sexta-feira, 24 de abril de 2009

HILARIANTE E EDUCATIVO, REGISTRADO PELA DRA. KELLY

(Dra.Kelly do Prado Campagnoli - conceituada médica veterinária, seguidora do nosso blog e colaboradora com vários admiradores de seus artigos sobre animais...)

Há 8 anos após me formar em Medicina Veterinária, realizava estágio obrigatório no Hospital da faculdade de Pinhal, onde a minha função era fazer a anamnese dos animais (conjunto de informações colhidas junto ao proprietário sobre seu animal, acontecimentos, sua história e os detalhes da doença), perguntas corriqueiras como: o que come? Quanto come? Como está o xixi e o cocô? Mole? Duro?Se foi vacinado?...etc.

Após a anamnese, comecei o exame clínico.

A queixa principal da sua proprietária era que a vulva (orgão genital), estava inchada, grande e sangrando.

Após o exame clínico notei que se tratava do primeiro cio (fenômeno fisiológico de animais durante o período propício para a fecundação/ cruza/cria).

Me direcionei aos proprietários (marido e esposa) e parabenizei-os porque a cadela havia ficado “mocinha”, estava no seu primeiro cio.

Quando der repente me deparei com uma cena Hilária.

O marido deu um tapa no rosto da esposa, exclamando:

"Eu não disse que eu não tinha feito nada com ela!"

Eu muito inexperiente e pasma com a situação me retirei da sala, fechei a porta e deixei que os três discutissem a relação.

Cômico!!!

Infelizmente o estupro em cadelas acontece diariamente, mas graças da Deus não foi neste caso.

Para preservar a integridade e a ética não cito o nome dos proprietário nem de seus animais.

COMENTÁRIOS

Uma situação para tirarmos muito proveito. Vejamos: ANAMNSE – Conjunto de informações colhidas do proprietário.

Portanto, senhores proprietários prestem atenção em todos os passos de seus animais de estimação.

Saibam descrever exatamente o que acontece com seus bichinhos. O que come, A marca da ração, como está a frequencia da urina das fezes, trazer carteirinha de vacinação sempre junto as consultas, histórico de vermifugação.

O Veterinário agradece e seu bichinho também. Afinal eles não falam!

VULVA – orgão genital dos animais, portanto não é borboleta, perereca, periquita, xaninha, simplesmente vulva.

CIO – período da ovulação, preparação para os orgão femininos para uma gestação.

Em mulheres menstruação, em animais fêmeas CIO.

O cio acontece em cadelas de 6 em 6 meses e em gatas de 3 em 3 meses.

Os sintomas da cadela: vulva inchada, grande e pinga sangue durante um período de 15 dias, para cães.

O primeiro cio acontece entre 8 meses a 1 ano.

Espero que tirem proveito das informações.

Até a próxima..

“O BEM ESTAR ANIMAL ACIMA DE TUDO”

Se você tem dúvidas me mande um e-mail.

Se você quer saber sobre algum assunto especifico, me mande um e-mail.

Estarei sempre aqui para tirar suas dúvidas.

Quer adotar um cãozinho e ou gatinho nos mande um e-mail das características do bicho que gostaria de ter.

Dra Kelly Cristina do Prado

Médica Veterinária

38312393/ 38315633

Nenhum comentário: