sexta-feira, 27 de novembro de 2009

ÓTIMO TEMA, MUITO IMPORTANTE TER CONSCIÊNCIA...

O XADREZ É UMA ARTE! LOGO, PARA DESENVOLVER UMA BELA PARTIDA: PRECISO QUE HAJA EMPENHO EM SE OBSERVAR TODAS AS PEÇAS DO OPONENTE; TODAS, SEM EXCEÇÃO ALGUMA( EIS UM DOS FASCÍNIOS DO JOGO XADREZ). ASSIM, APRENDEMOS QUE ANTES DE CONCLUÍRMOS QUAL O NOSSO MELHOR LANCE, ESTUDAMOS O MELHOR DO ADVERSÁRIO!!! Se descobrimos solução para o melhor dele; logo, ao menos na nossa concepção, o nosso vai ser melhor!!! E assim deve ser a vida: SEMPRE, AO MENOS, PENSAR QUE ESTAMOS EFETUANDO O MELHOR... (a vida é um jogo: "FAREMOS DE TUDO PARA QUE SEJA SEMELHANTE AO JOGO DE XADREZ!")

Agora - o comentário é do mestre Marcos Natal - neste belíssimo tema:"CRAVADA ABSOLUTA"
Quando um jogador ataca uma peça que o adversário não pode mover sem perder uma outra peça de maior valor, isso significa que ele "cravou" essa primeira peça.
Se a peça de maior valor for um Rei, a tática será chamada de "cravada absoluta"; se não, de "cravada relativa".
É claro que a "cravada absoluta" é uma ameaça muito mais séria do que a relativa, porque o adversário não pode mover a peça cravada de jeito nenhum.
A cravada é uma das táticas mais comuns no xadrez e, por isso, deve ser estudada com cuidado.
Tenha em mente que todas as peças são vulneráveis à cravada, mas apenas a Dama, o Bispo ou a Torre podem cravar.
Nos dois diagramas abaixo, são mostrados exemplos de "cravadas absolutas".
Veja se você consegue identificar o lance que "arma" cada uma das cravadas.
Diagrama 1
FEN : r4r2/1b1n3k/ 1qn1ppp1/ p1ppP3/1p1P4/ 2PBB3/PP1N2PP/ R2Q1RK1 w
Jogam as brancas e montam uma "cravada absoluta". Mostre-a.
Diagrama 2
FEN : rn1q1rk1/p1p1b2p/ 1p2bpp1/3p4/ 3P4/2NBPNP1/ PP3PP1/R2QK2R w
Como no exercício anterior, jogam as brancas e montam uma "cravada absoluta". Mostre-a também.
Soluções:
Para o diagrama 1:
[ 1.Qh5+;Kg7 ; 2.Qxg6+,Kh8 ; 3.Qh7++ o Peão preto de g6 não pode capturar a Dama branca pois o Rei preto ficaria em xeque devido à ação do Bispo branco posicionado em d3. ]
Para o diagrama 2:
[ 1.Rxh7,Kxh7 ; 2.Ng5+,fxg5 ; 3.Qh5+,Kg7 ; 4.Qxg6+,Kh8 ; 5.Qh7++ também aquí, no terceiro lance, o Peão preto de g6 não pode capturar a Dama branca porque seu Rei ficará em xeque ]
The Chess Players

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