segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Princípios estratégicos do jogo de xadrez

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

saberladino: POSTAGENS MAIS ACESSADAS NO BLOG SABERLADINO, CONF...

saberladino: POSTAGENS MAIS ACESSADAS NO BLOG SABERLADINO, CONF...: Visualizações de página de hoje 111 Visualizações de página de ontem 151 Visualizações de página do mês passado 3....

ATITUDES ESSENCIAIS AO SE JOGAR XADREZ... visite os blogs - saberladino...insistanosonho.blogspot.com ...

Nome das peças em vários idiomas e suas abreviações
2015-10-10_19-44-05
Atitudes essenciais ao se jogar xadrez
  • Respeite seu adversário;
  • Jogue com gosto e sem excessiva auto-crítica (ela inibe seu verdadeiro potencial quando em excesso);
  • Não converse durante o jogo;
  • Jamais permita a você e ao seu adversário voltar lance ou deixar de jogar/tomar peça tocada. Obs.: Tocou, jogou, exceto se for pedido com licença para arrumar as peças, ou for lance impossível;
  • Não limite sua imaginação e criatividade, solte-se. Procure lances inesperados/surpresas, principalmente quando em situação de inferioridade posicional. Caso não encontre, procure uma defesa que possibilite ou prepare um contra-ataque;
  • Na abertura, desenvolva rapidamente suas peças, no sentido do domínio do centro e casas estratégicas, em cada abertura/defesa, de acordo com um plano definido;
  • Não retarde o Roque por motivos injustificados;
  • Antes de efetuar seu lance, identifique quais casas você debilita em sua posição e se esta debilidade é permanente ou temporária;
  • Identifique os alvos da posição do adversário, o principal alvo é o Rei, mas o caminho que leva até ele, passa por casas fracas, peças desprotegidas, xeques intermediários, peças sobrecarregadas de funções, falta de coordenação entre as peças, etc.;
  • Para não perder uma partida, devemos, pelo menos, igualar ou vencer na abertura, igualar ou vencer no meio-jogo e igualar ou vencer no final. Uma fase prepara a outra, e, como são contínuas, não convém arriscar ou desestabilizar a posição sem motivos justificáveis, sob o ponto de vista técnico ou psicológico.
  • Não deixe que a euforia da possível vitória que se avizinha ofusque a sua lucidez. Muitos erros são cometidos quando a vitória está batendo a sua porta. Não esqueça que o instinto de sobrevivência e contra-ataques do seu adversário estará aguçado ao limite nestas circunstâncias.
  • Nunca é tarde demais para abandonar uma partida. Enquanto houver um fio de esperança, um tema justificáveis, continue jogando. Muitas vezes há oportunidades sutis nas posições mais desesperadoras. Levante, olhe a sua volta e, após, veja a posição com novos olhos. Se mesmo assim não encontrou nada em seu favor, então, e somente então, cumprimente o adversário num respeitoso abandono.
  • Cuidado com as jogadas “naturais” e “automáticas”. Muitas partidas são perdidas devido ao reflexo condicionado ao que elas geram.
  • Aprenda a reconcentrar-se na partida, a tornar ter a visão total da posição e a revisar a análise, antes de efetuar seus lances, principalmente em posições complexas e/ou críticas.
  • Acredite em você, todos os que já foram ou são vencedores e campeões foram mortais como você. Todos foram principiantes, tiveram seus momentos felizes, momentos de dúvidas, de tristezas, de recuperação e, principalmente, de superação. Associando a intensa prática, treinamento, repetição, ação e suor. Se luziram em momentos memoráveis, para seus países e para nossa história humana, foi graças à associação do trabalho, dedicação, talento, espírito de luta e muita vontade de vencer. Nisto, e somente nisto, devemos apreciá-los e praticar, sistematicamente e com orientação profissional, as diversas atividades desportivas/competições que nos agradem, no nível de proficiência que estiver ao nosso alcance em termos de interesse, tempo e aptidões naturais.
  • Anote suas partidas, mesmo as amistosas (o fato das partidas serem anotadas muito contribui para a disseminação do xadrez) analise-as com senso crítico. Estude aberturas, meio-jogo e finais. Procure entender as idéias, princípios e dinâmica das posições típicas. Não perca oportunidades de participar e assistir jogos oficiais nos clubes, bem como de participar e assistir palestras/debates sobre xadrez.
  • Procure jogar com enxadristas de diversas forças e estilos, e sempre que possível, pratique com enxadristas mais experientes. Saiba perguntar/assimilar a experiência dos peritos.

Escrito pela WCM Ana Paula de Oliveira

Ana Paula de OliveiraAna Paula Oliveira é WCM, foi integrante da Equipe Olímpica Brasileira de Xadrez em 2010, e desenvolveu esta cartilha, para que mais pessoas possam aprender a jogar xadrez, de uma forma elementar. O Portal www.xadreztotal.com.br agradece a colaboração desta excelente jogadora, e dá assim, a sua contribuição para que o xadrez torne-se mais popular em nosso país.

domingo, 14 de fevereiro de 2016

CONSELHOS AOS ESTUDIOSOS E INTERESSADOS EM SE APROFUNDAREM NA AMÁVEL ARTE DE SE APRENDER MAIS..."JÁ SABEMOS QUE A VIDA É MUITO CURTA ÀS BELEZAS DO XADREZ!"


HÁBITOS RUINS QUE O IMPEDEM DE MELHORAR O SEU NÍVEL DE JOGO (Yury Markushin)

Se você está lendo esse artigo, então provavelmente é um daqueles jogadores que deseja melhorar o nível de jogo e ganhar mais jogos (ou pelo menos não perder). Tenho certeza de que não há necessidade de dizer-lhe que para aprimorar o seu jogo é necessário muito trabalho, e que exigirá muitas coisas, tais como:
a) Desejo (você realmente DEVE QUERER melhorar o seu jogo, não importando o que for preciso);

b) Tempo (você DEVE TER um tempo livre para o seu treinamento);
c) Programa de Treinamento adequado (é muito melhor ter algum programa de treinamento do que nenhum, se você leva o xadrez a sério xadrez, é claro!);
d) Dinheiro (é importante você dispor de algum tipo de recurso para poder investir na contratação um treinador, comprar livros e outros materiais de xadrez);
Certo, você já entendeu que o xadrez não é um esporte fácil e talvez até já tenha investido um pouco do seu tempo e dinheiro em treinamento, mas o progresso não existe ou é extremamente lento. Se está acontecendo isso, continue a ler. O principal objetivo deste artigo é sistematizar esses hábitos muito comuns e extremamente negativos que retardam o desenvolvimento do jogador de xadrez. Aqui estão eles:
NÃO ESTUDE XADREZ DE QUALQUER JEITO

Acredite ou não, mas isso é muito comum e um hábito muito ruim de milhões de jogadores de xadrez que jogam xadrez em bases regulares. Eles "jogam" e não conseguem nenhuma melhora. Não me interprete mal, você está melhorando, mas o seu grau de desenvolvimento é muito lento e é quase impossível de se perceber. Se leva o xadrez a sério e quer se tornar um jogador melhor, acredite: não é suficiente apenas jogar, você precisa aprender alguns fundamentos de xadrez. 
É MUITO IMPORTANTE ABRIR UM LIVRO e tentar absorver os seus ensinamentos. Tentar aprender tudo sobre o xadrez apenas jogando, é como tentar construir um avião usando tecnologia da idade da pedra.

JOGAR UM ZILHÃO DE PARTIDAS RÁPIDAS

Não me interpretem mal. Eu não tenho nada contra o xadrez rápido, mas VOCÊ NÃO ESTÁ JOGANDO O XADREZ na sua expressão maior. Acredite, jogar zilhões de partidas rápidas contra um ou variados adversários não vai fazer você melhorar quase nada. Talvez você vá treinar um pouco a sua intuição, mas a sua técnica de cálculo, estratégia e final de jogo não vai melhorar quase nada. 
VOCÊ NÃO CONSEGUE MELHORAR PRA VALER SE NÃO TIVER TEMPO SUFICIENTE para estudar a posição, montar uma estratégia, fazer cálculos, etc. Você já observou um jogador muito bom em partidas rápidas jogando uma partida de xadrez pensado? Se você viu então sabe por que eles não gostam de jogá-lo: pelo simples fato de que calcular dois movimentos à frente, dois lances por segundo, não é muito necessário no jogo de xadrez pensado.

