segunda-feira, 3 de agosto de 2009

UMA CURIOSIDADE ENXADRÍSTICA...

Flax and Monster play chess por erin
Agora, uma curiosidade sobre xadrez que li há alguns anos e guardei.
O cubano Capablanca, na euforia de ter derrotado em 1.921 o então campeão
mundial Lasker, em Havana, num momento de imprudência afirmou que as possibilidades de novas variações no Xadrez haviam se esgotado.
Propunha ele, modificações no jogo como o aumento de casas do tabuleiro e a quantidade de peças.
Porém, James Mason em 1.893 já havia calculado quantas possibilidades havia
para se jogar de forma diferente uma partida, apenas nos 10 primeiros lances.
Para Mason, o número de variações ao todo é de... (vou usar a linha de baixo) :
É de: 169.518.829.100.544.000.000.000.000.000.000 variações.

Agradecemos ao atento leitor, o goiano Walter Alvarenga dos Santos, seguidor assiduo dos nossos blogs e pesquisador de vários excelentes temas).
Pesquisador Walter, como você bem colocou, foi uma imprudência do grande campeão e combinativo Jose Raul Capablanca ao falar sobre o ser humano ter esgotado o quase infinito número de combinações do jogo de xadrez.
Capablanca, na nossa opinião, um dos campeões do mundo que mais contribuiu para uma boa didática enxadrística:O DE SE ESTUDAR OS FINAIS. Portanto, caro Walter Alvarenga do Santos e leitores, numa analogia à construção civil, onde o alicerce não aparenta toda beleza, mas tem que dar firmeza! Agora, a obra de arte e toda beleza estão no acabamento da edificação ou seja: no final. Já que todo início, abertura e defesa, tem que justificar, ou imaginar e ter uma pequena noção do final da sua obra no universo das sessenta e quatro casas.
Assim sendo, como vários povos querem ter para si a invenção desse fascinante jogo mental. Cada campeão, e o criativo Capablanca não foi único, quer acrescentar algo naquilo que eles pensam ser quase imbatíveis. Outro grande gênio que teve atitude não muito diferente ao do cubano, foi o Bobby Fischer que pensou em aumentar casas, onde o grande Benjamin Franklin já tinha especulado, o de se criar duas colunas virticais nos tabuleiros.
Nos, pobres mortais, já sabemos e chegamos a conclusão que "AS BELEZAS DO JOGO DE XADREZ SÃO DEMAIS PARA A CURTA VIDA QUE TEREMOS AQUI NA TERRA!"
E como bem disse você - Walter - "O jogo de xadrez - bem semelhante o da vida - nos ensina muito, mormente aos bons observadores que: no final do jogo todos (reis, damas, torres, bispos, cavalos e peões) vão para o mesmo lugar, na maioria das vezes, num recipiente bem apertado, de madeira!"

Nenhum comentário: