quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

CRIATIVOS LANCES NOS DIAGRAMAS ENXADRÍSTICOS...

Um treino leve:
(feliz escolha do colaborador Marcos Natal - posições excelentes)
Diagrama 1
FEN : 3q2r1/pp2bbp1/ 5p2/3k3p/ B2P1B2/2P3PQ/ P2N1P1P/6K1 w
Jogam as brancas.
Eu diria que o melhor lance para as brancas, nesta posição, é o 1.Bb3+ pois ele espeta o Rei preto e depois eu capturo o Bispo de f7 que está solto.
O que você acha desse meu plano?
Concorda comigo?
Diagrama 2
FEN : 8/pp1B2pp/5pr1/ 3k3r/8/R1P3P1/ PP3P1P/6K1 w
Jogam as brancas.
Eu digo a vocês, com toda certeza, que, nessa posição, as brancas podem escolher entre dois tipos de espeto para fazer o seu lance.
Quais são esses dois espetos que elas poderão fazer agora?
Diagrama 3
FEN : 8/8/2K5/k7/7r/ 8/8/2Q5 b
Jogam as pretas.
Parece que as pretas estão perdidas nesta partida, não é mesmo?
Rei e Dama das brancas contra Rei e Torre das pretas, não dá para encarar!
Mas, será que não teria um jeito de arrancar pelo menos um empate nesta partida?
Eu acho que sim!
Como se faz para conseguir isso?
Soluções:
Para o diagrama 1:
[ O melhor lance para as brancas, nessa posição, é dar o mate com 1.Qf5++ ]
Para o diagrama 2:
[ Primeiro espeto: 1.Be8 capturando pelo menos uma das Torres pretas.
Segundo espeto: 1.Ra5+,Kd6 ; 2.Rxh5 ]
Para o diagrama 3:
[ 1.____,Rc4+ ; 2.Qxc4 empate por afogamento ]

Nenhum comentário: