segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

A ENORME DIFERENÇA DE QUEM PENSA COM OTIMISMO...

Fim de ano, tudo é festa! E o Marcos Natal nos envia dois bons problemas, os quais, como todos, devem ser solucionados. E o xadrez nos disciplina para isso: quanto mais difícil... mais crescimento. Já que nossa página é acompanhada e apreciada por gente que sabe que:"O OTIMISTA PODE ATÉ ERRAR... JÁ QUE O PESSIMISTA, ESTE, JÁ COMEÇA ERRANDO!"
FEN : r5k1/pp1q1p2/ 2p3p1/2Pp4/ 1P2n3/P3N3/ 2Q2PPP/3R2K1 w
As brancas jogam.
Eu diria que a posição das pretas nessa partida é tranquila, sem motivo para maiores preocupações.
As brancas agora farão só um lance de desenvolvimento.
Você concorda comigo?
Ou nâo?
Se não, por quê?
Diagrama 2
FEN : 8/pp1nk3/2p1p1b1/ 3pPp2/3P2p1/ 2P1N3/PPB2PP1/ 3K4 w
Jogam as brancas.
Nesta posição aquí, eu diria tranquilamente que se as brancas agora jogarem 1.Nxg4 elas ganham um Peão das pretas, pois o Peão f5 das pretas está cravado e não poderá capturar o Cavalo branco.
Concorda comigo?
Ou não
Se não, por quê?
Soluções:
Para o diagrama 1:
[ As pretas irão perder um Cavalo no próximo lance das brancas:
1.Qxe4,dxe4 ; 2.Rxd7 ]
Para o diagrama 2:
[ O Peão f5 das pretas está cravado, mas elas ganham o Cavalo branco com:
1.Nxg4,Bh5 ; 2.f3,fxg4 ]
Taí um bom presentinho de Natal prá me dar. Quem se habilita?

Nenhum comentário: