terça-feira, 15 de dezembro de 2009

UMA IDEIA NA CABEÇA E UM TABULEIRO NA MÃO, USE A RAZÃO E APRENDA A LIÇÃO...

O grande colaborador Marcos Natal - incentivador da arte de pensar - fornece aos seguidores do nosso blog as consequências de não se dar valor aos pequenos peões... Montem a partida e aprendam como jogar xadrez coordenando as forças e planejando um belo final!

1.e4,e5 ; 2.Nf3,Nc6 ; 3.Bc4,Bc5 ; 4.c3,Nf6 ; 5.d4,exd4 ; 6.cxd4,Bb6
FEN : r1bqk2r/pppp1ppp/ 1bn2n2/8/ 2BPP3/5N2/ PP3PPP/RNBQK2R w
Jogam as brancas.
As pretas já perderam o controle do centro e, além disso, por negligenciar o lance 4.____,d6, permitiram que as brancas montassem um centro de grande mobilidade. O desenvolvimento das pretas, portanto, pode ser classificado como sendo um adiamento do avanço de Peões.
Continuando:
7.d5,Ne7 ; 8.e5,Ne4 ; 9.d6,cxd6 ; 10.exd6,Nxf2 ; 11.Qb3
FEN : r1bqk2r/pp1pnppp/ 1b1P4/8/2B5/ 1Q3N2/PP3nPP/ RNB1K2R b
Jogam as pretas.
O jogo das pretas ficou totalmente bloqueado pela falta de desenvolvimento do Peão d.
11._____,Nxh1 ; 12.Bxf7+,Kf8 ; 13.Bg5
FEN : r1bq1k1r/pp1pnBpp/ 1b1P4/6B1/ 8/1Q3N2/PP4PP/ RN2K2n b
E, apesar de terem capturado uma Torre branca, as pretas são forçadas a abandonar a partida.

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