÓRIA DO XADREZ MOGIMIRIANO E DICAS ÚTEIS PARA SER CHEGAR AO PÓDIO NA ARTE ENXADRÍSTICA....

Dominar as tres fases é muito importante:abertura, meio jogo e final. Esta última, depende muito de vários conhecimentos e domínio do sistema nervoso, pois, geralmente, luta-se contra o relógio: imagine, pensar exato, calcular combinações com pressão do tempo. Portanto, o enxadrista deve treinar muito os finais. Já que saber finalizar, conhecer a teoria do quadrado, oposição dos monarcas em distância longa e bem próxmos... Aprendizado elementar, que nos colocamos à disposição dos nobres seguidores e admiradores do esporte arte-ciência. Vamos praticar um xadrez de ótimo nível.
Nossos discípulos, com boa dedicação, disputam títulos nacionais, com dois deles que chegaram a ser campeão brasileiro: Rafael Mantelato - em 2006 - campeão brasileiro escolar e Adolfo Henrique Fantinato - brasileiro - pela união dos ceramistas do estado.
As mulheres também vão muito bem no esporte mental: Edda Maranezzi Caixeta Bornelli - sexto no vigésimo brasileiro em 1979; Luciana Orrin Camassari - décimo e Jamile M.André Bueno, minha esposa, juntamente com as retrocitadas, conquistaram MEDALHA DE OURO NOS REGIONAIS POR MOGI GUAÇU - SUMARÉ 1981 E, EM 1991 - EM S.JOÃO DA BOA VISTA - POR MOGI MIRIM. Apos virem conquistando prata e bronze em anos anteriores - nas cidades de Piracicab, Itapira, Americana e outras que sediaram Jogos Regionais da Região Leste do Estado de S.Paulo.
Nós usamos sempre este método de ensino: cuidar bem do alicerce (abertura) - dividir bem e colocar a atenção sobre boas paredes (meio jogo) e efetuar a arte do acabamento, onde a beleza da arquitetura (como sempre diz o grande enxadrista e arquiteto de renome nacional - nosso amigo Hélvio Guatelli) é realçada e jamais esquecida por aqueles que apreciam e sabem valorizar os contornos de uma obra de arte de excelente qualidade!
Vamos à prática para deixar bem gravado e. ao final, anotar as dicas do incentivador do bom xadrez - Marcos Natal...
Três exercícios de tática para treinamento.
No primeiro diagrama, jogam as pretas:
FEN : 1r3k1r/pPp3p1/ 3q1n2/2b3p1/ 4p1b1/1B1P2P1/ PPPQ1P1P/ RNB2RK1 b
As pretas jogam e dão mate em três lances.
Nível de dificuldade: Fácil
No segundo diagrama, jogam as pretas:
FEN : 5rk1/1p6/q2P3p/ 2p2rp1/p1nbQ3/ P1N3BP/1PR1B1P1/ 4K3 b
Temas táticos: Garfo de Cavalo e Xeque descoberto
Nível de dificuldade: Médio
O Rei branco está no centro, por isso as pretas envolveram todas suas peças em um forte ataque.
As duas Torres estão alinhadas na coluna f, o Bispo de d4 corta uma provável rota de fuga do monarca branco, enquanto que a Dama e o Cavalo pretos estão bem posicionados, avançando através da ala da Dama.
Como você, jogando de pretas, daria continuidade a essa partida?
No terceiro diagrama, também jogam as pretas:
FEN : 4r1k1/pp3p1p/ 3p1q2/2pP3B/ P2brB2/6Pb/ 1PQ2RNP/R5K1 b
Tema tático: Cravada absoluta
Nível de dificuldade: Difícil
O Bispo de casas escuras das pretas está cravando a Torre branca de f2.
Enquanto isso, o outro Bispo preto, o de casas claras, pressiona o Cavalo branco de g2, tentando aliviar o dominio que esse Cavalo tem sobre a casa e1, desejada pelas Torres pretas.
Jogando com as pretas, que lance você faria nesse momento, dando continuidade ao ataque de suas peças?
Soluções:
Para o primeiro diagrama:
[ 1.____,Qxg3+ ; 2.hxg3,Bf3 ; 3.dxe4,Rh1++ se 2.Kh1,Bf3++ ou Qxh2 ou Rxh2 ]
Para o segundo diagrama:
[ 1.____,Rf1+ ; 2.Bxf1,Rxf1+ ; 3.Kxf1,Nd2+ ; 4.Ke1,Nxe4 ; 5.Nxe4,Qd3 ; 6.Re2,Qb1+ ; 7.Kd2,Qxb2+ ]
Para o terceiro diagrama:
[ 1.____,Qf5 ; 2.Qd1,Bxf2+ ; 3.Kxf2,Bxg2 ; 4.Qg4+,Qxg4 ; 5.Bxg4,Rxf4+ ; 6.gxf4,Bxd5 ; 7.Rd1,Bc6 se 2.g4,Qxf4 ; 3.Nxf4,Re1+ ; 4.Rxe1,Rxe1+ + ]
Participe também de nossos outros grupos:

Nenhum comentário: