segunda-feira, 16 de março de 2009

O SUL DO PAÍS SEMPRE COM INCENTIVO MAIOR...

Xadrez gigante da Unimed Lages foi atração sábado no calçadão

Os monitores de ambos os Projetos prestaram esclarecimentos sobre a modalidade às crianças, jovens e adultos.
A manhã de sábado, dia 07, foi de ensino e prática do xadrez em Lages. Tendo o Calçadão Central como palco, o XADREZ GIGANTE foi a atração principal, despertando a curiosidade e interesse de quem pelo centro da cidade passava. Sob a orientação de Marco Cordeiro, Coordenador do Xadrez em Lages, os Projetos XADREZ COMUNITÁRIO DA UNIMED e PROJETO BATE BOLA NA ESCOLA da Fundação Municipal de Esportes tiveram divulgadas suas programação e locais de atuação. Os monitores de ambos os Projetos prestaram esclarecimentos sobre a modalidade às crianças, jovens e adultos que paravam para disputar uma partida no xadrez gingante, adquirido em 2008 pela Unimed ou mesmo jogar nas mesinhas que a Prefeitura de Lages fixou no Calçadão para motivar a prática do xadrez. Os principais jogadores de Lages passaram pelo local no sábado, como Matheus Demertine, Larissa Moreti Vieira, Helena Vieira, Leonardo Borges e Guilherme Oliveira.

Para a Sra. Nívea Ramos, que passava pelo Calçadão, a iniciativa foi muito boa, pois seu neto, Bruno, estava interessado em entrar na Escolinha de Xadrez e ela precisava de mais informações: “Agora já sei onde e quando meu neto poderá iniciar no xadrez. Segunda-feira irei fazer a matrícula” comentou a Sra. Nívea, satisfeita também que as aulas são gratuitas e sem limite de idade.Para o professor do Projeto Bate Bola na Escola, José, muitas pessoas fizeram perguntas sobre o xadrez e os locais das aulas: “É meu primeiro ano no Projeto e já pude constatar como Lages adotou o xadrez e incentiva sua prática” analisa José, que até 2007 foi professor em São José do Cerrito e hoje tem seus pólos de xadrez nas Escolas Mutirão e Melvin Jones.Os demais monitores são Malu Garcia (Biblioteca Pública), Scheila Fernandes (CAIC Guarujá), Sara Madalena Correa (Hermínio Pinheiro Jr), Emerson Carbonera (Visconde de Cairu e Colégio Industrial) e Kátia Martins (Santa Helena). Matheus Demertine e Helena Vieira atuarão em conjunto com Marco Cordeiro, nas categorias de base da cidade e iniciação. Marco destaca que todos podem fazer parte das aulas de xadrez, sem limite de idade, para ambos os sexos e sem cobrança de matrícula e mensalidade: “Era um sonho nosso oferecer xadrez de maneira gratuita, porque assim eles torna-se patrimônio da cidade e poderá atingir mais pessoas” finaliza Marco, atribuindo aos apoios que o xadrez recebe da Unimed e da FME-Lages como os principais fatores do sucesso em Lages.

O próximo desafio da equipe Unimed/FME será o FESCRI-FESTIVAL DA CRIANÇA DE XADREZ, válido pelos estaduais sub 08, 10, 12 e 14 anos masculino e feminino, em Concórdia, no período de 13 a 15 de março, valendo vaga para o Brasileiro de Xadrez. A delegação lageana estará presente com 28 enxadristas na competição.

Mais informações:
Assessoria de Relações Públicas
Unimed/Lages
E-mail: vrhoden@twc.com.br

Nenhum comentário: