sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

NOTÍCIAS DO MAIS RECENTE BRASILEIRO DE XADREZ

O Campeonato Brasileiro de Xadrez de 2009 foi realizado em Americana, interior paulista, entre os dias 02 e 11 de dezembro de 2009. Esta foi a 76ª edição do torneio máximo do calendário nacional e contou com a participação de 12 finalistas, com um rating médio de 2469 pontos.

Como de costume o torneio foi disputado em 11 rodadas no sistema schuring (todos contra todos), e o ritmo de jogo foi de 1h30 para cada jogador, com acréscimo de 30 seg por lance. Particularmente acho que esse ritmo não é o ideal e aparentemente a opinião geral internacional é a de que o xadrez precisa voltar a ritmos mais tradicionais, com pelo menos um controle (mais 30 minutos, p ex) após o lance 40.

Fora isso, a grande novidade foi o local de jogos: o zoológico de Americana! Há quem tenha achado surpreendente ninguém ter pensado nisso antes – afinal, o enxadrista é mesmo um animal estranho! Mas brincadeiras à parte, foi uma experiência interessante. Nós jogamos em uma sala envidraçada nova, que normalmente é utilizada para atividades literárias e culturais. A propósito, eu já passeei muito com minha família neste zoo na época em que morei em Americana. Quem estiver de passagem pela região não vai se decepcionar se fizer uma visita.

Os classificados para a Final deste ano eram, de acordo com o regulamento da CBX, os quatro primeiros colocados no campeonato anterior (os Grandes Mestres: Diamant, Vescovi, Fier e Leitão), os cinco classificados da Semifinal do Brasileiro (Máximo Iack Macedo, MI Bittencourt, MF Yago Santiago, MF Carlos Barreto, MF Roberto Molina), dois convidados da CBX (GM Gilberto Milos, MI Everaldo Matsuura) e um convidado do organizador (MI Krikor Mekhitarian).

Vamos aos resultados. Felizmente fiquei com o título, o sétimo de minha carreira (93, 99, 00, 01, 06, 07), ao somar 8,5 pontos. A prata ficou com o GM Gilberto Milos e o bronze com o MI Krikor Mekhitarian, que merece destaque pela excelente performance e pela conquista da norma de GM. Olhando em retrospectiva, um dado me chama a atenção: mais uma vez o convidado do organizador tem excelente resultado. Em 2008 o campeão foi André Diamant. Neste ano Krikor chegou a acariciar o título, mas desta vez eu não bobeei e aproveitei minha chance no confronto direto.

Giovanni Vescovi
Giovanni Vescovi
Minha primeira partida foi contra o MI capixaba Jorge Bittencourt. Foi uma partida onde assumi alguns riscos na abertura, e provavelmente na mão de um jogador mais forte o resultado teria sido diferente. Mas neste torneio Bittencourt seguramente receberia o troféu suicida – a quantidade de posições ganhas ou empatadas que ele perdeu não cabem numa mão.

Na segunda rodada enfrentei o MF Molina. O representante de Minas Gerais não saiu triste do torneio. Afinal, com boas vitórias sobre os GMs Fier e Diamant, Molina conseguiu sua norma definitiva e título de Mestre Internacional! Na nossa partida Molina optou por uma defesa sólida, mas acabou perdendo num lindo final de damas onde as brancas ganham por zugzwang!

Na terceira rodada joguei aquela que considero tecnicamente a minha melhor partida do torneio, ao vencer de pretas numa Siciliana variante Kalashnikov (acho que é esse o nome) o MI Matsuura. Everaldo é um jogador experiente e sólido, mas não jogou um bom torneio este ano.

Meus confrontos com os representantes do Rio Grande do Norte ocorreram na quarta e sexta rodadas. Em ambas as partidas joguei com as peças pretas e consegui a vitória após aberturas pouco usuais. Barreto jogou sem maiores ambições, mas a partida contra Máximo Macedo foi muito interessante e exigiu muita energia. Macedo terminou o torneio na última colocação, mas na minha opinião ele poderia ter tido um resultado bem melhor. A falta de experiência em torneios de alto nível pesou.

Um dos confrontos mais esperados pela comunidade enxadrística brasileira era sem dúvida minha partida contra Fier na quinta rodada. O jovem talento começou o ano de 2009 muito firme, mas aparentemente se cansou com o excesso de viagens e torneios, e seus resultados recentes jogaram pela janela o trabalho anterior. Este torneio não foi exceção e Fier perdeu mais rating. Uma pena e um sinal de alerta para que ele tire o aprendizado necessário desta experiência. Fui surpreendido com a escolha das pretas – Defesa Benoni. Gastei muito tempo e deixei de apertar um final com leve vantagem, cedendo o primeiro empate.

Na sétima rodada, contra Diamant, mais uma vez gastei muito tempo na abertura e de certo modo não arrisquei como deveria, concordando com o empate por repetição. Esse tipo de atitude quase sempre é um sinal de alerta para o jogador. Vencedores não podem se sentir inseguros. A punição veio logo na rodada seguinte.
Tamanho da fonte
Leitão – Vescovi
Camp. Brasileiro (8), Americana 2009 (SUGESTÃO NOSSA, DO REDATOR DO BLOG, COLOQUE NO TABULEIRO ESTA PARTIDA... E CONHEÇA SOBRE A ARTE DO XADREZ...)

1.d4 Cf6 2. c4 e6 3.Cf3 b6 4.g3 Ba6 5.Dc2 Bb4+ 6.Bd2 Be7 7.e4 d5 8.cxd5 Bxf1 9.Rxf1 exd5 10.e5 Ce4 11.Cc3 Cxc3 12.bxc3 Cc6 13.c4 Dd7 14.Rg2 Td8 15.Thd1 0-0 16.Tac1 dxc4 17.Dxc4 Cxd4 18.Be3 c5 19.Bxd4 cxd4 20.Txd4 De8 (até aqui o terreno era conhecido, afinal a primeira partida de alto nível com o lance 7.e4 foi Vescovi-Fier, São Paulo 2007) 21.Txd8 Dxd8 22.e6 (eu não esperava essa definição rápda, pois as brancas conseguem leve vantagem do modo que joguei com Fier. Agora a resposta correta é evidentemente 22...Da8, mas eu joguei rapidamente) 22...Bf6?? 23.exf7+ Txf7 24.De6 e as pretas abandonaram pois não há como evitar a invasão da torre branca e grande perda material.

Essa derrota foi resultado de uma cegueira tática com raízes mais profundas oriundas do empate sem luta contra Diamant. A essa altura Krikor conquistava mais uma vitória e me passava por meio ponto na classificação geral. O torneio de Krikor merece uma análise em separado e quem quiser saber mais pode visitar o Blog do Krikor. Após perder a primeira rodada de forma bastante elementar para Diamant ninguém poderia imaginar que ele se recuperaria como o fez. Acho que a vitória sobre Leitão logo na segunda rodada foi a injeção de ânimo que ele precisava. A verdade, no fundo, é que no xadrez tem torneios em que certas pessoas estão inspiradas. O ano de 2009 não foi nada animador para Krikor, mas inexplicavelmente neste torneio as vitórias vinham uma após a outra. Até mesmo o empate com Milos poderia ser facilmente um ponto inteiro, não fosse um par de imprecisões relativamente simples. Com a vitória sobre Matsuura na oitava rodada Krikor concluia uma incrível sequencia de 6,5 em 7 e conquistava sua norma de GM.


Krikor Mekhitarian
Krikor Mekhitarian

Não vem ao caso conjeturar o que se passou na cabeça de meu adversário na nona rodada, mas talvez o fato de ter conquistado a tão sonhada norma de GM tenha baixado o nível de concentração. Eu procurei fazer minha parte e minha estratégia de pressionar um longo final se mostrou eficiente – apesar de tecnicamente não ter sido muito boa. Eu não levantei da cadeira e no final Krikor “cracked under pressure” e pendurou um peão. Acho que o match Kasparov-Karpov me inspirou para essa partida, pois de certa forma lembra um pouco o modo como Karpov ia e voltava até o adversário se auto-destruir.

Com essa vitória bastava jogar com determinação contra o pernambucano Yago, que certamente estava sem a menor animação após um longo e difícil torneio. Dito e feito, após uma abertura descuidada eu logo consegui leve vantagem representada pela luta do cavalo contra bispo mau das brancas, embora ainda houvesse muitas dificuldades, que foram abreviadas com um deslize tático de meu adversário. Na última rodada enfrentaria Milos com as peças brancas e precisando de um empate, razão pela qual optei por uma linha sólida e bastante empatativa da Defesa India da Dama.

Gilberto Milos
Gilberto Milos

Com essa conquista acabei levando mais alguns pontinhos de rating e com isso devo subir um pouco mais no ranking mundial. Como bem notaram alguns participantes e familiares, só ficou faltando o troféu e a cerimônia de encerramento. Aparentemente o fato de transmitirem as partidas online dá a impressão aos organizadores de que não estamos sozinhos. Menos mal que havia alguns pavões e garças soltos ali perto para se despedirem de nós.

Quem quiser conhecer um pouco mais da história dos Campeonatos Brasileiros, recomendo o site www.brasilbase.pro.br

Campeonato Brasileiro 2009 – classificação final

1. Giovanni Vescovi SP 8,5
2. Gilberto Milos Jr. SP 8,0
3. Krikor Mekhitarian SP 7,5
4. Rafael Leitão SP 7,5
5. Alexandr Fier SP 6,5
6. André Diamant SP 6,5
7. Roberto Molina MG 5,0
8. Everaldo Matsuura SP 4,5
9. Jorge Bittencourt ES 3,5
10. Yago Santiago PE 3,0
11. Carlos Alberto Barreto Filho RN 3,0
12. Máximo Iack Macedo RN 2,5

Nenhum comentário: