sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

EXEMPLOS NO ESPORTE E NA VIDA...

Na sexta-feira, dia 30 de janeiro, acompanhando a transmissão da ótima partida de tênis entre os espanhóis NADAL E VERDASCO, no comentário do mestre PAULO CLETO, uma verdadeira aula de tênis no vídeo, ele disse do exemplo que dão os líderes, NADAL E FEDERER, pelo exemplar comportamento que eles demonstram na quadra, chegando a atitude bela de acusar bola boa - quando o árbitro dá como bola fora. Teceu comentários sobre o controle emocional que eles têm no auge de uma acirrada disputa, respeitando sempre o adversário e o público.
Nos, tenistas e enxadristas, sabemos que a dignidade de admirar um lance maravilhoso do oponente faz o fascínio do mundo dos esportes. A máxima que:'ESPORTE EDUCA E FAZ AMIGOS!" é uma grande verdade.
Assim sendo, coloco-me, com a maior prazer, à disposição do inteligente leitor para, juntos, trabalharmos em prol do esporte. Pois - no meu tesmunho, trabalhando por alguns anos, com as modalidades esportivas supracitadas, bons frutos colhi com o sucesso dos discípulos, mormente no esporte que é "O EXERCÍCIO DA MENTE, O XADREZ" - onde - na década de setenta - Edda Bornelli - ficou em sexto no VIGÉSIMO BRASILEIRO DE XADREZ e, sua companheira da equipe MEDALHA DE OURO de M.Guaçu, LUCIANA ORRIN CAMASSARI - ficou em décimo. Agora, o mais importante, é que todos que chegaram no auge não tem vício que prejudique a saúde deles e dos outros, caso do fumo. Caso específico dos entegrantes das famosas equipes de xadrez masculino de M.Guaçu -várias vezes MEDALHISTAS EM JOGOS REGIONAIS E ABERTOS e sucesso em outros ESTADOS do Brasil . Hoje, homens bem sucedidos na profissão que abraçaram. Aqui em Mogi Mirim - temos até um campeão brasileiro de XADREZ escolar, obtido em 2006 - em Poços de Caldas - quando Rafael Mantelato trouxe para Mogi Mirim este tão almejado título na idade de 17 anos. Ele - que ao lado Gilberto Rezende Jr.; Giuliano Guerreiro, Albino Caleffi, Sartori, Flávio Novaes, Carlos Schermann, Pedro Pinheiro Estapê,Vagner Barbosa dos Reis, Gabriel Nunes, Hélvio Guatelli, Antônio Franco de Pádua Filho, Jorge Guerreiro, Paulo César Milito, Alberto Cesar Iralá e muitos outros que glórias trouxeram através do esporte arte-ciência à nossa cidade. No femino, nunca se esquece as conquistas obtidas por JAMILE ANDRÉ BUENO E ELOISA CALEFFI - dentre elas - A MEDALHA DE OURO no de 1991 - nos jogos regionais do estado realizados em S.João da Boa vista - deixando Jundiaí com prata e Campinas com a medalha de bronze. (espaço é deveras limitado para se escrever do sucesso do xadrez regional na esfera do Estado de S.Paulo - muito semelhante a vida
que é MUITO CURTA PARA AS BELEZAS DO XADREZ!!!).

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

solução à posição - com lance das negras...



No diagrama mostrado acima, qual é o melhor lance para as pretas? Deixe sua resposta na minha página no Orkut: odinovaldo - ou xadrez - amigos do Dino. Venha conversa conosco... Deixe, tbém, seu comentário e sugestões no blog. No mais, muito grato!

terça-feira, 27 de janeiro de 2009






Isto é xadrez, do jeito que gostamos! Uma beleza e criatividade que só podem ter saído de quem vive imaginando sobre o universo das sessenta quatro casas do tabuleiro de XADREZ.
Sobre a mesa - de cada lado - duas DAMAS, que numa batalha de vida ou morte, cada uma mostra sua força para realizar o sonho da sua cor: NUMA MESA QUE É O NOSSO SONHO!!! (D.Bueno - 27/01/09)

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Dia 19 de Novembro é o Dia Internacional do Xadrez” (além de Dia da Bandeira, claro!).

A FIDE escolheu este dia por ser a data de nascimento de José Raul Capablanca, considerado um gênio por praticamente todo enxadrista.

José Raul Capablanca y Graupera, Campeão Mundial de XADREZ de 1921 até 1927 - título conquistado ao vencer o grande campeão alemão, em Havana, Dr. Emanuel Laske. Capablanca - nasceu na cidade de Havana, Cuba, em 19 de novembro de 1888. Aos oito anos de idade já demonstrava, no Club de Ajedrez de Havana, sinais de ser possuidor de excepcional talendo para o XADREZ. Quatro anos após, tornou-se campeão cubano de xadrez. Tendo cursado a Universaidade Colúmbia, entrou para a carreira diplomatica de Cuba em 1913. Sua fabulosa carreira enxadrística teve fim no Manhattan Chess Club, onde sofreu um ataque cardíaco - em 8 de março de 1942.

Capablanca será sempre considerado o gênio por excelência do xadrez americano. Para Capablanca, cada partida que jogava esra única, e cada lance que executava tinha significado. Acentuava a importância do planejamento em cada partida. Sua teoria era que uma peça deve ser jogada quando e onde seu desenvolvimento se encaixe no plano de jogo que o enxadrista tenha em mente. Vou reproduzir - na minha modesta opinião (Odinovaldo) - um magnífico exemplo de como o grande Capablanca planejava e jogava - as pequenas causas...grandes efeitos tem no xadrez um importante significado quando os erros são explorados num lances de um maestro - partida jogada em Nova York em 1927 - contra Nimzovich de brancas... 1. c4,Cf6;2.Cf3,e6;3 d4,d5; 4.e3 - Nimzovich adota prudência, mesmo bloqueando seu bispo, leva a partida por vias estratégicas - numa variante da defesa Eslava... 4... Be7;5.Cbd2,0-0;6.Bd3,c5!;7.dxc5,Ca6!;8.0-0,Cxc5;9.Be2,b6;10.cxd5,Cxd5;11 Cb3.Bb7;12.Cxc5,Bxc5;13.Da4... Estamos nos momentos culminantes de uma partida e os mais difíceis de todos. Em xadrez - a dificuldade está, precisamente, em saber quando é chegado o momento de iniciar o plano de ação decisiva. Na minha opinião, nesta partida, Capablanca confirma o supracitado pensamento (que a peça tem ter seu desenvolvimento encaixado no plano de jogo que o enxadrista tem em mente...) 13... Df6 (impedindo que o Bispo venha em d2 - com ataque da dama ao b2, atrasa o desenvolvimento do Bispo; logo,tbém, o da Torre de a1.) 14.Ba6,Bxa6;15 Dxa6,Cb4! (O CENCEITO MAGISTRAL DE CAPABLANCA PARA SIMPLIFICAR) - nesta posição - Alekhine - em seu livro sobre o torneio de N.York sustenta que Tfd8 era mais forte. Porém se esqueceu que Capablanca teria conceitos distintos sobre a simplificação. Pois - o grande gênio cubano - pretendia trocar os cavalos - conceito CAPABLANQUINO - de xadrez. 16.De2,Tfd8;17 a3,Cd3: 18 Ce1,Cxe1;19.Txe1,Tac8, (a luta de concretiza - imobilizando o Bispo - 20.Tb1,De5;21.g3 ...(manobra tática) Dd5!;22.b4 (por fim) Bf8;23.Bb2,Da2!;24 Ta1,Db3! (não podia antes - pois Bxg7 - torre atacava a dama);25 Bd4...(obstruindo a coluna aberta)Tc2;26.Da6,e5! (sacríficio típico p/torres na sétima - com o rei bem seguro - não há contra-ataque) 27.Bxe5,T8d2;28.Db7 ...(si Tf1,Dxe3!;29fxe3,Tg2+ e mate dois lances),Txf229.g4,De6;30.Bg3,Txh2! (Capa segue com a máxima energia - as brancas poderiam abd - pois 31 Bxh2 ...seguiria Dxg4+\;32Rh1 e Dh3 com mate inevitável) 31.Df3,Thg2+;32Dxg2,Txg2+;33Rxg2,Dxg4;34.Tad1,h5;35.Td4,Dg5: 36 Rh2,a5:37.Te2,axb4;38.axb4,Be7;39.Te4,Bf6;40.Tf2,Dd5;41.Te8,Rh7; e as brancas abandonam. Nesta obra de arte do gênio Capablanca mostra como um peqeno detalhe basta para que, progressivamente, as ameaças aumentam e se transformam em temas típicos de vitória. Obs. para quem quiser obter comentário maior - esta partida está no livro TRATADO GENERAL DE AJEDREZ - TOMO IV - pg 13 - Roberto G.Grau. (Odinovaldo Dino Bueno) (reproduza esta beleza no seu tabuleiro! As belezas têm que vistas!!!)



BENJAMIN FRANKLIN = 1706-1790 - amnte do xadrez

Foi um dos primeiros americanos a dar proeminência ao jogo de XADREZ em seu país.
Benjamin Franklin tinho o jogo de xadrez como um de seus passatempos preferidos em toda a sua vida. Ele se absorvia tanto com o xadrez que chegava a jogar das seis da tarde até o o nascer do sol. Em 1779, Franklin escreveu um ensaio intitulado Morals of Chess, no qual acentuou:" O JOGO DE XADREZ É TÃO INTERESSANTE POR SI MESMO QUE NÃO NECESSITA DA PERSPECTIVA DO GANHO PARA INDUZIR A JOGÁ-LO; e por isso nunca é JOGADO A DINHEIRO. Aqueles, pois, que têm tempo para tal diversão, não poderão encontrar outra mais inocente...
"O jogo de xadrez não é meramente uma distração ideal; diversas qualidades muito aproveitáveis da MENTE, úteis no curso da vida humana, podem ser adquiridas e reforçadas por ele, de modo a tornarem-se habituais para todas as ocasiões, PORQUE A VIDA É UMA ESPÉCIE DE XADREZ, na qual temos pontos a ganhar e competidores ou adversários a enfrentar, e na qual há uma vasta variedade de bons e maus eventos, que são, em certo grau, os efetios da prudência, ou de sua falta. Jogando XADREZ, pois, adquirimos: "Primeiro, PREVISÃO, que antevê alguma coisa do futuro, e considera as consequências que pode trazer uma ação; porque ocorre continuamente a um jogador; "Se eu jogar esta Peça, qual será a vantagem ou desvantagem da minha nova situação? Que uso meu adversário poderá fazer dela para contrariar-me? Que outras poderei efetuar para apoiá-la, e para defender-me dos ataques?"
(breve estarei completando com outros tópicos da opinião do grande Benjamin Franklin...)