segunda-feira, 20 de novembro de 2017

DIA DO ENXADRISTA NA CIDADE QUE TEM TABULEIRO GIGANTE, SIM, POÇOS DE CALDAS...


1º) Hoje, dia 19-11, é o Dia Internacional dos Enxadristas. Aproveito primeiramente nessa data tão especial, para agradecer minha Sra. Mãe Professora Licemare Ferreira Gonçalves, por ter me ensinado os movimentos das peças de xadrez e algumas regrinhas básicas, lá no ano de 1990, quando tinha 9 anos de idade! Logo que me interessei mesmo pelo jogo pedi a ela que me desse um livro que escolhi na época, Manual de Xadrez do autor Idel Becker, de lá para cá nunca mais parei de comprar livros e estuda-los sempre, não por querer ser apenas competitivo, mas mais por gostar de estudar o xadrez, pela paixão e pelo entusiasmo da magia que o jogo desperta. Durante esse período o xadrez só me deu alegrias, fiz inúmeras amizades, e com pessoas boníssimas, pois as nossas rivalidades como qualquer esporte estão apenas dentro do tabuleiro. No ano de 2000 com 18 anos comecei a dar aulas e a começar meus estudos e pesquisas na área do Xadrez pedagógico, o que o jogo proporciona e suas melhorias contributivas para os praticantes, principalmente dentro das escolas como forma de ferramenta pedagógica. Participei de diversos eventos relacionados ao xadrez, fiz muitas eventos, arbitragens etc, e continuo na ativa como professor, como um incentivador e como jogador. Quanto mais você estuda o jogo mais você toma conhecimento que sabe pouco e que tem muito a aprender ainda! Mas o que se sabe se empenha em passar para os que buscam evoluir, como enxadrista e como ser humano, pois o jogo também tem a arte de provocar uma filosofia maior e reflexiva sobre tudo!
2º) Sobre o segundo assunto, de acordo as imagens, quero parabenizar meu amigo de longas, Ezio Frezza Filho, também enxadrista, escritor, advogado atuante, Professor Catedrático da Puc Poços nas áreas jurídicas, em específico ao direito processual civil! cujo também foi meu querido professor, quando me formei em Direito. Ezio é frequentador assíduo dos nossos encontros de bate papo como os amigos e de boas partidas que jogamos todo sábado no museu histórico e geográfico de Poços. Em oportunidade na data de ontem nos presenteou com seu mais novo lançamento, o Livro REVERSO INCLINADO, de ficção policial investigativa, cujo trama histórica se passa na cidade de Poços de Caldas na década de 1970. Uma leitura que recomendo, criativa, cultural, curiosa, que nos envolve do começo ao final, com fatos investigativos, como nos livros de Sherlok Holmes. Obrigado meu querido amigo Ezio! 
Nas Fotos com o escritor, estão também dois grandes amigos, exímios no xadrez, grandes personalidades no meio enxadrístico. Odinovaldo Dino Bueno, o Dino. Enxadrista, advogado, Radialista, que sempre nos brinda com excelentes fatos históricos no xadrez, o outro querido amigo segurando o livro, o Engenheiro Mecânico Francisco Schwab, este também com muitas histórias e fatos do Xadrez Brasileiro e internacional, um estudioso nato que está sempre contribuindo com seus muitos anos de experiência nesse jogo magnífico e envolvente que é o Xadrez.

Agradeço a todos pela atenção e pelo interesse da leitura!
Forte abraço; Prof. Jeremias
CurtirMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Ezio Frezza Filho Tive a honra de ser ladeado por três exímios enxadristas, o Jeremias Gonçalves da Silva, o Odinovaldo Dino Bueno e o Francisco Schwab, os três de renome nacional. Perante esses três, só me resta tentar escrever....
Mostrar mais reações
2
16 h

Jeremias Gonçalves da Silva Rsrsrs. Modestias a parte meu caro. Abraços
Responder
1
16 h

Odinovaldo Dino Bueno Sempre um grande e admirado amigo, exímio enxadrista-professor nas escolas de Xadrez às cidades vizinhas de Poços de Caldas, Jeremias Gonçalves da Silva, agradável papo sobre várias artes: sabe SER amigo e por isso TEM uma quantidade imensa de bons amigos. Sim, arte que a música e o esporte fazem àqueles que se dedicam... Jeremias, um forte abraço e quando estiver em Mogi Mirim, volto por aqui pra levar este bom comentário aos blogspot xadrezdinobueno...saberladino...insistanosonho...nossosaberladino.blogspot.com e demais páginas...
NOSSOSABERLADINO.BLOGSPOT.PE
Mostrar mais reações

Jeremias Gonçalves da Silva Eu que agradeço Dino. Nos prestigiando sempre com conversas muito boas de se ouvirem.
CurtirMostrar mais reações
Responder
1
15 h
Remover
Roseana Maria Dutra Parabéns pelo seu belo trabalho.
Curtir
Responder
2
10 h
Remover
Eliana Mansor Parabéns Je...... Sucesso......Abraços
CurtirMostrar mais reações
Responder
1
8 h
Remover
Jeremias Gonçalves da Silva Obrigado Eli. Sdds dos papos.....rsrs
Responder
1
8 h
Remover
Eliana Mansor Jeremias Gonçalves da Silva precisamos atualizar os papo rsrsrs
Responder
1
8 h
Remover

Nenhum comentário: