domingo, 13 de dezembro de 2009

Grandes radialistas e suas histórias...


Aos que militaram no rádio, que sempre fez escola e lançou muita gente na munda das comunicações...

Em Mogi Mirim - um pioneiro do rádio na região, além de incentivar os cinemas de Conchal e Itapira e criar uma coluna no centenário jornal A COMARCA -ORLANDO BRANZATTO - O PINTACA FEZ MUITA ESCOLA: E QUEM ENSINA O QUE SABE, SEMPRE APRENDE MAIS! E ORLANDO FOI MESTRE E DEIXOU BONS DISCÍPULOS. DENTRE VÁRIOS DISCÍPULOS, SUA INTELIGENTE FILHA, ROSANA JÚLIA BRONZATTO DE AZEVEDO, QUE MANTEM, IN MEMORIAM, COM TODAS QUALIDADES, POR MAIS DE 4 ANOS, A ÓTIMA COLUNA JORNALÍSTICA DO SEU SAUDOSO PAI.

Pintaca - que registrava os fatos - na imprensa falada e escrita, hoje nos inspira a recordar bons momentos, como bem disse a simpatica Rosana, filha do saudoso amigo - Orlando Bronzatto:"SENTIR SAUDADE É SAUDÁVEL, PORQUE NOS ACOMETE PELA FALTA DE PESSOAS QUE NOS MARAVILHARAM, DE UMA FORMA OU DE OUTRA, E QUE NOS DEIXARAM ÓTIMAS E INDESTRUTÍVEIS IMPRESSÕES. ORA, NÃO SENTIMOS SAUDADE OU FALTA DE QUEM NOS FEZ MAL. Sábias palavras e feliz conclusão da inteligente Rosana Júlia Megiatto Bronzatto de Azevedo.


O rádio sempre nos inspira:O RÁDIO DESPERTA A IMAGINAÇÃO E ESTIMULA A ARTE DE PENSAR E NOS FAZ RECORDAR DOS FABULOSOS ERROS RADIOFÔNICOS... "Certa vez... e outro dia o grande Mário Salgado Lima - que,tbém passou pela Rádio Cultura de Mogi Mirim, lembrou-se do grande Bororó - a maior voz num locutor de um metro e meio... que das muitas - além de dizer que seu patrão tinha ido passar as férias nas praias de Minas Gerais: deveria ler o texto “Para o bebê, nesse calor atroz,Talco Ross”, saiu com esta: “Para o bebê, nesse calor ATRÁS, Talco Ross”.

3 comentários:

Unknown disse...

Odinovaldo, agradeço pelas belas palavras e lembrança do meu querido pai, Orlando Bronzatto, o Pintaca. Faço o que posso pra não deixá-lo no ostracismo na mente deste povo mogimiriano.
Tenho fotos de antigos radialistas (de 1950 a 1970)a quem prestei homenagem, incluindo Mário Salgado Lima, que deixo à sua disposição.
Aguardo o seu contato, um forte abraço.

ODINOVALDO DINO BUENO disse...

Agradeço as palavras da competente colunista do jornal centenário A COMARCA.
Quanto a homanegem ao saudoso ORLANDO PINTACA BRONZATTO - por mais que tenhamos escrito sobre seus feitos à imprensa regional, ainda, com certeza, ficaremos devendo muito a relatar.
Estaremos atentos às suas narrativas na bem feita coluna e admirada por quem cultiva a memória e gosta da história...

Anônimo disse...

Caro Bueno, sempre leio a respeito de matéria do Rádio, principalmente as curiosidades e gafes. Li a sua matéria do Talco Ross. Mas no Blog do Paulo Branco Radialista ( http://www.paulobranco.com/2009/12/grandes-radialistas-e-suas-grandes_13.html ) cita outra história. Cheguei a falar inclusive com Ubiratan Lustosa que também cita em um livro a mesma história do Paulo Branco. O Ubiratan era o diretor da Rádio onde aconteceu o fato do locutor citar a frase do talco. Ok, espero ter sido esclarecedor. Obrigado. J Daniel