sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

EXEMPLOS NO ESPORTE E NA VIDA...

Na sexta-feira, dia 30 de janeiro, acompanhando a transmissão da ótima partida de tênis entre os espanhóis NADAL E VERDASCO, no comentário do mestre PAULO CLETO, uma verdadeira aula de tênis no vídeo, ele disse do exemplo que dão os líderes, NADAL E FEDERER, pelo exemplar comportamento que eles demonstram na quadra, chegando a atitude bela de acusar bola boa - quando o árbitro dá como bola fora. Teceu comentários sobre o controle emocional que eles têm no auge de uma acirrada disputa, respeitando sempre o adversário e o público.
Nos, tenistas e enxadristas, sabemos que a dignidade de admirar um lance maravilhoso do oponente faz o fascínio do mundo dos esportes. A máxima que:'ESPORTE EDUCA E FAZ AMIGOS!" é uma grande verdade.
Assim sendo, coloco-me, com a maior prazer, à disposição do inteligente leitor para, juntos, trabalharmos em prol do esporte. Pois - no meu tesmunho, trabalhando por alguns anos, com as modalidades esportivas supracitadas, bons frutos colhi com o sucesso dos discípulos, mormente no esporte que é "O EXERCÍCIO DA MENTE, O XADREZ" - onde - na década de setenta - Edda Bornelli - ficou em sexto no VIGÉSIMO BRASILEIRO DE XADREZ e, sua companheira da equipe MEDALHA DE OURO de M.Guaçu, LUCIANA ORRIN CAMASSARI - ficou em décimo. Agora, o mais importante, é que todos que chegaram no auge não tem vício que prejudique a saúde deles e dos outros, caso do fumo. Caso específico dos entegrantes das famosas equipes de xadrez masculino de M.Guaçu -várias vezes MEDALHISTAS EM JOGOS REGIONAIS E ABERTOS e sucesso em outros ESTADOS do Brasil . Hoje, homens bem sucedidos na profissão que abraçaram. Aqui em Mogi Mirim - temos até um campeão brasileiro de XADREZ escolar, obtido em 2006 - em Poços de Caldas - quando Rafael Mantelato trouxe para Mogi Mirim este tão almejado título na idade de 17 anos. Ele - que ao lado Gilberto Rezende Jr.; Giuliano Guerreiro, Albino Caleffi, Sartori, Flávio Novaes, Carlos Schermann, Pedro Pinheiro Estapê,Vagner Barbosa dos Reis, Gabriel Nunes, Hélvio Guatelli, Antônio Franco de Pádua Filho, Jorge Guerreiro, Paulo César Milito, Alberto Cesar Iralá e muitos outros que glórias trouxeram através do esporte arte-ciência à nossa cidade. No femino, nunca se esquece as conquistas obtidas por JAMILE ANDRÉ BUENO E ELOISA CALEFFI - dentre elas - A MEDALHA DE OURO no de 1991 - nos jogos regionais do estado realizados em S.João da Boa vista - deixando Jundiaí com prata e Campinas com a medalha de bronze. (espaço é deveras limitado para se escrever do sucesso do xadrez regional na esfera do Estado de S.Paulo - muito semelhante a vida
que é MUITO CURTA PARA AS BELEZAS DO XADREZ!!!).

Nenhum comentário: