terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

UM PEQUENO TRIBUTO AO AMIGO-MESTRE...

"Meu nome é rádio, minha mãe é dona Ciência, meu pai é Marconi. Sou descendente longínquo do telégrafo, sou o pai da televisão. Fisicamente sou um ser eletrônico. Meu cérebro foi formado por válvulas, minhas artérias são fios por onde corre o sangue das palavras. Meus pulmões são tão fortes que consigo falar com pessoas dos mais distantes pontos deste pequeno planeta chamado Terra. Minha vitamina chama-se kilowatt. Quanto mais kilowatts me dão, mais forte eu fico e mais longe eu falo. Sou "a maior oportunidade perdida de melhorar o mundo" Eu sou apenas o instrumento.
Eu preciso de gente que me entenda, me respeite e que me ajude a cumprir a minha missão. Ah, com alegria, muita alegria... Se possível".(Hélio Ribeiro)
José Magnoli, o Hélio Ribeiro (nome artístico). De uma voz incomparável, é considerado o melhor comunicador do rádio brasileiro até hoje!
Nós, da Rádio Cultura de M.Mirim - org.Abreu Sampaio de Emissoras, nas décadas de sessenta, setenta e oitenta, muito aprendemos com o mestre Hélio Ribeiro - que por laços familiares,tbém, é ligado à nossa região, pois seu irmão é viúvo da saudosa Amélia Vanzo Magnoli. Nós, além de termos "O PODER DA MENSAGEM" retransmitido, tbém, produzíamos um programa - das 8 às 12h00 - que eram inseridas, refeitas por nós, as frases inesquecíveis do Hélio - hoje mais atuais ainda, como esta:PARA PROVAR QUE A FELICIDADE NÃO EXISTE, OS "OS INFELIZES" estão fazendo de tudo para infelicitar todos. Sabe...sabe o que secretária: Secretária é aquela mocinha bonita, educadinha, solícita, que arruma a vida do patrão e, na maioria da vezes, DESARRUMA A DA PATROA!
Nós,daqui de Mogi - o sempre discípulo Odinovaldo Dino Bueno - vamos puxando sua memória daí - pois o que foi bom, impossivel ter se desvalorizado tanto: "ESTA CERTO QUE HÁ POR AÍ UMA INVERSÃO DE VALORES" - mas - nós acreditamos, ainda, que o bom gosto e a sensibilidade auditiva estão em alta "na bolsa da vida!" - assinado um camarada que sabe que SER GRATO é mais fácil do que ingrato.


O vídeo é uma pequena mostra,do que foi para nós, o grande comunicador HÉLIO RIBEIRO.
Quem viveu à sua época vai matar saudades. Quem não teve esta oportunidade, vai ter conhecimento sobre um pouco do muito que foi o colega HÉLIO RIBEIRO - O PODER DA MENSAGEM - programa que era retransmito pela nossa RÁDIO CULTURA DE MOGI MIRIM - numa aquisição famosa do diretor e querido amigo FERNANDO DE O.ABREU SAMPAIO.
" SÓ SAUDADES DAQUILO QUE FOI... MAS, NA REALIDADE, NUNCA SE FOI, POIS... FICOU A SAUDADE!!!"

Saudade nos dá dos amigos e colegas que fizeram da época de ouro do RÁDIO AM sua verdadeira faculdade da vida. Pois, nós, igual a muito deles, devemos nossa bagagem de vida a esse bom tempo do RÁDIO. Vamos registrar aqui, como muito prazer, alguns amigos que cursaram essa universidade da vida - Nelson Patelli Filho e Arthur de Azevedo (champion rádio jornal e matutino botelho... nosso jornal nacional da década de sessenta): Alair Belini - Oswaldo Custódio e Maria Airam (prog.Arco Íris - patrocínio TV Colorado R.Q. - Lojas A.Trentin); Nílton C.Ricci (prog.Itália moderna) Álvaro Alves (Clube de Brotos); GÊ Domingues, Luís Carlos Índio Vital, Alvaro Guto Garcia Novo (Show da Manhã - das 8 às 11h00 - as manchetes em notícias, frases feitas e refeitas do Hélio Ribeiro - prog. produzido por nós - Odinovaldo Dino Bueno- com a direção do Fernando de Abreu Sampaio. Aos domingos - Lúcio Gói e Jair Barbosa Martins (Peça e Ouça) Estas eram algumas atrações da saudosa Rádio Cultura Am de Mogi Mirim. (Obs. - com certeza, voltaremos ao assunto - pois - faz da parte nossa história de vida...1966 a 1986 ... e continuo recordando os grandes amigos...) Ah! os redatores - nossos mestres do jornalismo: José Geraldo Franco Ortiz (Lalo); Argemiro Cifuente Repas, Fernando Sampaio e Valter Abrucez. (voltamos em breve...)




Nenhum comentário: