O jogo de xadrez na educação matemática | |||
| Formada em Licenciatura em Pedagogia, com habilitação em Orientação Educacional pela Unesp-"Julio de Mesquita" campus Rio Claro e membro pesquisadora do LEL Lobaratório de Estudos do Lazer IB/UNESP Rio Claro. Profª Livre Docente Gisele Maria Schwartz Departamento de Educação Física - IB UNESP-RC e coordenadora do LEL Laboratório de Estudos do Lazer - IB/UNESP Rio Claro | Danielle Ferreira Auriemo Christofoletti danichristofoletti@ hotmail.com (Brasil) | |
| Resumo Este estudo de natureza qualitativa, teve por objetivo refletir sobre o papel do jogo de xadrez na perspectiva de implementação na Educação Matemática e foi desenvolvido por meio de uma pesquisa exploratória, tendo como instrumento a observação. Foram selecionadas aleatoriamente 26 crianças, de faixa etária compreendida entram em 8 e 9 anos, que participaram de um curso de xadrez, durante 5 meses consecutivos. Os dados foram analisados descritivamente e apontam melhoria em aspectos como: lógico de raciocínio, concentração, atenção e organização pessoal. Com base nestes resultados sugere-se um novo redimensionamento da prática de xadrez no âmbito escolar, no sentido de maximizar a educação matemática. Unitermos: Educação. Matemática. Xadrez.
| |
domingo, 16 de agosto de 2009
XADREZ NAS ESCOLAS: UMA IDEIA INTELIGENTE!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário