sexta-feira, 21 de agosto de 2009


Se um dia tiver que escolher entre o mundo e o amor... Lembre-se. Se escolher o mundo ficará sem o amor, mas se escolher o amor com ele você conquistará o mundo. (Albert Einstein)
Todos nós conhecemos a frase do Doutor Siegbert Tarrasch, de que o xadrez tem o poder de fazer as pessoas felizes. Eu tenho dito ao longo desses últimos anos que o enxadrista é como um piloto de jato, ou seja, é raro; e o dirigente é como um astronauta, ou seja, ainda mais raro.
Na prática, tenho notado e tenho visto que os dirigentes do Nordeste, em particular, vivem em conflito. Quero dizer desde já que tenho estima por todos os enxadristas e muito mais ainda pelos "astronautas". Não quero nada mais do que ajudar, contribuir, dar um passo, levantar a possibilidade enfim de se discutir, caso a caso, na busca de um caminho comum para que o xadrez cruze o Mar Vermelho (veja ilustração) sem prejuizo de ninguém e conquiste a "terra prometida". A grande verdade é que só com o amor que Albert Einstein, autor da frase acima, prega é que se pode vencer.

( NOTA: Na frase acima, substitua a palavra mundo pela palavra xadrez. O nosso mundo não é o xadrez? A conclusão que tiro é que está faltando amor e sem amor tudo mesmo fica difícil. Que essas palavras sirvam de reflexão para os nossos queridos dirigentes do xadrez nacional, particularmente do xadrez nordestino).
(colaboração para nosso blog dos enxadristas Marcos Natal e Andrea VB)

Nenhum comentário: