domingo, 25 de outubro de 2009

UM EXCELENTE MOTIVO PARA APRENDER SOLUCIONAR...

Esta posição, bem didática, nos proporciona uma boa aula enxadrística.
Quantas vezes em Jogos Regionais e Abertos, quando nossos discípulos, da arte de pensar, tinham pela frente equipes de cidades que traziam em seus tabuleiros nomes respeitadíssimos no cenário enxadrístico nacional, caso específico de Campinas, que no final da década de setenta, teve até Mequinho, em Itatiba, como seu primeiro tabuleiro. Americana, quando sediou OS REGIONAIS, teve, além de Hector Fernandes e Salvador,tbém o mestre dos mestres Helder Câmara e Ângelo Stachini. Piracicaba, trazia em sua equipe, nada menos do que Neville Leoni e Baroni. Pirassununga, que tinha na equipe masculina Moisés, Romulo Berê e outros paulistanos do Clube de Xadrez São Paulo, além de trazer no feminino o melhor do xadrez brasileiro do final do século passado: Jussara Chaves e Joara Chaves - deixando nossas enxadristas de Mogi Guaçu - Edda Bornelli, Luciana Camassari e Jamile Bueno - sempre com a prata, excecão feita em 1981 - na cidade SUMARÉ, quando M.Guaçu - com uma equipe que já vinha alguns anos treinando e viajando por alguns estados do Brasil - formada por David Caixeta Bornelli - que nestes jogos - venceu o primeiro tabuleiro de Campinas - Ricardo Gervásio - que há anos vem lecionando xadrez na França; no segundo - José Luís Fantinato, no terceiro - Adolfo H.Fantinato e quarto - João Francisco Fonseca e na reserva Orlando de Campos Jr. - equipe que foi OURO NOS REGIONAIS DE 1981, deixando prata com Piracicaba e bronze para Campinas. Tudo isso na categoria XADREZ ABSLUTO, já quem, à época, não fazia seu enxadrista, contratava e,no mínimo, não menos que dois mestres nacionais.
Neste ano, também, o xadrez feminino de M.Guaçu, obteve a MEDALHA DE OURO, NOS REGIONAIS DA ZONA LESTE, JÁ QUE AS IRMÃS CHAVES, JUSSARA E JOARA, FORAM PARA REGIÃO DO A.B.C. E A DECISÃO DO OURO, NO ANO DE 1981, FOI COM A CIDADE DE JUNDIAÍ.
Mas - sobre a posição em pauta, o que muito acontecia nos jogos, quando um enxadrista, de boa lógica e raciocínio treinados. de respeitável nome, vendo que seu adversário apertado no relógio (pouco tempo), ciente que estava perdido, abusando do poder de cálculo do oponente e, rápido, oferecia-lhe empate. Nesse momento, se vc vem atentamente analisando lance a lance, surpreende, com inteligência, essa oferta abusiva do seu adversário, como na posição apresentada: COM LINDOS SACRIFÍCIOS, FINALIZANDO A OBRA DE ARTE! Portanto, nobre seguidor, conduza magistralmente as peças brancas e faça sua parte, finalizando este obra de arte!!! "Lembre-se de nossa observação, pois mesmo na prática do xadrez amador, por muitas vezes, neste fascinante universo das sessenta e quatro casas, vc irá se deparar com posições bem semelhantes, que para ser brilhante no mundo das combinações enxadrísticas, terá que ter esta NOÇÃO QUE ESTAMOS LHE PASSANDO!"

Na posição mostrada pelo diagrama abaixo, as pretas ofereceram empate às brancas:
FEN : 1q5k/5ppp/4p3/ 1pn5/p7/6P1/ 1Q3P1P/3R2K1 w
Você, como jogador de brancas, aceitaria o empate proposto?
Caso não aceitasse, que lance jogaria agora, então?
Solução:
[ As brancas não devem aceitar o empate pois estão melhores na partida. Jogando agora 1.Qxb5 as pretas não podem capturar a Dama branca senão levam mate com 2.Rd8++. Se as pretas continuarem com 1.____,Qc8 as brancas capturam o Cavalo preto com 2.Qxc5 e acontece a mesma situação de mate anterior. Brancas ganham a partida! ]
Obs.o diagrama supracitado, foi nos enviado pelo assíduo leitor Carlos Soares... Ao ser alertado pelo amigo Marcos Natal, fui até seu ótimo blog (xadrez - do meu jeito) e constatei que o comentário era semelhante... Grato ao Marcos pela observação... Sempre que algum discípulo da arte de pensar verificar algo irregular, por favor, nos comunique. Este blog e o www.saberladino.blogspot.com é acompanhado por gente que sabe que:"COMISSÃO... COMISSÃO É UMA PEQUENA PARTE QUE VC GANHA QUANDO FAZ OUTROS GANHAREM MAIS!" Seguindo nós daqui, vocês daí... SABEM QUE:"MULHER FEIA E DOCUMENTO PERDIDO SÓ O DONO MESMO É QUEM PROCURA!"

2 comentários:

marcosnatal disse...

Por favor Dino, anote sempre a fonte de suas informações pois senão serei obrigado a proibir sua reprodução, OK?

Marcos Natal

ODINOVALDO DINO BUENO disse...

Agradeço a deferência. Mesmo nas outras que vc me mandou, pode verificar, que foram feitas as referências. Pois estas estão registradas. Acontece, às vezes, de outros mandarem nos e-mails materias que descubro, posteriormente, que são das mesmas fontes. Mas, por gentileza, amigo enxadrista Marcos Natal, ao verificar algo diferente, comunique-me!
Informo-lhe ainda, que já recebi diagramas de nossos patrícios portugueses e alguns textos que descubro ser nossos!