NÃO ANALISAR SEUS PRÓPRIOS JOGOS

Por algum motivo estranho muitos jogadores de xadrez acreditam que analisar seus jogos de xadrez é um desperdício de tempo. Eles preferem jogar outra partida rápida DO QUE SENTAR E ANALISAR A PARTIDA QUE ACABOU DE JOGAR. É muito, mas muito importante mesmo analisar seus próprios jogos, especialmente os jogos que você perdeu. Ao fazer isso você vai ver os seus pontos fracos e irá melhorar o seu xadrez.

DEDICAR MUITO TEMPO AO ESTUDO DE ABERTURAS

Claro que a abertura é uma fase muito importante do jogo e que literalmente determina a maneira em que o jogo vai progredir. Mas a maioria dos jogadores passa muito tempo estudando aberturas e memorizando as variações QUE PROVAVELMENTE NUNCA IRÃO ENFRENTAR EM SEUS JOGOS. Estes jogadores, claro, sabem o que jogar no 14 º lance da variante Clássica do Gambito Aceito da Dama, mas basta o adversário entrar em uma linha não teórica no lance de numero 7 e mudar o rumo das variantes estudadas e pronto, seu conhecimento é inútil. Estes jogadores estariam MUITO MELHORES PREPARADOS se focassem nos princípios gerais das aberturas, nas estratégias das mesmas e em táticas e finais de jogo.

NÃO RESOLVER QUAISQUER PROBLEMAS DE TÁTICA

A tática é o elemento chave do xadrez. A grande maioria dos jogos estão sendo ganhos ou perdidos por causa da tática. Duplos, garfos, ataques duplos, sacrifícios, etc. são elementos básicos de tática. Para identificá-los, É NECESSÁRIO UM TREINAMENTO REGULAR. Um bom jogador de xadrez precisa gastar muito tempo resolvendo problemas de tática, afim de melhorar e manter a visão tática afiada.

IGNORANDO FINAIS DE JOGO

Esse é outro equívoco comum: finais de jogo são chatos e inúteis e todos os jogos estão sendo ganhos bem antes do final. Talvez o estudo de alguns finais de jogo sejam realmente chatos, mas CADA PEQUENA VANTAGEM CONTA MUITO no fim do jogo. Um movimento errado ou um tempo perdido é o que separa o vencedor do perdedor. Para ser capaz de ganhar o final da partida, com aquele peão a mais que você ganhou no meio jogo, O ESTUDO E PRÁTICA REGULAR DOS FINAIS É NECESSÁRIO. Passe algum tempo estudando os finais de jogo e você vai achar graça com partidas que perdeu e que poderia ter empatado, assim como com partidas que empatou e poderia ter ganho.

JOGANDO MUITO XADREZ ONLINE

Você precisa entender que o xadrez online é apenas para passar o tempo. Para tornar-se um jogador melhor, mais forte, mais bem preparado, você tem que jogar em um tabuleiro, ao vivo e frente à frente. PARA EVOLUIR NO JOGO DE XADREZ você precisa jogar no tabuleiro, quanto mais cedo você perceber isso, o mais rápido você conseguirá o seu aperfeiçoamento.
Mais detalhes sobre se aproveitar bem o tempo e a vida enxadristicamente: whatsApp - 9-9858 4321 ou in box - Academia Mogiriana de Xadrez - centro de Mogi Mirim -prédio próprio...

XADREZ e outras curiosidades: ANÁLISE DE POSIÇÃO: Df6 - com ameaça de mate em h8...

XADREZ e outras curiosidades: ANÁLISE DE POSIÇÃO: Df6 - com ameaça de mate em h8...: Caros colegas, Uma produção da Oficina de Xadrez do blog  http://xadrezdomeujeito.blogspot.com/ Neste exercício veremos co...