domingo, 9 de agosto de 2009

A vida, bem semelhante ao XADREZ, a necessidade, que desperta A CRIATIVIDADE!
O amigo leitor, com sua fascinante criatividade, que lance daria, conduzindo as brancas, com o bispo, que efetuaria o xeque descoberto e livraria a cravada?
Responda em meu e-mail odinovaldo@yahoo.com.br - que colocarei seu nome em destaque no nosso blog...
Igual situação, queremos de você leitor para o outro diagrama. As brancas parecem estar perdidas, mas - com a bela criatividade do amigo enxadrista, há O XEQUE MATE. Descubra e faça o mesmo procedimento anterior...

Muitas vezes, no primeiro olhar, na vida, algumas situações não têm solução. No xadrez, também é assim!
Na nossa longa experiência de mestre e técnico de equipes em jogos regionais e abertos, quantas vezes, tivemos pela frente enxadristas desanimados, com posição semelhante a esta abaixo, que olhavam triste para nós, pensando em abandonar, dando um ponto à equipe da cidade adversária. Mas, dizíamos sempre, no xadrez e na vida, não se desespere, use a todo o momento o que O MESTRE DOS MESTRES nos deixou como lição: PACIÊNCIA! Ela é amarga, mas seus frutos são docíssimos. Veja no exemplo deste final de partida das BRANCAS. Parece que tudo esta perdido; mas, com paciência e raciocínio, o lance de cavalo das brancas (xeque descoberto) leva ao XEQUE MATE. Meu nobre discípulo da ARTE DE PENSAR, descubra em qual casa o cavalo deve ir para ser XEQUE MATE! Nossa certeza, você é capaz!!!
Mande me um e-mail odinovaldo@yahoo.com.br



2 comentários:

RUI OLEGÁRIO disse...

NO 1º DIAGRAMA ACIMA, B.D6x, a unica casa que o rei pode fugir é G.8 então R.G8 - O Prox. lance é BxC.5 - Numericamente as pretas estão em desvantagem agora pois perderam o Bispo.

No 2º DIAGRAMA, CORRIJA-ME MESTRE SE EU ESTIVER ENGANADO, Mas pela minha analise Cavalo em G.6 pois não existe saida para o Rei, se fosse Cavalo em E.6 o Rei pode fugir para E.7 - Então C.G6-XX

ODINOVALDO DINO BUENO disse...

Certo, dedicado Rui. No primeiro: um xeque descoberto - Bd6 - o rei preto se movimenta. E o Bispo branco vai em c5, tomando o bispo que cravava a torre em f2. Ficando as brancas com material superior.
No segundo diagrama: o tema é o mesmo. O xeque é de cavalo. E tem que ser em g6 (Cg6++), pois não deixa o monarca sair em e7.
Continue resolvendo o problema nos demais diagramas do blog. É assim que o nosso xadrez vai evoluindo, caro discípulo Rui - adepto da arte de pensar...